Dúvida com o ubuntu 7.04 server

Iniciado por M(o)rTe, 04 de Agosto de 2007, 16:48

tópico anterior - próximo tópico

M(o)rTe

bom galera primeiramente desculpe minha ignorancia, mas eh o seguinte. Instalei o ubuntu 7.04 server aki, a instalação terminou aparentemente bem, so q ele não entra no ambiente "gráfico" ele entra num "dos". Instalei o windows primeiro nela e instalei o ubuntu em outra partição, o ubuntu ficou como primaria, tinha uma partição de swap e a do windows q tava em lógica... não sei se isso ajuda mas...
Por favor me ajudem, grato.

gabriel0085

rapaz o ubuntu server vem só com o básico do SO, o ambiente gráfico você vai ter que instalar a parte. Acho que o mais aconselhável é instalar a versão desktop.

Mas se você não quiser baixar outra iso, você pode instalar o ambiente gráfico com o apt-get:

sudo apt-get install ubuntu-desktop

ou

sudo apt-get install kubuntu-desktop

M(o)rTe

amigo ele disse q eh impossivel achar o pacote ubuntu-desktop... tem algum jeito de eu instalar um desktop sem precisar gravar outro cd? e caso não, onde pego uma desktop pra ele?
grato

M(o)rTe

eu tenho 2 cds aki , tanto o server quanto o desktop, mas vou fazer uma rede com 8 computadores, por isso instalei o server, e vou instalar o outro nos demais...
só uma dúvida, quando uso esse install ubuntu-desktop ele pega da net eh? ou do cd?

Cleitonsb

M(o)rTe,

Tanto faz. Não conheço a versão server do ubuntu, mas o procedimento padrão de quando não se tem acesso a net, e que o proprio cd que vc usa na instalação  sirva como fonte de repositorio. Ou seja, vc pode usar esse cd que vc ja usou para instalar para adcionar mais pacotes (programas) no seu sistema.

o Lance é descobrir se o cd do ubuntu server tem esses repositorios...

gabriel0085

m(o)rte,

Se você não tem muita experiência com gerenciamento de servidores e redes linux é melhor que
você instale um ubuntu versão desktop mesmo no seu servidor.

Caso você queira ao menos tentar instalar o pacote "ubuntu-desktop" na sua versão server, você terá primeiro que se certificar que sua internet está devidamente configurada.

Se for via modem, esqueça, pois não é nada fácil para alguém que não tenha muita experiência, instalar certas marcas de modem no linux.

Se for banda larga, você pode tentar o camando:

sudo pppoeconf

Depois aperta "yes" em todas as perguntas e coloca teu login e tua senha do provedor.

Mas eu recomendo que você instale também a versão a versão desktop no seu servidor, pelo menos até você pegar a prática.