Preciso do SAMBA para compartilhar somente internet entre 2 pcs?

Iniciado por RodrigoFSS, 23 de Março de 2007, 15:54

tópico anterior - próximo tópico

RodrigoFSS

Beleza pessoal!!!
Minha irmã comprou um notebook/ruWindows XP e tenho que compartilhar a internet com o notebook dela.Tenho um pc com Ubuntu 6.10, um modem SpeedTouch 510v6 e uma conexão de 800k da Brasil Telecom.Eu gostaria de compartilhar apenas a internet, não tenho interesse em compartilhar pastas e arquivo entre o meu pc e o dela.Então tenho várias dúvidas:
1-Seria interessante a compra de um hub, um swit, um hub/swit ou um roteador??Se possível vcs poderiam colocar a marca e o modelo da prefenrencia de vcs.
2-Já verifiquei uma infinidade de tutorias que ensinavam de forma bem simples a instalação dessa rede, porem a instalação seria de uma rede para compartilhamento de internet, arquivos e pastas de um pc para o outro.E esse não é o o meu caso, queria apenas o compartilhamento da internet.Creio que não precisarei usar o SAMBA, correto??
3-Internet no Ubuntu é totalmente "plug in Play", no meu caso nem precisou configurar o modem.Apenas instalei o Ubuntu e tudo deu certo.Com o roteador seria a mesma situação, ou seja, plugar e usar??

Obrigado pela atenção pessoal!!!!!!

arlei

RodrigoFSS,

se a sua conexão com a internet por esse modem é do tipo bridge, vc terá duas opções, uma é procurar pela web como fazer para rotear este seu modem e a outra e rotear sua conexão pela sua maquina com Ubuntu, mais para isso vc terá que ter 2 placas de rede e mexer um pouco com iptables.
Tive procurando sobre este seu modem no google e descobri que o mesmo pode ser roteado (http://www.abusar.org.br/manuais/c_speedtouch_510v6.html), então o mais simples é vc configura-lo desta forma e se o mesmo tiver apenas uma porta RJ-45 (rede) adquirir preferencialmente um swith (ou hub) para poder espetar os 2 micros nele e o compartilhamento será feito diretamente pelo modem.
De qualquer forma se vc optar pela segunda opção, ou seja, configurar seu Ubuntu como roteador existe bastante tópicos a respeito aqui mesmo no fórum.

Nota: Apenas para compartilhamento de internet não é necessário o Samba, que é um programa para compartilhar diretórios e arquivos entre maquinas Linux e windows.

T+
Arlei

RodrigoFSS

Beleza arlei!!
No meu pc eu utilizo a placa de rede onboard da MoBo que possue apenas uma saida LAN e o modem possue apenas uma saida RJ 45.
Então para rezumir; eu posso comprar um swith(ou hub) e rotear meu modem e plugar o notebook da minha irmã ou, adquirir um roteador e plugar meu modem (sem estar roteado) no notebook sem problemas.
Sou TOTALMENTE leigo em configurações de rede e afins e em quase tudo q se relaciona a computação... mas um dia eu aprendo!!!Por isso essas perguntas IDIOTAS!!!!
Valeu pela ajuda garoto!!!!

clcampos

Rodrigo, em casa eu compartilho uma internet (Velox 1Mbps) para um PC e um notebook.

Para facilitar minha vida, eu comprei um access point (AP), que tinha mais 4 saidas RJ45. Mantive meu modem como bridge, e faço o AP conectar a internet, fornecer IP para as máquinas, e assim conecto o PC em umas das portas RJ45 e o note pelo wireless.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!