Instalar o ubuntu 7.04 em notebook com Windows Vista [RESOLVIDO]

Iniciado por AsA, 08 de Agosto de 2007, 08:50

tópico anterior - próximo tópico

AsA

pessoal, estou com um notebook com o Windows Vista instalado de fábrica e estou querendo diminuir a partição do Vista para usar o espaço livre para o ubuntu 7.04 sem perder a instalação original do Vista nem ter que formatar.

Já tentei a versão do Acronis Disk Director Suite 10, que a revista Info cita que usou para redimensionar a partição do Vista e poder instalar o ubuntu (edição de abril ou maio) só que a versão free não aceita esse tipo de operação e, sinceramente, depois que eu conheci o ubuntu perdi todo o gás pra ficar indo atrás de coisa pirata  :P

Então, queria saber se alguém tem alguma sugestão de como proceder isso!!

Vlw,

AsA

arlei

Olá AsA,

infelizmente não tenho a resposta para esta sua dúvida e ainda por cima venho lhe informar que até onde sei a microsoft parece realmente ter "colocado" alguns empecilhos a nível de dificultar a instalação do vista em dual-boot com outro SO.

Agora, impossível não é com certeza. Você já tentou fazer uma busca pelo google para ver se acha algo?

Eu particularmente achei muitíssimo ruim este SO. Também adquiri um note que veio com ele, e cheguei a usar, melhor tentar usar, por algumas horas e desisti formatando e botando o Ubuntu nele.

T+
Arlei

AquaMan

arlei,
interessante essa sua observação. Quando eu estava fazendo as ginásticas necessárias no meu PC para dividir o Vista com o Ubuntu, antes de decidir finalmente por este último, percebi que o novo defragmentador não mostra graficamente a disposição dos arquivos, ou seja, você não consegue saber, no final das contas, se todo o espaço ocupado no HD está contíguo.

Isso pode vir a ser um problema, pois (não tenho muita certeza) o particionador necessita de uma área contígua livre para criar a partição, com o preço de perder dados (já li isso em algum lugar). Neste caso, você executaria o defrag no Vista e, às cegas, executaria o particionador.

Abs!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

AsA

pessoal, tenho um amigo que usa o Vista Ultimate com o ubuntu 7.04 e funciona tudo beleza, mas ele tinha já as partições feitas, aí não deu pau. Tô vendo que a melhor alternativa vai ser pegar o CD do XP fazer as divisões das partições, instalar o Vista em uma delas torcendo para que o DVD de restauração não apague as outras partições e volte pra condição inicial de única partição e depois instalar o ubuntu. Vai dar a maior trabalheira, mas acho que dá certo.

Sim, espero também que a M$ não empanque com o registro da cópia, pois, registrei a dois dias e agora registrar de novo! Já vi relatos de gente que teve sérios problemas com isso e até hoje não conseguiu validar sua cópia.

quando acabar essa tentativa relato aqui no tópico.

Vlw,

AsA

AquaMan

AsA,
no final dos exercícios que fiz, eu consegui ficar com dual boot entre o Vista e o Ubuntu. A sua idéia de particionar o HD antes com o XP e depois instalar o Vista é interessante. Mas seria bom fazer nesta ordem: primeiro a instalação do Vista, depois do Ubuntu, para que no final o GRUB fique gerenciando o boot para você.

Apenas a título de depoimento, e sem nenhuma intenção de convencê-lo: com 3 semanas de dual boot, larguei o Vista e hoje o boot é único com Ubuntu. Tenho o XP virtualizado (VirtualBox), e sempre que abro esta janela perco muito tempo com anti-virus sendo atualizado, varrendo o HD virtual, e outras coisas que no Ubuntu eu não uso.
:D

Boa sorte!
Abs

AsA

AquaMan, já sou usuário do ubuntu no meu desktop, que tem dual boot com o XP, o problema é que preciso de alguns programas que só tem pra Windows, então, não posso simplismente descartá-lo (apesar de querer muito!), não dá pra usar virtual pq só tenho 1GB e uso programas pesados, e o Vista é um trem, que porcaria pra ocupar memória, viu!

