Pen Problematica

Iniciado por foliveir, 29 de Agosto de 2007, 10:30

tópico anterior - próximo tópico

foliveir

Boas
Tenho uma Pen de 4gB E uso o ubuntu 7.04... ha pouco tempo.. o que acontece é que uso a pen para passar coisas do pc para outro com o windows,..
No entanto... apago os ficheiros qd os pasos no windows, e embora eles nao apareçam na pen, qd estou com o ubuntu.. o que é certo é q diz q tenho 100mg usados e 23 mg livres.. ja esvaziei a reciclagem, nao tem ficheiros ocultos... alguma soluçã0?
Obrigado

VB5

A pendrive não tem uma pasta ./trash?  isso já me aconteceu; dê um CTRL+H nela e verifique de novo.

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

kErNeL_sCrIpT

Você apaga ou formata o seu Pen Drive?

foliveir

apenas apago od ficheiros depois de os copiar....

kErNeL_sCrIpT

foliveir, acredito que seja esse o problema, você NUNCA deve "apagar" dentro de um Pen Drive, você pode até apagar, mas existe o risco de danificar o aparelho, e um grande risco de acontecer o que aconteceu com você.

O correto é sempre formatar, nunca apagar.

Para que você possa formatar tanto no Windows quanto no Linux, aí segue o comando para formata-lo em FAT32 no Linux:

E no Linux, você nunca pode formatar o Pen Drive enquanto ele estiver montado, tem que desmonta-lo primeiro, depois você formata.

Para formatar um Pen Drive temos que seguir os seguintes passos: (abra o Terminal)

a) Descobrir que nome tem o Pen Drive com os comandos:

$ cd /media

$ ls -l

b) Desmontar o Pen Drive

$ sudo umount /media/nome_do_pen_drive

Formatar o Pen Drive

Identificar o dispositivo em que o Pen Drive foi montado.

$ sudo mount -l

Formatar o Pen Drive com o comando abaixo aplicado no dispositivo identificado.

$ sudo mkfs.vfat /dev/sda1

sd1 pode ser outra coisa no seu Linux, tem que ver para não formatar errado, pois se você colocar a partição errada pode perder o sistema... mas não se preucupe, é só colocar a partição certa.

Para formatar no WIndows é só clicar com o botão direito do mouse em cima do Pen Drive em Meu Computador > Disco Removível e escolhe a opção formatar, mas escolhe o modo mais lento, nunca formate ou grave nada em velocidade alta.

Espero ter ajudado ;D

Fonte: Ubuntupedia: http://ubuntupedia.info/index.php/Formatar_uma_pen_usb

VB5

Nunca precisei formatar minha pendrive: apenas limpo a pasta /.trash,  funciona perfeitamente - e é muito mais rápido e simples!...  ;)

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Mythus

Citação de: VB5 online 31 de Agosto de 2007, 19:14
Nunca precisei formatar minha pendrive: apenas limpo a pasta ./trash,  funciona perfeitamente - é é muito mais rápido e simples!...  ;)

ou, onde ele se ele estiver montado em algo como /media/usbdisk:
rm -rf /media/usbdisk/.?rash*

;)
Abraços,

weirdo

na hora de apagar em vez de DEL use SHIFT+DEL que é apagar sem passar pela lixeira... ou então CTRL+H e apaga o .trash antes de desmontar o pen =]