Instalação de Programas no Ubuntu

Iniciado por pinduvoz, 26 de Agosto de 2007, 21:18

tópico anterior - próximo tópico

DelRod

Citação de: Walter Rodrigues online 01 de Março de 2014, 19:00
comprei um note com linux e o vendedor me ofereceu nos próximos 6 meses a opção de trocar por windows 7.  o note veio com um mandriva muito ruim e uma colega instalou para mim o ubuntu 13. não quero fazer a troca quero usar linux mas aparecem várias dificuldades como por exemplo a instalação dos programas da receita. até para a minha esposa jogar aqueles irritantes joguinhos do facebook é uma dificuldade para instalar flash player. para um iniciante deveria ser oferecida uma forma mais prática e rápida instalar programas no linux sem necessitar de comandos para serem digitados. agora entendo porque muita gente que como eu está acostumada a facilidade de instalar programas no windows desistem do linux. gostaria de orientação para instalar por exemplo o programa do imposto de renda, mas gostaria muito mais que os desenvolvedores do linux reflitam e se deem conta de que se querem popularizar  o linux tem que facilitar a vida do usuario.


Tudo isso funciona bem com Ubuntu, é necessário ter vontade de apreender e de procurar conhecimentos, qualquer assunto ou dificuldade que surja, existem explicações na net suficientes para resolver o problema,  mas para iniciante aconselhava uma versão LTS é mais estável e bugs praticamente inexistentes. Existe uma aplicação no seu OS denominada Centro de Software Ubuntu, instale o flash player a partir dai.
Ou então faça uma pesquisa na net "instalando o flash player no ubuntu 13.10" veja um exemplo https://www.google.pt/?gws_rd=cr&ei=wUvwUuWNCqSO7QaazICoBQ#q=instalando+o+flash+player+no+ubuntu+13.10
Na primeira vez que utilizou o ruinwindows sabia tudo, ou foi necessário apreender?


marcdad

Olá Pessoal,

Estou precisando da ajuda de vocês para fazer funcionar um pequeno aplicativo no Ubuntu, baixei o arquivo, descompactei, mas quando entro no programa "./scu e tento executar o comando SCU> scu -f /dev/sdb recebo a mensagem que o comando não é reconhecido.

Segue o link para o aplicativo: http://linux4u.jinr.ru/pub/misc/h-w/scsi/scu/intel-scu.tar.gz

Já tentei localizar o arquivo já compilado para o Ubuntu mas não encontrei. Se alguém puder compilar esse programa para o Ubuntu ficarei muito agradecido.

Abraço e obrigado,
Marcelo

clcampos

Não tentei baixar o aplicativo, mas se você descompactou ele, entrou no diretório e tentou executá-lo, conforme apresentou em sua mensagem, ele realmente não será executado.

No terminal, quando você chama um comando (ex.: $ ls) sem usar antes um "./" antes dele, o sistema o procura nos diretórios relacionados na variável $PATH. Assim a forma correta, pelo seu exemplo seria: $ ./scu -f /dev/sdb.

obs.: Lembrando aqui que o $ antes é o prompt, e não deve ser digitado.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

marcdad

Olá clcampos, muito obrigado pela resposta rápida!

Executei como você mencionou mas não funcionou, respondendo da mesma forma como comando não reconhecido.
Caso tenha alguma outra sugestão ficarei muito agradecido.

Um abraço e obrigado,
Marcelo


Tota

Citação de: marcdad online 04 de Abril de 2014, 13:27
Olá clcampos, muito obrigado pela resposta rápida!

Executei como você mencionou mas não funcionou, respondendo da mesma forma como comando não reconhecido.
Caso tenha alguma outra sugestão ficarei muito agradecido.

Ola

Qual é o erro exato?

Comando não reconhecido ou não é possível manipular arquivos binários ?

marcdad

Olá,

Comando não reconhecido.

Obrigado,
Marcelo

Tota

Usando sudo ./scudá este o erro? Comando não reconhecido?

Só uma pergunta:

Por que deseja usar este pacote, que foi abandonado em 2009 pelo mantenedor?

clcampos

Você esta dentro do diretório descompactado?
No terminal deu um cd até o diretório correto?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

clcampos

Aproveitando é bom saber quais as permissões dos arquivos. Para tanto basta executar um ls  -l (estando no diretório, claro).
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

marcdad

#504
Então amigos,

A situação é a seguinte: Preciso modificar o tamanho do bloco de um HD SCSI que pertencia a um a storage EMC² de 520 bytes para 512 somente dessa forma será possível utilizá-lo no Ubuntu. Apesar de ter sido abandonado pelo desenvolvedor é o único aplicativo que conheço capaz dessa façanha. Caso saibam de algum outro aplicativo por favor me informe.

