Compilar no kernel

Iniciado por marcelops1, 30 de Agosto de 2007, 08:36

tópico anterior - próximo tópico

marcelops1

Olá amigos! estou precisando compilar o novo kernel 2.6.22. Alguém tem o passo a passo no ubuntu 7.04 ??????

arlei

Olá amigo,

na ótima contribuição abaixo do amigo Alexandro Silva tem detalhes sobre isso.
http://penguim.wordpress.com/2006/11/14/compilando-o-kernel-no-ubuntu-linux/

T+
Arlei

mrloko

É fácil, não tem mistério..
Faz um link para o diretório

/usr/src/linux

e dá

makeconfig

e escolha os pacotes que você quer que seja compilado!
MЯ.lõKø

MSN - mrloko@linuxmail.org

Orkut - http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=9117735678453337181

Google talk - mr.loko.999@gmail.com

Frase:
" Coletar dados é o primeiro passo para a sabedoria, mas compartilhar é o primeiro passo para a comunidade." Frase retirada do comercial Linux prodigio, patrocinado pela IBM ( http://www.orkut.com/FavoriteVideoView.aspx?uid=9117735678453337181&ad=1173619402

RodrigoFSS

Beleza marcelops1!!
Compilar o Kernel NÃO é uma tarefa tão fácil assim!!! A compilação do Kernel se torna fácil quando você tem em mãos um domínio sobre o hardware e software presente na sua máquina. Caso contrário a mensagem KERNEL PANIC será uma constante nos seus boots.
Se você já possui um domínio sobre o Hard e Software presente na sua máquina... ÓTIMO, você não vai ter problemas na compilação do Kernel. Uma boa maneira de descobrir o que você tem na sua máquina é a utilização do aplicativo Hardinfo ( sudo apt-get install hardinfo ), ele té dará uma BOA noção do que você possue na sua máquina.
Com essas informações em mãos você poderá compilar o seu Kernel. Um jeito bem simples seria dessa forma...

Citarsudo apt-get install kernel-package build-essential
Para instalar os compiladores e bibliotecas necessárias para a compilação do Kernel

Citarwww.kernel.org
Para baixar as fontes do Kernel.
Selecione a opção F da versão mais atual, que hoje é a 2.6.22.6

Citarsudo su
Citarseu password
Citarcd /home/seunome/Desktop
Caso você tenha baixado as fontes do Kernel no seu Desk

Citarcp linux-2.6.22.6.tar.bz2 /usr/src/
Para copiar o pacote para a pasta  /urs/src

Citarcd /usr/src
Para ter acesso a pasta  /usr/src onde você colocou o pacote com as fontes do Kernel

Citarbzip2 -dc linux-2.6.22.6.tar.bz2 | tar xf -
Para descompactar o pacote com as fontes do Kernel na pasta  /usr/src

Citarln -s linux-2.6.22.6 linux
Para criar um link chamado "linux" para as pastas contendo as fontes do Kernel

Citarcd linux
Para ter acesso a pasta "linux"

Agora vá na sua pasta  /boot e ache um arquivo config que contem no seu título o nome do seu Kernel atual (ex: config-2.6.20.16-generic ou config-2.6.20.16 ) e COPIE esse arquivo para a pasta  /usr/src/linux 

Citarcd /usr/src/linux
Para ter acesso a pasta "linux" caso você tenha saido dela

Citarmake xconfig
Para configurar as fontes do Kernel

Após aberto o configurador gráfico, vá em LOAD e localize o arquivo "config-2.6.20.xx" que você copiou da pasta  /boot para a pasta  /usr/src/linux
Como você utilizou o arquivo config do seu Kernel atual, MUITAS funções do seu novo Kernel NÃO serão ativadas, por isso é MUITO IMPORTANTE você possuir um BOM conhecimento a respeito do seu Software e Hardware para que você possa ativar novas funções ou desativar funções não necessárias no seu sistema. Lembre-se de configurar JUNTO COM O KERNEL E NÃO COMO MÓDULO o suporte ao sistema de arquivos que você usa na partição de inicialização do Linux (ex: EXT3, ReiserFS, etc), isso você faz colocando o [v] e não um * no ícone de seleção. Escolha o alocador de memória SLUB (para um ganho na performace) e configure CORRETAMENTE o seu Kernel com base no processador que você possue. Configure o restante do Kernel de acordo com os itens presentes na sua maquina ( SEJA MUITO CAUTELOSO NESSA SELEÇÃO ).

