[Resolvido] Desinstalação do Ubuntu

Iniciado por tosado, 19 de Agosto de 2007, 23:20

tópico anterior - próximo tópico

tosado

Olá mais uma vez pessoal... ja faz um tempo q n passo por aki hehehe

Anteriormente eu tinha postado sobre instalar o ubuntu em pc antigo, so q esse problema ja foi resolvido pq eu troquei de pc =p
Agora eu to com o seguinte problema...
Na minha maquinha eu tenho um hd de 40 gb particionado em 2 unidades, uma ta instalado o windows e na outra um pouco dos meus arquivos
E tenho um hd de 20 gb onde eu tinha usado um pedaço pra instalar o ubuntu e o resto pra guardar meus arquivos tbm...
Tinha instalado o ubuntu e estava funcionando tdo bem, so q depois q instalei o beryl deu pau no ubuntu e n iniciava mais ele... Entao o unico jeito q pensei pra resolver o problema foi remover o ubuntu e instalar de novo... Ai começaram meus problemas... um amigo meu tinha dito q era so remover a partiçao q tava tdo ok... So q qdo eu fiz isso, o windows ja n iniciava mais pq n tinha o grub, q havia sido instalado na partiçao do windows, estava assim pq qdo instalei pelo alternate cd ele n deixava instalar o grub na partiçao do linux, qdo tentava essa opçao ele n aceitava...
Ou seja, depois q exclui a partiçao do ubuntu meu pc n iniciava mais nem no windows, dava msg de erro do grub...
Conclusao: tive q formatar meu pc =/
Entao gostaria de saber como desinstalar o ubuntu corretamente, pra quando eu ter esse tipo de problema e n ter q formatar meu pc de novo.

Vlws ai pessoal.

Ps: Desculpa o texto grande d+ hehehe

VB5

tosado,
dê uma pesquisada por aqui que tenho certeza que esse assunto já foi tratado. Se me lembro bem, após remover o Ubuntu, você precisaria restaurar o MBR do disco, removendo o Grub. Isso pode ser feito a partir de um disquete de boot do W98 ( executando 'fdisk /mbr') ou pelo GDisk.  Mas antes de tentar verifique bem , não tenho certeza disso!...  ;D

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

tosado

vlw VB5
dei uma pesquisada mas n encontrei sobre minha duvida nao, mas ja to pesquisando de novo hehehe
abraço.

alexcunha

Citação de: tosado online 19 de Agosto de 2007, 23:20
Olá mais uma vez pessoal... ja faz um tempo q n passo por aki hehehe

Anteriormente eu tinha postado sobre instalar o ubuntu em pc antigo, so q esse problema ja foi resolvido pq eu troquei de pc =p
Agora eu to com o seguinte problema...
Na minha maquinha eu tenho um hd de 40 gb particionado em 2 unidades, uma ta instalado o windows e na outra um pouco dos meus arquivos
E tenho um hd de 20 gb onde eu tinha usado um pedaço pra instalar o ubuntu e o resto pra guardar meus arquivos tbm...
Tinha instalado o ubuntu e estava funcionando tdo bem, so q depois q instalei o beryl deu pau no ubuntu e n iniciava mais ele... Entao o unico jeito q pensei pra resolver o problema foi remover o ubuntu e instalar de novo... Ai começaram meus problemas... um amigo meu tinha dito q era so remover a partiçao q tava tdo ok... So q qdo eu fiz isso, o windows ja n iniciava mais pq n tinha o grub, q havia sido instalado na partiçao do windows, estava assim pq qdo instalei pelo alternate cd ele n deixava instalar o grub na partiçao do linux, qdo tentava essa opçao ele n aceitava...
Ou seja, depois q exclui a partiçao do ubuntu meu pc n iniciava mais nem no windows, dava msg de erro do grub...
Conclusao: tive q formatar meu pc =/

Uppsss... absolutamente desnecessário.
Para substituir um Grub e voltar a ter um boot normal numa maquina só com windows, eu simplesmente reconstruo o MBR (master boot record). Para isso eu uso uma ferramenta que se chama Ranish Partition manager: http://www.ranish.com/part/ Depois de fazer um disquete com isso, refaço o MBR em 2 segundos.