Segue a sequência de comandos:


# scu -f /dev/sdb

# bypass on

# device block-length 512

# format

# stop

Em tempo informo que estou dentro do diretório do aplicativo tentando executar os comandos acima.

Obrigado novamente,
Marcelo

marcdad

Olá Pessoal,

Consegui um pequeno progresso: scu: Unable to open device /dev/sda errno = 13 - permission denied

E agora :(?

Um abraço e obrigado,
Marcelo

Tota


Permission denied, geralmente se refere a falta de permissões, você esta fazendo tudo como root?

marcdad

Sim amigo,

Tudo como root / sudo / su

Obrigado novamente,
Marcelo

Tota

Ola

Pelo que pude ver na rede, errno 13 está ligado a erros de leitura/gravação

Ou seu hd está montado resultando no erro ou ele está com algum problema fisico.

Se já desmontou a unidade para os testes, eu não saberia dizer nada sobre problemas fisicos, que neste caso só conheço o pacote testdisk para acertar a geometria do disco.

[]'s

marcdad

#509
Olá amigo,

Na verdade não se trata de erro físico mas sim em razão do disco possuir blocos com 520 ao invés de 512 bytes, discos com blocos de 520 não podem ser utilizados no Linux ou qualquer outro sistema Unix, sem antes a mudança dos blocos para 512, discos com blocos de 520 normalmente são utilizados em storages proprietários como Sun, Hitachi, EMC², IBM AS/400 e outros. Muitas pessoas que não sabem disso condenam o disco achando se tratar de um defeito mas nesse caso não é.

A controladora SCSI num disco com blocos de 512 reconhece o disco durante o boot e atribuem a letra da unidade + int 80 ou 81 e mostram a menssagem Bios instalada com sucesso, no caso de discos com blocos de 520 a controladora só mostra a ID, marca, modelo e capacidade, ou seja a própria controladora reconhece a capacidade do disco mas não consegue manuseá-lo adequadamente.

Fiz um teste rápido ontem utilizando o freebsd para gravar o tamanho do bloco e ao inserir o comando o sistema respondeu que não era possível escrever 512 porque o disco possui 520, dando parâmetro inválido, se alterado para 520 ele aceita o comando normalmente, é como se tivesse uma instrução no firmware do disco dizendo não permita escrita diferente!

Comando: newfs -O2 -U -b 4096 -f 512 -i 2048 /dev/da0

Foi o único até agora que reportou que não podia reescrever em cima de 520.

Já pesquisei bastante é a única solução que encontrei foi essa, mas infelizmente não estou tendo sucesso.

De qualquer forma obrigado pela ajuda!
Marcelo

Converting 520 blocks to 512
Home : System Administration : Converting a 520-block disk in Solaris
One strange problem that I've come upon in buying secondhand enterprise hardware are fiber channel disks (such as those that my Sun Blade 1000 takes) sometimes come formatted in a 520-byte block size. Apparently these 520-byte blocks are used by a number of high-end RAID arrays that are the source for bulk quantitites of fiber channel disks, but the 520-byte block size renders them unformattable to Solaris. Reformatting such a disk to 512-byte blocks is not hard, but it is not an immediately intuitive process.

Here is what I did to convert one 520-byte block FC disk (that came out of an EMC CLARiiON array) to a 512-byte block size:

Get scu, the SCSI command utility. I think the original website for this tool no longer exists, and I initially got it from this page. In case that page also goes down, I've mirrored the Solaris/SPARC binary of scu myself.
Unzip and untar the package, and chmod a+x scu to make the binary executable.
Run the Solaris format utility to identify the raw disk to be fixed. In my case, it was

1. c1t2d0 <SEAGATE-ST373405CLAR72-4A3C cyl 8737 alt 2 hd 255 sec 63>
Launch scu on that device (e.g., ./scu -f /dev/rdsk/c1t2d0s0)
Issue the following commands from within scu:

set bypass on
set device block-length 512
format
After a really long time (55 minutes in my case), it'll finish. Then simply issue stop to spin down the disk and then exit to clean up.
Enter format again, select the disk, then enter verify. It should indicate bytes/sector = 512 or that the block size has been changed correctly.
At this point the disk still isn't usable though. Enter type, then select 0. Auto configure. This may or may not require another very long (like eighteen hours) deep format; I did this deep format prior to this step so it didn't ask me for anything.
After this, issue a label command and it should succeed.
A touch /reconfigure followed by a reboot is necessary to make the disk completely usable I think.
After this, this disk should be a valid target for a command like newfs. I had some amount of trouble being able to add the fixed disk to a zpool immediately after following the above procedure; I wound up trying newfs /dev/rdsk/c1t2d0 followed by zpool create -f newpool c1t2d0 to get the disk completely usable.

For the source of some of this procedure, here's the link. It also explains how to do it in Linux.