Como aumentar a capacitade do HD ?

Iniciado por rbrazileiro, 13 de Dezembro de 2005, 16:33

tópico anterior - próximo tópico

rbrazileiro

Pessoal, eu coloquei 10GB de espaço pro Ubuntu e ficou os 30GB restante pra o outro sistema operacional que nao vale a pena citar o nome. Sendo que meu espaço no UBUNTU ta ficando lotado e eu vou precisar de mais espaço... como eu faço p/ tirar um pouco dos 30GB para o UBUNTU? Tem condições? Como faço?

Obrigado.

Seja livre.

Ricardo Brazileiro.
Ricardo Brazileiro

"Eu acredito na liberdade"

FaBMak

Ter jeito tem, mas vc deve tomar cuidado para fazer isto, pois vc pode perder os seus dados. Vc vai precisar de um LiveCD, leia Kurumin, e efetuar o boot com ele. Depois vc executa o QTParted e "redimensiona" as suas partições, diminuindo a de 30GB e depois aumentando a de 10GB.

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website

fabiodsp

Eu já fiz isso e foi uma boa, também recomendo! Mas não sei se seria também apropriado instalar o qtparted no ubuntu e realizar o particionamento...

galactus

Citação de: "fabiodsp"Eu já fiz isso e foi uma boa, também recomendo! Mas não sei se seria também apropriado instalar o qtparted no ubuntu e realizar o particionamento...

Acho mais seguro fazer com o Kurumin mesmo. As partições estarão realmente desmontadas. Não acha?
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

FaBMak

Citação de: "galactus"Acho mais seguro fazer com o Kurumin mesmo. As partições estarão realmente desmontadas. Não acha?

Exato! Não é possível editar as partições que estejam montadas, então de dentro do Ubuntu não há como vc redimensionar a partição dele mesmo.

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website

Janus

Por que não usar o LiveCD do Ubuntu? Ele vêm com o GParted incluso, se não me engano.