Não estava querendo era formatar e instalar tudo de novo, não tenho mais paciência pra esse tipo de coisa! Já tô correndo aqui pra fazer um LiveCD com o ubuntu que tá no desktop pra não ter que instalar e configurar tudo de novo.

Só pra curiosidade, o Compiz Fusion é tudo de bom!! caramba... show de bola geral!!

até +,

AsA

AquaMan

Estou na mesma, AsA.

Estou com o XP em VirtualBox só para executar alguns programas que ainda não consegui ou pude migrar. Mas vejo uma luz no fim do túnel, e mais cedo ou mais tarde, bye bye Windows!

Quanto ao Compiz Fusion, não tive coragem de instalar, apesar de babar com os screenshots e os vídeos no Youtube. Vou esperar pela 7.10, que já vai trazer embutido.

Abs

AsA

pessoal, só tive raiva!!  >:( Fiz o procedimento que tinha falado que ia fazer, só que, como temia, o DVD de restauranção desfaz as partições, apagou inclusive, uma partição que veio com drives e utilidades. Tive que fazer tudo de novo, e ainda ficar 40min no telefone com a MS para eles ajeitarem o sistema, que instalou todo bagunçado!! Bem, ainda não desisti. Vou procurar ver se tem alguma ferramenta free que faz essa partição com o Vista instalado! Vou manter esse tópico atualizado com o que está acontecendo. E ainda aguardo sugestões...

até mais,

AsA

clcampos

AsA sei que as novidades são tentadoras, apesar que a novidade que estamos tratando aqui não me tentaram, tendo contato com o Windows Vista por não mais que uma hora. Mas como aparentemente o Windows Vista é pior que o XP não tem como entrar em contato com a Microsoft e mudar sua licença para o XP? Tenho absoluta certeza que em um depoimento já vi uma pessoa dizer que fez isto.

Assim você teria o melhor dos dois mundos. O XP que te daria menos dor de cabeça e poderia instalar o Ubuntu em dual-boot sem problemas.

De qualquer forma se o note não tem informações a perder porque não tenta mandar ver na instalação do Ubuntu, se der erro repara a instalação, senão der esta com tudo rodando.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Versuri

Também concordo com o Cristiano, instale o Ubuntu e depois instale o Vista, se funcionar a gente consegue reativar o GRub com o Vista.

Nota: Também tive problemas com o Vista no particionamento, não consegui particionar sem retirar o Vista, tive que formatar todo o hd, particionar e instalar porém coloquei só o XP (jogos dos meus filhos) e Ubuntu.

clcampos

Da uma lida aqui AsA, neste tópico que fala que o cara ligou para Microsoft para instalar uma versão mais antiga sem perder a licença.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Evaristo

curioso isso, porque minha primeira instalação de linux que foi o ubuntu com o livecd, foi em um laptop onde já estava o vista, o ubuntu fez tudo e não perdi nada (talvez tenha sido muita sorte) só que fiquei em dual boot até que tirei em definitivo o vista.

AsA

Evaristo, você está coberto de razão! Segui a dica do Cristiano

Instalei o Vista, mais alguns programas para teste e mandei ver no Gparted com o liveCD, reduzi a partição, criei as outras, testei e deu tudo ok! nesse exato momento estou com 52% no processo de instalação do ubuntu com o Vista funcionando *perfeitamente bem. O pessoal que faz software para M$ só pensa em "$" mesmo, o soft da Acronis que faz esse trabalho de reduzir a partição custa caro!! E no linux temos isso de graça. Eu ainda duvidando, pensando: - vai dar pau!

Fala sério! Por falar nisso, recomendo profundamente o texto que o Cristiano colocou no link. Muito interessante.

* "Perfeitamente", leia-se, mesmo com o drive de vídeo instalado como o mais atual o sistema ora aceita os efeitos visuais ora não.

Pessoal, é isso aí! Valeu por mais essa força. Isso só faz reforçar a superioridade tanto do linux quando de sua comunidade em relação à outros OS.

Até a próxima!

AsA