Instalação de Programas no Ubuntu

Iniciado por pinduvoz, 26 de Agosto de 2007, 21:18

tópico anterior - próximo tópico

linuser104

Esse problema de ficar tentando a conexão e falhar é problema de não conseguir resolver o endereço, ou seja, problema típico de DNS.

Para verificar se pode ser isso tente seguir isso aqui:

http://pplware.sapo.pt/linux/configure-servidores-de-dns-seguros-no-ubuntu-11-04/

Uma observação é que se você usar, por exemplo, conexão ADSL tipo GVT, Velox use no que é informado a aba DSL, pois a dica lá é para outra forma de conexão (por cabo).
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

iGiiO

E cm relação a SourceList, o problema é o mesmo...?

iGiiO

A conexão no pc é por Wireless...
Tem um router principal que faz a distribuição pela casa, pelo link que indicaste pedi para mudar o metodo e o servidor DNS, alterei mas o problema continua, mas acho que não intendi correta a explicação..

linuser104

Citação de: iGiiO online 13 de Março de 2012, 14:10
E cm relação a SourceList, o problema é o mesmo...?

Era para ver se sua lista de repositórios está normal, mas por enquanto esqueça isso, pois pelo que estou vendo seu problema inicial é de conexão.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

linuser104

Citação de: iGiiO online 13 de Março de 2012, 14:20
A conexão no pc é por Wireless...
Tem um router principal que faz a distribuição pela casa, pelo link que indicaste pedi para mudar o metodo e o servidor DNS, alterei mas o problema continua, mas acho que não intendi correta a explicação..

Quando você vê que a conexão ativa, mas vai usar o navegador e ele fica trabalhando por um tempo e no final dá erro não acessando nenhuma página, normalmente é problema de DNS, pois ele não resolve o endereço corretamente. Isso no padrão é fornecido pelo seu provedor, mas pode ser que o fornecido dê problemas e então surge a necessidade de trocar por outros.

O que é muito usado são os do Google:

8.8.8.8 (DNS primário)
8.8.4.4 (DNS secundário)

Como você usa conexão wireless a aba que você tem de selecionar é a aba wireless e depois nela clicar no botão Editar, quando abrir a próxima janela procure pela aba ipv4 settings e nela vá para a parte que fala Method e escolha a opção Automatic (DHCP) addresses only. Feito isso, um pouco mais abaixo onde tem DNS servers digite isso: 8.8.8.8, 8.8.4.4

Depois clique no botão fechar. Desconecte e conecte novamente a conexão com internet e veja se agora consegue navegar em algum site.

Se isso não resolver, abra um tópico na seção Internet, Redes e Segurança, por exemplo, e espere a ajuda dos colegas principalmente o zekkerj que é muito prestativo nesse tipo de conexão (wireless).

iGiiO

Obg Fera.. Mas não esta funcionando ainda a internet.

vou seguir o seu conselho e procurar em outra seção..

Mas com relação ao outro problema, sem solução ainda?

thiagowfx

Muito bacana esse tutorial, está de parabéns pela iniciativa. Confesso que a maioria dos comandos mais básicos (instalar aplicativos, descompactar arquivos e dar permissões de executável a um arquivo) eu aprendi de tanto ver em vários sites / tutoriais. Mas você deu alguns detalhes e explicou o que eles significam, isso ajuda a ter uma visão melhor desses tópicos.

Uma pergunta (curiosidade!): de qual servidor baixamos os repositórios e pacotes do apt-get? Tipo, de algum subdomínio de ubuntu.com ou linux.com?
(essa pergunta também é válida para o gerenciador de atualizações)

wilson silva

olá boa noite a todos!
sou novato quando o assunto é linux, fas apenas duas semanas que intalei o ubuntu, ontem conheci o ubuntu 12.4 server como tenho uma pequena redes de compartilhamento de internet resolvi instalar e conhecer esse maravilhoso sistema linux!!

na isntalação deu tudo blz!
http://ultrago.files.wordpress.com/2010/06/tutorial_instalacao_linux_ubuntu_server.pdf
mais quando fui instalar o webmin na hora de editar  o sources.lit deu a seguinte mensagem: permission danied!

permissão negada, mesmo eu estando com usuário root!

