Abrir videos localizado em outro computador

Iniciado por sombrars, 28 de Agosto de 2007, 09:22

tópico anterior - próximo tópico

sombrars

Olá pessoal

estou tento um problema, tenhu um seridor com windows Server 2003, la se encontra todos os meus arquivos, consigu manipular eles pelo ubntu sem problemas apagar editar mover, so que assistir os arquivos de videos que se encontram nele nao tem jeito, da essa msg de erro

"O Totem não pôde reproduzir "smb://jserver/Jonas/Tudo/filmes/movie.avi".
Não existe extensão de entrada para manipular a localização deste filme."

as pastas que eu utilizo no servidor estão "mapeadas" no ubuntu...

agradeço a atenção...

Lex Luthor

Sombra,

Você está usando samba pelo nautilus, não é ?
   Assim não vai funcionar mesmo, pois o totem não aceita o protocolo smb.
   Para fazer isso você tem que usar o smbfs, ou seja, montar o sistema de arquivos do Ruindows em um diretório local e abrir como se fosse localmente.
   Faço isso aqui e funciona que é uma beleza...

Abraços...
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

sombrars

bah so novo ainda no linux, como que se faz isso? =P

Lex Luthor

Sombra, faça o seguinte:

1) Abra um terminal
   2) Crie um diretório para a montagem :
          a) se quiser que apareça um ícone no desktop, crie: /media/videos (através do comando: sudo mkdir /media/videos
          b) Se não quiser ícone: sudo mkdir /mnt/videos
   3) Edite o arquivo fstab: sudo gedit /etc/fstab
   4) Adicione no final do arquivo:
         //WWW.XXX.YYY.ZZZ/COMPARTILHAMENTO        /media/videos   cifs user,defaults,rw,credentials=<caminho do usuario-senha>     0       0
       É claro, substitua os campos acima para as suas configurações.
       Esse arquivo de credentials nada mais é do queo usuário e senha do compartilhamento do Ruindows, você pode colocar no seu home, e o conteúdo dele seria:

username=usuario
password=senha

5) Agora digite: sudo mount /media/videos
     Se funcionar, não vai falar nada, e aparecer o ícone no desktop, mas se der algum erro dizendo que o tipo não é suportado, mande instalar os pacotes, acho que é smbfs o nome do pacote.

Ah, isso não vai fazer automontar quando der boot, pois considero que pode ter algum erro de rede aí pode travar no inicio. Então sempre que você reiniciar o computador vai ter que remontar. Se quiser você pode fazer um script com o comando mount e mandar montar automaticamente, ou então colocar no arquivo rc.local para fazer isso também....
  Se ainda assim não conseguir, passe as mensagens de erro...

sombrars

bom eu tentei
mas nao sei se fiz correto

//10.1.1.23/Jonas        /media/Jonas   cifs user,defaults,rw,credentials=username=Jonas,passwd=123456789    0       0

mas da a seguinte msg de erro

"error 2 opening credential file username=Jonas"

mas o usuaro e a senha estao corretos
e eu ja instalei os pcotes smbfs

tentei ao inves do ip no inicio por Jserver q é como o servidor éencontrao na rede mas também da o mesmo erro

onde q eu errei? =P

Lex Luthor

coloca o caminho completo do arquivo Jonas, por exemplo: /home/jonas/Jonas
Não se esqueça que o CAPS influencia, coloque exatamente as maiúsculas e minúsculas como está o arquivo.

Ficaria assim:

//10.1.1.23/Jonas        /media/Jonas   cifs user,defaults,rw,credentials=/home/jonas/Jonas    0       0

E no arquivo /home/jonas/Jonas você coloca :
username=Jonas
passwd=123456789

A vantagem disso é que você pode colocar o arquivo para somente seu usuário enxergar e se tiver outras conexões com esse user/senha, é só mudar nesse arquivo.

sombrars

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa funcionou

é mesmo ele ficou como uma unidade =P

muito bom agora

Muito Obrigado pela ajuda =)

Ultima duvida

então eu tenhu que fazer um script ou então sempre digitar sudo mount /media/videos?

Lex Luthor

Olha, você pode colocar a opção auto lá no fstab, junto das outras opções, só que isso tem um pequeno problema.

Com essa função, quando o computador dá boot, ele vai tentar montar essa partição, e se por algum motivo não achar essa máquina ou der algum erro na montagem, vai cair em uma tela de texto para você fazer tipo um chkdsk ou montar manualmente, para continuar o boot. Não acho essa uma boa opção por depender da rede.

Você pode colocar o mount no /etc/rc.local, que sempre depois que o computador rodar todos os scripts ele roda o rc.local, aí ele vai montar....

sombrars