FALHA NA LIGAÇÃO À NET POR WIRELESS

Iniciado por Brado, 11 de Outubro de 2007, 19:38

tópico anterior - próximo tópico

Brado

Olá a Todos!

Bom, estou já há 3 meses trabalhando 80% em Ubuntu e...Não Quero Outra Coisa! Contudo, há questão de uma semana instalei o Ubuntu 7.04 na minha empresa e fiquei sem ligação à internet, pois antes os dois desktops estavam conectados à net por via de "receptor usb" para ligação sem fios que ligava ao modem router SMC do pc principal. Mas depois de instalar o Ubuntu nunca consegui conectar os 2 computadores à net. Um  pc utilizava o receptor SMCWUSB-G e o outro utilizava o receptor C54RU da Conceptronic.
Igualmente, tentei ligar o PC através de cabo de rede e...NADA!

O que estarei fazendo mal!? Como posso voltar a ter os computadores conectados!?

Agradeço que me ajudem! ;)

clcampos

Brado, olha, estou lendo seu post a um bom tempo. Não consegui captar seu problema corretamente.

Você tem um modem usb lidado a seu PC com wireless? Você tem um modem ligado ao seu PC, e um aparelho wireless na USB para se conectar ao outro? Foi mal não ter entendido, mas estou disposto em ajudar.

Olha só, você diz que mesmo tentando ligar por cabos não deu certo.

Olha só, para mim a forma mais fácil e tranquila de se ter internet é roteando o modem e ligando ele diretamente a um hub, e os PC's a este hub também. Hoje não é uma solução cara, traz excelentes resultados, e não deixa a internet dependente de ter algum dos equipamentos ligados, o que é ótimo, mas caso não queira vou adiantando que terá que configurar uma das máquinas para ser o "servidor de internet" de sua rede. Não se assuste, é algo simples, e os links abaixo podem te dar uma boa idéia de como fazer:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,24767.msg140324.html#msg140324
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,19756.msg106997.html#msg106997

De qualquer forma vou deixar um toque que pode vir a ser problema para você. O Título do seu tópico esta em caixa alta, o que é contra as Regras de Utilização do Fórum, então vou deixar os links abaixo para te ajudar no futuro, e também a recomendação de acertar o título no intuito de que seu tópico não seja trancado.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Brado

Olá Cristiano!

Desculpa-me por ter infringido uma das regras deste prestigiado e digníssimo Fórum, mas tal não passou de um lapso ignorante da minha parte. Por isso, mil perdões à Comunidade Ubuntu. :-[

Vou tentar explicar novamente o problema:

1º) O computador principal (Administrador) encontra-se instalado com o Ubuntu 7.04 e conectado à internet mediante um router WLAN DSL SMC e rola perfeitamente.
2º) Os 2 computadores que deveriam encontrar-se ligados à net através do computador principal é que não conectam, pois ligam-se ao router através de:
um pelo adaptador wireless 2.4 GHz 54 Mbps USB 2.0 (SMCWUSB-G)
e o outro utiliza o adaptador bluetooth C54RU da Conceptronic 54 MBps USB card.

Sendo assim, não consigo fazer qualquer ligação, daí o meu pedido de ajuda!

Obrigado!

clcampos

Brado quando falei da pesquisa é porque muitas das vezes encontra-se mais rapidamente a resposta através dela, e as regras (assim como a pesquisa) são links que acho que devemos passar a todos que começam do fórum, de forma a mantê-lo tão bom como é hoje. Não quis em momento algum chamar sua atenção e se foi isto que pareceu peço-lhe desculpas desde já.

Quanto ao seu problema acho mesmo que merece um tópico, visto que não lembro de ter visto algo parecido aqui. Ainda não sei como te ajudar, mas até que um fera chegue aqui para isto vamos tentando.

• Os outros dois PC's também estão com o Ubuntu?
  • Eles conseguem ao menos enxergar o principal? Consegue "pingá-lo"?
  • Se usam Ubuntu o hardware necessário (dispositivo blutooth/wireless) esta reconhecido e configurado?
  • Pelo que entendi a internet independe do PC principal, sendo que toda a ligação é feita diretamente pelo router, estou certo?

Infelizmente preciso perguntar estas coisas ai para tentar te ajudar, talvez outra pessoa conseguiria mais facilmente. Me desculpe se estou mais atrapalhando que ajudando, mas espero que no final tudo se acerte.

[]'s

Cristiano.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!