o que devo fazer agora?

carlostiba

Nao estou conseguindo criar um novo projeto no kerix. Primeiro passo eu executo o chmod +x keryx.py dentro da pasta onde se encontra o arquivo keryx.py e em seguida ./keryx.py. Até ai tudo bem a interface do kerix é bem simples e descomplicada. Porém nao consigo criar o novo projeto no meu ubuntu 12.04. O programa keryx exibe a seguinte mensagem: Nao foi possivel criar o projeto. Verifique se um projeto com o mesmo nome já nao existe.
Como eu crio projetos no keryx? Só acrescentando que nao ha nenhum projeto incluso no programa em questao.

nightside

Nem todos os programas de instalação (os compactados por tar.gz, tar.bz2 etc...) ficam "bons na compilação" ao usar o auto-apt.  As vezes ele baixa dependências até demais, que não são necessárias, meu caso foi com o DVD Shrink, ele baixou umas dependências nada a ver com a compilação, e foi bem mais fácil ver os arquivos de instalação e o que precisa, anotar os programinhas requeridos e instalar via apt-get install do que usar o auto-apt.  Fica ai a dica, e tbm, essa:  É muito recomendado ver o arquivo README ou INSTALL depois de descompactar o programa antes de configurá-lo (com o tradicional ./configure) ou equivalente, para saber qual dependências baixar, ou até mesmo se este n se encontra pré compilado esperando apenas o comando make install ou equivalente, mas creio que minha maior dúvida quando n conseguia compilar era essas tais dependências.  Um pouquinho de leitura n faz mal a ninguém...
Os dias do terminal terminaram...

nightside

Um bom tutorial para quem n quiser usar o auto-apt:

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Instalando-pacotes-.tar.gz-e-.tar.bz2/

Na verdade n é difícil instalar programas no Linux, mesmo se o pacote se encontra em source, basta um pouquinho de atenção nas instruções dos arquivos README ou INSTALL ou equivalentes...
Os dias do terminal terminaram...

bmota

Citação de: pinduvoz online 27 de Agosto de 2007, 18:36
Citação de: arlei online 27 de Agosto de 2007, 09:28
Meus parabéns, amigo dino pinduvoz.

Eu apenas gostaria de sugerir que o faça em nosso Wiki, que é onde deve estar toda e qualquer documentação do Ubuntu.
Inclusive já temos uma documentação sobre o assunto conforme podem ver no link abaixo, que com sua contribuição e dos demais membros envolvidos poderá ser bastante melhorada.

http://wiki.ubuntubrasil.org/GerenciamentoDePacotes

O Time de Documentação do Ubuntu Brasil, no qual faço parte, tem como objetivo conseguir junto ao fórum que toda e qualquer tutorial ou outro tipo de documentação normalmente postado na seção "Dicas e Truques" o seja feito diretamente no Wiki, deixando o fórum mais para o papel de suporte como deve ser, fazendo no mesmo apenas a referência a estas documentações que estarão então em local apropriado.

[]'s
Arlei

Primeiro, agradeço o elogio e o compartilho com a Liga dos Dinos.

Segundo, estou à disposição do Time de Documentação se houver interesse no material aqui postado, ou mesmo para qualquer outra coisa.

Terceiro, a razão deste trabalho foi a reclamação/sugestão no sentido de que não havia no Fórum algo "unificado" sobre o tema tratado, de interesse da maioria dos iniciantes. Daí surgiu também a escolha da seção onde o tópico foi criado.

[]s.

Pinduvoz
este processo e o mesmo no lubuntu?
01- pentium 4 1.8 Ghz 512 MB RAM 40 GB HD- LMDE// 02-notebook Samsung RV415 amd e300 1.3ghz 6gb RAM 320GB HD - Windows 8.1/ Linux Mint 17.2 cinnamon // skype: brandosilva
eu voltei.....

Leo(Silva Souza)

e não é que vc conseguiu! o seu tópico é o primeiro da categoria "Iniciante"

Johano

Preciso agradecer muito ao autor desse tópico. Me ajudou tremendamente. é muito gratificante usar um sistema que vai sendo melhorado pela comunidade, de forma livre e solidária. Parabéns.