Como posso otimizar o Ubuntu?

Iniciado por Marcopolo, 06 de Agosto de 2007, 17:27

tópico anterior - próximo tópico

vinicius_aleao

Citar3 - Swappiness

Pelo que eu entendi, isso define a prioridade da swap, ou seja, quanto menor esse valor, maior vai ser a prioridade da memória em relação à swap, logo, menos swap vai ser utilizada.
    Abra um terminal e digite:

Código:

sysctl -q vm.swappiness

Você vai ver que esse valor é de 60. Vamos mudar para um menor:
    Abra o arquivo com seu editor preferido:

Código:

sudo gedit /etc/sysctl.conf

No final do arquivo, adicione o seguinte texto:
    vm.swappiness=10
    Você pode modificar esse 10 para um valor maior caso tenha menos que 512 de ram, ou diminuir para 0 caso tenha 1gb de ram ou mais.

Um dos motivos que me fez sair do Ruindows para o Ubuntu foi a memória: tenho apenas 256mb, mais 256 de swap. Claro que estou satisfeitíssimo com o desempenho do sistema, nem se compara àquele inferno da Microsoft. Mas de vez em quando eu tenho uns problemas de muita lentidão, justamente quando o swap enche (eu tenho aquele desklet na área de trabalho que mostra o uso da memória). Estou pensando em fazer a alteração sugerida na citação acima, mas não sei quanto deixo para a swap (entrei com o primeiro comando indicado, e deu 60 para meu swap). Gostaria de que vocês me dessem sugestões de como eu poderia deixar, e se pode existir algum efeito colateral se eu, por exemplo, diminuir ou aumentar demais a prioridade do swap.

Agradeço já de antemão.

Lex Luthor

Vinicius, se você tem só 256Mb, seu tamanho mínimo de swap deveria ser 512Mb...
Acho que 60 é o mínimo... pra você acho que tem que aumentar...
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

Marcopolo

A propósito, cm faço par aumentar a swap? Na instalação do Ubuntu, acho que saiu somente 8MB e eu tenho 1024 de Memória física em DDR-400Mhz!
Há um comando para isso em terminal?

Marcopolo.

====Editando=====

Outra coisa: Uma de minhas dúvidas que iniciaram o post, foi sobre a desfragmentação do HD com o Ubuntu! Alguém saberia me dizer alguma coisa?
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win11 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1
Ubuntu 24.04 LTS em um SSD Sata III com 240GB.

Versuri

Citação de: Marcopolo online 09 de Agosto de 2007, 21:27
A propósito, cm faço par aumentar a swap? Na instalação do Ubuntu, acho que saiu somente 8MB e eu tenho 1024 de Memória física em DDR-400Mhz!
Há um comando para isso em terminal?

Marcopolo.

Marcopolo,
Teoricamente para a sua configuração (1Gb de Ram) não necessitaria de swap porém é sempre bom ter um espaço reserva dependendo das aplicações que utiliza.
Para aumentar a swap vc tem que diminuir alguma partição adjacente e aumentar, utilize o GParted do próprio Ubuntu para fazer isso, se não tiver instale via synaptic.

Marcopolo

Muito obrigado Versuri, mesmo eu já tendo lido isso, mas perguntei, pq tenho espaço de sobra para a swap no HD, mas o problema é como fazer isso, mesmo usando o Gparted!
Vou ver se acho alguma coisa em "pesquisa".

Thanks,

Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win11 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Versuri

Com o Gparted é muito simples, o ideal é fazer usando um Live CD pois vc não consegue redimensionar uma partição estando nela.
Abra o Gparted, clique sobre a partição adjacente (esq. ou dir.) da swap, redimensione diminuindo a partição e depois clique sobre a swap e redimensione aumentando, aplique as modificações.

Se quer conhecer mais sobre particionamentos, veja: http://www.guiadohardware.net/tutoriais/instalacao-kurumin/dicas-particionamento.html

Marcopolo

Versuri,  pela quantidade de mémória que tenho na máquina, se torna subjetivo, mas só vejo falar em swap de 256 e etc, me acho na necessidade de aumentá-la. Vou dar uma zoiada nesse link e depois tentar executar sua dica!

Abração!

Marcopolo.

==Editando=====

Fui instalar o Gparted e deu esse erro abaixo:

Shot at 2007-08-10

Versuri

Por curiosidade, eu tenho 768Mb de Ram e criei uma swap de 512Mb, não tenho problemas mas não uso muitos programas pesados.

vinicius_aleao

Ok, Luthor, vou tentar aumentar o swap pra 512mb...

Mas eu fico achando que, se eu não aumentar o swap, a lógica seria eu diminuir a sua prioridade, exatamente porque é quando ela enche que o sistema fica simplesmente inoperável. Aliás, eu vi num tópico por aqui alguém informando que o grave não é quando a memória enche, mas o swap.

De qualquer forma, eu vou aumentar pra 512mb e deixar a prioridade em 60 mesmo. Acho que vai resolver. Mas usar o gparted é seguro mesmo? Não tem perigo de eu perder qualquer dado? Porque eu acho que eu vou retirar esse espaço extra da minha partição root (que é a mesma do home), e eu não quero ter problemas...

E brigadão pela dica!

