RESOLVIDO -- Como saber quais aplicativos estão consumindo mais memória?

Iniciado por mig_akira, 10 de Setembro de 2007, 01:25

tópico anterior - próximo tópico

mig_akira

Olá pessoal!

O meu ubuntu ficou lento de repente! Como eu instalei várias coisas ao mesmo tempo, suspeito que seja algum aplicativo que tenha deixado tudo tão devagar. No windows XP se eu der um CTRL+ALT+DEL aparecem os aplicativos e quanta memória eles estão consumindo. No ubuntu como eu faço pra verificar isso?

O meu PC é um athlon 3000+ com 1gb de RAM e uma placa de vídeo nvidia 6600 128mb e 128bits. Eu uso o Ubuntu Feisty Fawn.

Valeu!

k7br

Salve!
Sistema→Administração → Monitor do Sistema
                             Ou
No Terminal ↓
topEnter

Abraços.

mig_akira

Olá amigo! Obrigado pela dica!

Mas é estranho...tudo que está carregado ocupa, no máximo, 350mb de RAM! E mesmo assim, tem momentos em que o PC fica lento...são alguns segundos apenas, mas é irritante...tipo a cada 15 segundos, por 5 segundos tudo fica bem lento, o mouse anda quadro-a-quadro.

Será que tem alguma maneira de descobrir o que pode estar causando isso?

Não sei se pode estar relacionado, mas eu segui um tutorial pra fazer o ubuntu ficar parecido com o mac-os, e pra fazer um "mac menu-bar" tive que recompilar o gtk...como não gostei do resultado, recompilei de novo pra tentar voltar ao normal. Lembrando que não tive a minima ideia do que aconteceu, apenas segui os passos.

Segui esse tutorial:
http://leandrow.net/ubuntu-mac-menubar/

No mais, acho que é tudo que poderia estar causando isso. Estou usando o Avant Window Navigator, o gDesklets e o Screenlets ao mesmo tempo. O beryl também está ativado.

Mas mesmo assim, aparece como ocupando apenas 350 mb da memória RAM. E fica lento.

Se alguém puder ajudar...agradeço!

Valeu!

EDIT --

Parece que era o tema personalizado que eu estava usando que estava bugado...mudei e aparentemente melhorou...preciso testar mais pra ter certeza...mas seria possível isso, um tema estar causando lentidão anormal no sistema?

Valeu!

pinduvoz

Se o tema tem muitos erros (e isso é comum, já que muitos deles são feitos por usuários "xeretas") ele pode sim prejudicar o desempenho do Sistema.

Mas acho que esse prejuízo não seria capaz de fazer o "mouse andar quadro-a-quadro", como vc. disse.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

mig_akira

Olá pessoal!

Então, não era o tema, porque continua lento...pensei que fosse o firefox, desinstalei e reinstalei e não foi também... muito estranho...acho que vou reinstalar tudo pra ver se resolve!

Valeu!

AquaMan

mig_akira,
a visão padrão do Monitor do Sistemas mostra apenas um subconjunto do que está sendo executado no momento. Na opção Ver do menu você pode alterar a configuração para visualizar mais processos, inclusive na forma hierárquica de dependência entre eles. Experimente.

Após isso feito, clique no título da coluna da CPU para ordenar decrescentemente e então verá logo no topo quem está consumindo do tempo de CPU.

Abraços!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

mig_akira

Hmmm muito interessante...valeu pela dica!

Eu no entanto reinstalei tudo mesmo, e agora está com uma velocidade normal...vou reinstalar tudo que eu tinha instalado um por um, pra descobrir qual programa (se é que era algum programa) estava causando o problema e coloco aqui, apenas pra constar.

Valeu!

RodrigoFSS

Beleza mig_akira!!!
O problema do mouse estar andando igual ao Ed-209 do filme Robocop (ou seja, quadro a quadro) é causada por uma sobrecarga no uso do seu processador e não no alto ou baixo consumo de RAM.
Provavelmente o consumo exagerado do seu processador está sendo causado pela utilização de algum aplicativo.
No meu pc eu já passei por esse "probleminha" e o vilão do consumo do meu processador era o Beryl... a solução foi desinstalar o Beryl e instalar o Compiz-fusion!!! FIM do problema!!!
No seu pc o problema pode estar tambem na utilização do Beryl...
Até mais garoto!!!

ps: A título de curiosidade... para quem não conhece o QUERIDO Ed-209, aí vai um video bem legal do robozinho em ação!!! Muito komédia!!!
http://www.youtube.com/watch?v=o0kWgcIlWn0

mig_akira

Olá amigo!

Realmente, era isso mesmo! Dessa vez eu instalei direto o compiz-fusion e o problema parou de acontecer. A máquina não está tão lisa quanto o OpenSUSE usando recursos desse tipo, mas está numa velocidade perfeitamente adequada ao que era de se esperar do meu PC.

Obrigado a todos pela ajuda e pelas informações! :-D