MEPIS sai do Ubuntu e volta a usar Debian

Iniciado por Versuri, 31 de Julho de 2007, 17:31

tópico anterior - próximo tópico

Versuri

MEPIS sai do Ubuntu e volta a usar Debian
Publicado em Ter, 31/07/2007

    "O SimplyMEPIS é uma distribuição bem conhecida (mais no exterior), que fez uma transição de distribuição base do Debian para o Ubuntu. Porém, consta que irão voltar a usar o Debian.

    O principal motivo, segundo Warren Woodford (fundador do MEPIS) é que o Ubuntu Dapper Drake não está sendo atualizado da maneira que seus usuários esperavam. Ele foi atualizado com correções de segurança, mas não com novas versões de softwares. (verdade???)

    Outro motivo, segundo ele, é que o Ubuntu é praticamente compilado do zero, já que ele usa os pacotes dos repositórios experimentais do Debian. Por isso, não é possível utilizar a atual versão (7.04 - Feisty Fawn), já que ela provavelmente herda menos código estável do que o Debian. (verdade???)

    Então eles decidiram que vão usar o Debian 4.0 (Etch) para a nova versão do MEPIS, além de um kernel personalizado. Uma das coisas interessantes que ele comentou foi que apesar de o código do Ubuntu ser compatível com o do Debian, os pacotes binários não são mais tão compatíveis como eram antigamente.

Fonte: BR Linux

pinduvoz

O que eu acho que está acontecendo é que o Debian Stable não está mais tão defasado, razão pela qual quem tem distro baseada no unstable ou no testing (o Kurumin, por exemplo) e não tem uma equipe de desenvolvimento grande (o Ubuntu tem) vai passar a usar o Etch (stable) como base, aproveitando assim o enorme repositório do Debian sem grandes chances de quebra de pacotes.

No entanto, se isso que eu disse é besteira, os mais entendidos que me corrijam.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Polaco

#2
É óbvio que o Dapper não receba aplicações novas, já que é uma versão antiga. Vejam se o SUSE, Fedora, ou qualquer outra distribuição mais antiga recebe versões de programas que não sejam correções de segurança?

Pelo início do texto, o amigo da Mepis se posiciona como um usuário ou desenvolvedor que valoriza novas aplicações, que geralmente possuem uma estabilidade inferior às versões mais antigas e testadas. Porém logo depois, ele se contradiz, dizendo que o Ubuntu por ser mais atualizado e andar na "crista da onda" (Debian Testing) é menos estável que o Debian (obviamente!) e por isso ele o abandonará!  ???

O Dapper é ruim porque não é atualizado, o Feisty é ruim por que é atualizado demais e "instável". Acho que solução seria ele utilizar o Edgy como base para o Mepis.  ;D

E bem, o Ubuntu nunca quis ser compatível com o Debian, não é mesmo? e com o tempo, é certo que as distribuições vão se separar cada vez mais.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

samuelbh

No caso do MEPIS, achei a decisão deles inteligente. O Ubuntu é bom como base para distros que tem lançamentos de pelo menos uma vez a cada ano com foco em Desktop. Já o Debian é mais recomendado para quem quer um sistema que possa ser usado por vários anos sem precisar ser reinstalado (Já que recomendo que se instale o ubuntu ao invés de atualizaá-lo a cada nova versão).
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

celsofaf

Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Piras

A decisão do Woodford é coerente com as premissas que ele adotou. Se aquilo que o usuário da MEPIS deseja é mais coerente com o que é oferecido pelo Debian, não vejo motivo para lamentar a decisão. Afinal, o Debian Etch é mesmo uma excelente distribuição e - além disso - a MEPIS sempre soube muito bem como suprir as lacunas do Debian em relação aos anseios do usuário iniciante.