ATENÇÃO: Esse tipo de operações eu não recomendo a utilizadores iniciados. Quem o fizer, fica por sua conta e risco. A ferramenta referida, quando usada de forma incorrecta pode tornar inacessíveis os dados no disco.

tosado

Entao Alexandre... essa ferramenta eh dificil de usar? ou eh mais automatica? Eu tenho uma boa experiencia com computadores, faço engenharia de computaçao, sera q eu dou conta de usar essa ferramenta numa boa? E pelo que andei pesquisando no google agora aqui, esse comando que o VB5 me passou (fdisk /mbr) parece funcionar tbm... Mas toda dica eh mais do que bem vinda hehehe

Abs.
Bruno

VB5

tosado,

fiz uma busca aqui por "Desinstalar Ubuntu" e achei alguma coisa, começando por isto:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,23103.0.html

Dê uma olhada... acho que ambos os métodos são eficientes e, como você é da área, acho que nõa há problema.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

tosado

Vlw mais uma vez VB5, creio q na proxima que precisar desinstalar o ubuntu n terei problemas com a mbr

E putz... to impressionado com a rapidez q os topicos sao respondidos aki, mto show hehehe

Abs.
Bruno

VB5

Tamos aí pra isso...  queremos o cliente satisfeito!  ;) :D :D Como você tem experiência, pode pegar junto conosco, será um prazer!... E espero que não precise mais desinstalar o Ubuntu!...

( ),

VB5

alexcunha

Citação de: tosado online 19 de Agosto de 2007, 23:44
Entao Alexandre... essa ferramenta eh dificil de usar? ou eh mais automatica? Eu tenho uma boa experiencia com computadores, faço engenharia de computaçao, sera q eu dou conta de usar essa ferramenta numa boa?
Se é assim não há nenhum problema ;)  Eu dou SEMPRE esse tipo de aviso tratando-se de ferramentas desse tipo - particionadores, MBR, fdisk, etc - lembro que este fórum é lido por todo o mundo e a resposta não é só para tí.

Citação de: tosado online 19 de Agosto de 2007, 23:44
E pelo que andei pesquisando no google agora aqui, esse comando que o VB5 me passou (fdisk /mbr) parece funcionar tbm... Mas toda dica eh mais do que bem vinda hehehe

Para o fdisk é uma opção perfeita também, só que tem de ter um disquete com boot básico de MsDos/DrDos/Winn98, o que sendo um utilizador de software livre, nem todo o mundo tem, né :)
Mas para obter isso, vá a http://bootdisk.org/
Eu acho mais simples a solução do ranish pois é uma aplicação semi-grafica e assistida com mais opções.
Faz parte do meu kit de "sobrevivência" e suporte básico de sistemas ter disquete ranish e boot Dos com fdisk, format, xxcopy, low level format, disk wipe, etc ;D

Esfinge

So uma dica legal pra te dar.. que evita que seja necessário formatar por um suposto erro desse tipo, fazer backup dos arquivos de configuração, simples.. no terminal digita:

sudo cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf_backup

cp é copy paste ele copia e cola, portanto esse comando copia o xorg e cola ele na mesma pasta com um nome diferente _backup

sudo cp /boot/grub/menu.lst /boot/grub/menu.lst_backup

menu do grub

sudo cp /etc/fstab /etc/fstab_backup

disco rigido

esses são os principais arquivos, mas tem outros também por isso sempre que for mudar algo que não tenha certeza so ir la no terminal e dar um sudo cp, deu erro? so fazer o inverso sudo cp /etc/fstab_backup /etc/fstab ... agora o original ta restaurado, isso pode ser feito através do recovery mode, ou do livecd, é isso, boa sorte com sua nova instalação ubuntu.

;)