Problemas com o Synaptic - não reconhece meu driver de cd

Iniciado por tucaubuntu, 05 de Setembro de 2007, 15:12

tópico anterior - próximo tópico

tucaubuntu

Fiz um CD de backup dos pacotes q eu tinha baixado, no APTonCD. Consegui queimar o CD, tudo normal. Daí quando fui no Synaptic em editar > Adicionar CD ROM aconteceu um negócio muito escroto. O Cd tava colocado mas ele disse q tava sem cd... Ejeitei e tentei denovo. Merma coisa.

Fui no Nautilus e pra minha surpresa tinhas 2 drivers de CD. E , vale salientar, eu só tenho 1.

Tinha um com o nome de APTonCD, que é o verdadeiro, e outro de nome CD-ROM 1, que é fruto da imaginação do meu lindinho Ubuntu, e acho que é nesse que o Synaptic tá buscando o CD.

Como diabos ele colocou esse segundo driver de cd? Eu não tenho uma boa conexão de internet, e foi uma trabalheira pegar esses pacotes pra agora ter q desistir pq o Snaptic num quer reconhecer meu driver de CD, que por sinal, o Nauilus reconhece.

Alguma ajuda por favor! =D

cypherbios

Olá tucaubuntu,

Posso estar enganado, mas é muito provável que você esteja experimentando um bug que registrei no APT/Synaptic há algum tempo: https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/synaptic/+bug/115536

Infelizmente, por algum motivo, em alguns sistemas o APT insiste em tentar montar um ponto de montagem que ele mesmo não consegue manipular. Por padrão ele usa o ponto de montagem do fstab, quando deveria usar o do HAL. No bug expliquei que meu fstab possui a entrada:

/dev/cdrom /cdrom udf,iso9660 user,noauto 0 0

Se voce editar manualmente o /etc/fstab e adicionar uma "/" após o "/cdrom", ficando /cdrom/ pode ser que funcione.
Caso contrário, pode tentar uma das outras maneiras sugeridas na problemática:
$ sudo apt-cdrom add -o Acquire::cdrom::mount="/cdrom"

Ou se voce acha que o drive já esteja montado e não precise fazer novamente:
$ sudo apt-cdrom add -o APT::CDROM::NoMount=True

Existe mais uma meia dúzia de comandos alternativos que pode tentar, mas por hora isso já vai te dar alguma diversão ;)

Att,
Rafael "CypherBIOS" Proença
http://www.cypherbios.org/blog
Desenvolvedor - APTonCD
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece Aqui

tucaubuntu

Cara,,, se algum desses comandos servisse para que ele lesse o CD isso não funcionou. Meu Ubuntu diz na pasta /media q existem o "cdrom" e o "cdrom0". O escroto é que qualquer uma dessas pastas não abre o CD no APTonCD. Ele só fica acessível através daquela janelinha da esquerda do nautilus. Vou mandar uma SS.

Isso tá bizarrão.

Gostaria de mais informações.

Abraços!