Help! Configurações de vídeo e internet

Iniciado por Rica, 26 de Novembro de 2007, 09:47

tópico anterior - próximo tópico

Rica

Olá amigos,

Sou iniciante em Linux e estou super interessado na nova plataforma na questão do software livre.
Instalei o Ubuntu 7.10 e estou com algumas dificuldades.
Meu PC:

Dual Core de 1.6
Placa Mãe com Vídeo(SiS671), Som e Rede OnBoard
HD 160 GB
RAM 512
Monitoe AOC 17' wide

1) A questão é que a resolução ainda não está ok, a tela está um pouco esticada e não consigo alterar o drive de video nem a resolução para 1280 x 720.
Procurei no site da SiS mas não há driver Linux para a placa.
Também tentei alterar o xorg.conf, mas pelo pouco ou quase nada que entendo de linux, está ok.
Então tentei aplicar as configurações de vídeo para 1280 x 720 "na marra"...AHUahua agora nem dá para entrar no sistema porque a tela aparece toda desconfigurada.

Gostaria de uma ajuda para voltar a configuração padrão e depois para configurar corretamente o vídeo para 1280 x 720.

2) Alguém já instalou a Internet banda larga da VIVO no Ubuntu? É via modem USB.

Desde já agradeço!

Ricardo
(marinheiro de primeira em Linux)

rjbgbo

xará, as placas de vídeo SIS ñ dão suporte p/o Linux.

Um modo de talvez vc ñ ter problema é deixar o drive padrão - open gl, que vem no liveCD e talvez s/ habilitar tais recursos 3D.
Pelo boot do liveCD, a resolução está vindo 1280x720? Ou vc está visualisando normal? Se tiver normal é sinal que vc deve deixar o open gl.
Nas versões anteriores também tinha problema c/ a minha ATI x300, e só deixa no open gl, nada de instalar drive proprietário.
No mais sobre a placa de vídeo vou deixar c/ os amigos que sabem mais como te ajudar a voltar a ter o ambiente gráfico, s/ precisar reinstalar tudo.

Qto a conexão Vivo, acho que já li algo sobre essa conexão no Ubuntu ser positiva. Dê uma vasculhada nesse fórum e também no Google, que vc vai encontrar a resposta.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Rica

Blz xará, obrigado pela resposta. Pelo liveCD entra em 1024x768, msm escolhendo 1280x720 quando entro nas configurações está como 1024x768 e só da pra mudar para 800x600, que nem tentei pois deve ficar pior ainda. A resolução da tela "achatada" é que tá pegando...também tem uma mensagem do próprio monitor da AOC que aparece na tela na hora do boot dizendo que não há suporte, algo assim.

Valeu!

rjbgbo

Xará facha uma experiência, se é que vc ñ já fez.
Dê boot deixando o VGA padrão que o Ubuntu passar por causa da tua placa de vídeo e nem mexa na resolução veja se dá certo.
Sei de gente aqui no fórum que tem a SIS, mas ñ pode usar os tais efeitos de 3D, o falado Compiz Fusion.
também te indico dar uma olhada no link das FAQ desse fórum, que vc pode ver na minha assinatura.

Um [ ] p/ ti.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Rica

Tentei dessa forma também, mas o danado insistiu em manter a resolução... tô vasculhando aqui os tópicos pra ver se encontro mais alguma coisa. Acho que vou reinstalar de novo e fazer outros testes.

Valeu, abraço xará