Citarmake-kpkg --initrd binary
Para iniciar a compilação.

Agora você pode sair da frente do computador... ligue pra sua namorada, vá tomar um café ou fazer um lanchinho porque a compilação demora no mínimo 30 minutos dependendo da velocidade da sua máquina.
Depois de pronta você vai na pasta  /usr/src e localizará vários arquivos .deb que foram criados... você então vai dar "dois cliques" no arquivo linux-image para instalá-lo e depois "dois cliques" no arquivo linux-headers para instalá-lo tambem. ;D
Após a instalação você acessa o arquivo /boot/grub/menu.lst ( sudo gedit /boot/grub/menu.lst )  e verifica se está tudo correto. Tome como base as linhas já existentes para o seu Kernel antigo.
Reinicie o computador... REZE para não aparecer nenhum KERNEL PANIC e seja FELIZ!!! ;D

Se você compilou corretamente o novo Kernel você notará uma GANHO considerável na performance do seu pc... a velocidade do boot, abertura de arquivos e pastas será MUITO mais rápido com o seu Kernel atualizado e compilado de acordo com a arquitetura do seu computador.
Apenas a titulo de curiosidade e experiência pessoal... a atualização do meu Kernel para versões mais atuais nem sempre me proporcionaram um ganho considerável de performance. Por exemplo, eu compilei as versões 2.6.22.1, 2 , 3 , 4 , 5 , 6 e o ganho de performance entre essas versões foi mínima. Tanto é que eu tenho na minha máquina a versão 2.6.22.5 do Kernel e não a mais atual. Dessa forma eu não acho uma boa ideia você atualizar seu Kernel sempre que uma nova versão for lançada, espere um pouco. Se você está satisfeito com o rendimento do seu sistema PARA QUÊ atualizar o seu Kernel???
Espero ter ajudado...

ps: Existe informações MUITO VALIOSAS para que você compile o seu Kernel da melhor maneira possível nesses links:

http://www.guiadohardware.net/dicas/instalando-kernel-22.html
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=3938

Os amigos Klebson Porfirio e jlojunior fizeram um ÓTIMO trabalho e postaram suas dicas para uma compilação otimizada e correta do Kernel!!!

Abraço amigo!!!

morbidsid

uns amigos meus tiveram problemas com o drive da placa de vídeo depois que o kernel foi compilado.
placa da nvidia.
dava-se o boot no novo kernel... mas o drive que estava instalado em outro kernel não tinha como habilitar para este novo kernel.
bom... ele baixou o drive official da nvidia e tentou compilar esse para o kernel e também nada

a solução, mais ríspida possível, foi instalar o ubuntu novamente sem instalar o pacote nvidia-glx.
compilou-se o kernel novo e depois foi instalado o drive da nvidia e tudo rodou maravilhosamente...

fiquei com medo de instalar esse novo kernel por isso.
vimos em sites internacionais e muitos tiveram esse problema, mas sem nenhuma solução.

quem tiver... por favor, nos diga.

RodrigoFSS

Beleza morbidsid!!!
Eu não tive esse problema na compilação do Kernel (2.6.22.1,2,3,4,5,6) no meu Ubuntu 7.04. Porém, todas as vezes que eu compilo o meu Kernel, eu instalo novamente o drive de vídeo NVIDIA (100.14.11) "na unha". É meio que AUTOMÁTICO, e até agora sempre obtive sucesso absoluto.
Eu estive dando uma olhadinha no fórumDEBIAN internacional e o pessoal que estava com esse problema re-instalava o drive de vídeo ( NVIDIA ) para que o problema fosse solucionado. Esse pessoal obteve sucesso nesse procedimento.
Como você disse... os seus amigos tentaram instalar novamente o drive de vídeo e não obtiveram sucesso, provavelmente o problema com eles deve ter sido MUITO MAIOR pois eles tiveram que reinstalar o S.O. novamente.
Só uma dúvida... ao iniciar o ambienteX que tipo de problema era apresentado?? Qual falha era relatada no ServidorX??
Abraço amigo!!!