Tota

Quanto a desfragmentar o HD esqueçam. Nem precisa.
Os sistemas ext e reiser trabalham de forma muito diferente dos FAT e NTFS.

Minha máquina está a um ano rodando o Linux e quando ele faz a checagem automática do disco no boot eu verifiquei no ultimo, 0,8 % de fragmentação.

Precisa dizer mais ?

pinduvoz

Citação de: Marcopolo online 09 de Agosto de 2007, 22:08
Versuri,  pela quantidade de mémória que tenho na máquina, se torna subjetivo, mas só vejo falar em swap de 256 e etc, me acho na necessidade de aumentá-la. Vou dar uma zoiada nesse link e depois tentar executar sua dica!

Abração!

Marcopolo.

==Editando=====

Fui instalar o Gparted e deu esse erro abaixo:

... [figura] ...

Já tive o mesmo erro apagando na mão cache do Apt. Isso foi antes de descobrir que dava para fazer isso com o comando

sudo apt-get clean

Para corrigir o erro, basta criar o diretório /var/cache/apt/archives/partial assim:

sudo mkdir /var/cache/apt/archives/partial

O erro some e o Apt volta a funcionar.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Thorn Striff

Citação de: Lex Luthor online 09 de Agosto de 2007, 21:17
Vinicius, se você tem só 256Mb, seu tamanho mínimo de swap deveria ser 512Mb...
Acho que 60 é o mínimo... pra você acho que tem que aumentar...

Não necessáriamente.
Tudo vai depender do uso dele para seu computador. Se for rodar programas que utilizem muita memória realmente é interessante ter 512mb (não mais que isso, é desnecessário). Caso contrário 300 - 400mb já bastam.

vinicius_aleao

Acho que vou colocar 512mb mesmo, porque rodo alguns programinhas pesados via wine, como Descent 3 e o M$ Office 2003 (neste caso, não por mim exatamente, mas porque de vez em quando eu preciso passar algum documento para outra pessoa na Universidade, e tem que ser em doc; então eu faço no BrOffice, salvo em doc e depois dou uma verificada no M$ Office pra ver se não desconfigurou alguma coisa). Além disso, eu não economizo muito e sistema não, uso temas um pouco pesados (como o Magnífico), tenho quatro desklets na área de trabalho e estou sempre com o amsn, o thunderbird, o BrOffice e o aMule na bandeja do sistema. Mas só faço isso porque o Ubuntu aguenta, com um desempenho muito bom. O problema só é quando o swap enche, e por isso eu sei que esse aumento do mesmo vai resolver tudo...

Mas ninguém respondeu minha pergunta: posso usar o gparted sem medo de ser feliz, ou preciso tomar algum cuidado especial?

Abraços...

Tota

Citação de: vinicius_aleao online 10 de Agosto de 2007, 07:41
Acho que vou colocar 512mb mesmo, porque rodo alguns programinhas pesados via wine, como Descent 3 e o M$ Office 2003 (neste caso, não por mim exatamente, mas porque de vez em quando eu preciso passar algum documento para outra pessoa na Universidade, e tem que ser em doc; então eu faço no BrOffice, salvo em doc e depois dou uma verificada no M$ Office pra ver se não desconfigurou alguma coisa). Além disso, eu não economizo muito e sistema não, uso temas um pouco pesados (como o Magnífico), tenho quatro desklets na área de trabalho e estou sempre com o amsn, o thunderbird, o BrOffice e o aMule na bandeja do sistema. Mas só faço isso porque o Ubuntu aguenta, com um desempenho muito bom. O problema só é quando o swap enche, e por isso eu sei que esse aumento do mesmo vai resolver tudo...

Mas ninguém respondeu minha pergunta: posso usar o gparted sem medo de ser feliz, ou preciso tomar algum cuidado especial?

Abraços...

Nunca teremos uma unanimidade para particionamento de disco. Nem no Windows, nem no Linux.

Mas o que se encontra com grande frequencia é que para swap o recomendável é sempre se pegar a memória instalada e acrescentar mais 1/3. ex: 512 Mb +1/3 (170Mb ) = 680 Mb para swap.

Mesmo que voce nunca use isto, por segurança é sempre melhor ter para se evitar travamentos bobos em arquivos que possam entrar em loop.

Mesmo se voce tiver 2Gb de RAM, 1 Gb de swap não vai matar seu HD.

Quanto ao uso do gparted, nunca confie em particionadores de disco. Todo reparticionamento é arriscado por uma série de razões. ( geometria de discos, arquivos corrompidos no HD, etc. )

Nunca faça reparticionamento sem backup. ( alias, nunca faça nada sem backup )

[],s

Lex Luthor

Muito cuidado ao mexer com o Gparted. No redimensionamento ele pode dar uns pepinos e pode perder tudo mesmo. MUITO CUIDADO mesmo. Eu não uso mais ele para fazer redimensionamento, pois já tive belas surpresas. Ainda bem que consegui recuperar quando deu problema, mas é complicado.
  Não esqueça de tirar backup, pois se alguma coisa acontecer, então não vai ter mais jeito além de reparticionar e reformatar...

Cara, vc joga Descent !? Putz... já joguei muito ele.... pena que na época muitas pessoas jogavam e jogar pela rede era difícil, mas zerei o jogo e pra mim era o melhor já lançado... muito loco....

Abraços...
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -