Monitores Queimam com o Linux?

Iniciado por Barbeirovsk, 19 de Dezembro de 2005, 12:29

tópico anterior - próximo tópico

Barbeirovsk

Olá Pessoal!!

Essa é minha primeira mensagem postada neste fórum! :) E vou começar com algo meio besta...

Ouvi uma conversa de que linux queima monitores, por que os fabricantes não tem um Drive para linux, e que a frequência que o linux define não é precisa. Isso me pareceu meio 'lenda urbana', afinal não faltam interesses em "desmoralizar" o linux, e consequêntemente os softwares livres, isso me pareceu mais descabido ainda, quando li um tutorial para configurar placas de video (no meu caso a ATI) no site 'planeta.ubuntubrasil.org/', onde durante o processo o sistema deu o nome do meu monitor T710SH da LG.

Mas confesso que a curiosidade de saber as opiniões alheias ainda é gigantesca. O que vcs sabem sobre isso?

Eu também sou newbie, e estou migrando para o linux aos poucos, conheci o ubuntu a pouco.

Falow

bestlinux

Ola,

Minha primeira mensagem no Forum também :-)

Cara, nunca vi este problema.

Instalo o Linux desde o Conectiva 4.2, e nunca vi acontecer isso....

Realmente, nos Linux antigos, era terrivel configurar monitor, se você colocava a frequencia errada, ele piscava e desligava (dependendo do monitor)....mas isso acontece hoje também...

Falow ! :D

cristo&oxalá

Nossa... creio que seja mais uma lenda urbana...

O que "PODE" aconteceR é que como a instalação e configuração dos drivers no linux é meio manual, às vezes o próprio usuário tem que informar as frequências de atualização verticais e horizontais. Se o cara informar algo absurdo e depois setar a frequência pra 200Hz, por exemplo, é claro que pode dar problema. Embora o ideal é que isso fosse automático como é no windows, a culpa não é do linux, e sim do usuário.

Eu acho que detonei o flyback de um monitor assim uma vez, mas usando um utilitário windows pra aumentar a frequência manualmente... trabalhei com ele uns 2 anos um pouco acima da frequência máxima e depois ele pifou.

Joseph

eu acho isso mais pra lenda, pois ja instalei o ubuntu em algumas máquinas, todas com monitores diferentes e o ubuntu configura o monitor direitinho com a frequencia mais correta.

Wesley F

Pura lenda, isso aí é conversa de usuario windows q mete malha em linux baseado em que meu monitor vai queimar? Tanto é que na configuração do X vc escolhe a resolução e a frequencia eh claro q se vc colocar num monitor de 14 polegadas 1280x1024 eh claro q pode queimar pq eh uma frequencia absurda para um monitor de 14 polegadas e quando vc coloca errado ao abrir o X ele volta ao modo texto e te mostra o erro e vai dizer que seu monitor nao suporta tal frequencia e tal resolução, uso um monitor 17 polegadas aki na resolução 1280x1024 e fica numa boa e tanto é como foi dito acima você pode escolher a frequencia tanto vertical como na horizontal.

Abraços

dealer

Invenção, é como o cristo&oxalá disse, ficar rodando com uma freqüência que não é a ideal, porém os monitores mais novos acusam quando estão rodando coisa "a mais", o meu por exemplo, é um AOC LCD 15'', se eu botar mais que 1024x768.. (triste isso) ele fica com uma mensagem bem discreta no meio da tela de resolução não suportada, apesar de mostrar imagem :D
Vossa senhoria não tem envergadura moral para pedir suporte via MP!

"If freedom is short of weapons, we must compensate with willpower." - A. homem

efraim

Queimei um Syncmaster 753DFX a algum tempo, ele começou a dar uns estalos
e depois de um tempo parou de funcionar. Uso um switch KVM para trocar entre
uma máquina SECUNDÁRIA com Windows e a máquina principal, acredito que as
freqëncias das duas máquinas estavam diferentes e trocava de uma para a outra
a cada instante, não entendo PN de eletrônica, mas acredito que isto potencializou
o problema.

Hoje ainda uso o KVM, porém, as trocas são menas (como diria o Lula), acesso a
máquina Windows pelo VNC e só faço a troca quando vou fazer mais cosias na W.

LaSSarD

No meu monitor novo (que na verdade é antigo), o que acontece é ele apagar de vez em quando, aí eu dou uma batidinha e volta :P
Teve uma três vezes que ele apagou geral, aí tive que desligar e ligar de novo depois de um tempo... A freqüência está correta, então acho que o problema não tem nada a ver com o Linux, até porque o problema demorou a aparecer.

Já no meu monitor antigo (que na verdade é novo), nunca tive problemas.
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Alysson Neto

Ja tive esse problema de ter que dar uns tapas de leve no monitor... o meu depois de um tempo paro de ligar de vez.. ai desmontei ele e fiz um aquario.
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

FaBMak

Como disse o Wesley a combinação monitor antigo, leia-se 14" e alguns 15", e alta frequência pode ser realmente fatal. Os novos monitores quando forçados a uma frequência acima do permitido se "desligam" automaticamente, o que não acontece com monitores antigos. Enfim, é possível sim queimar um monitor, tanto em Linux quando em Windows.

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website

RC2006

Estava com um monitor antigo de 15 polegadas (4 a 5anos)e a resolução pra ver bem era só 800x600 tanto no windows como no linux.O windows da época ainda era o Milenium Já troquei de micro e continuei usando o coitado depois em dezenas de distros , confesso que até queria  que ele quebrasse para justificar minha troca por um modelo de melhor resolução. Este mes, comprei um Samsung 713N LCD de 17 polegadas e, o antigo, está encostado , mas ainda funcionando...
Conclusão, para a pergunta do tópico , a resposta é : Não
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

galactus

Olha, o que o FaBMak falou acontece. Eu só posso só falar da minha experiência. Por 7 meses usei o meu velho CRT Samsung de 15pol com Linux e Windows, rocksolid. Nunca deu galho. Depois tirei o Ruindows e fiquei só com o Ubuntu. Tudo 100%. Recentemente comprei um LG L1750S, LCD de 17pol. E tudo continua 100%, sem falhas, tremidas , borrados ou qualquer coisa parecida. Foi só refazer a configuração do Xorg e tudo beleza. E mesmo antes de refazer a configuração tava tudo funcionando bem, só que não com a qualidade que ele poderia dar.

Té+
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

FaBMak

Como eu já disse, em condições normais é claro que o Linux não sai queimando monitores.

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website