Iniciando e aprimorando no editor vetorial Inkscape

Iniciado por kErNeL_sCrIpT, 02 de Agosto de 2007, 18:46

tópico anterior - próximo tópico

kErNeL_sCrIpT

Versuri, com certeza vou conferir esse daí, mas NADA supera a ferramenta caligráfica do Inkscape pra quem é artista e gosta de desenhar a mão, encontra um "refúgio" com essa ferramenta no Inkscape, e até hoje não vi nenhuma melhor nem no Xara nem no Corel... nesse daí tem?

Esfinge

Versuri, da uma olhada no scope, é ainda mais incrível que o relógio..

Citare o mais incrivel é o scope... vai dando o zoom onde o microscópio ta apontando.. vc vai ter uma surpresa no nivel de detalhe.. até eu fiquei bobo quando vi que aquilo não era apenas uma mancha...

você pega os exemplos assim: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,23369.msg136230.html#msg136230

explicando melhor... http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,23369.msg136239.html#msg136239

realmente fiquei babando aquele bichinho na banheira hahaha.. genial!!!

kernel, realmente é absurdo o que se faz com edição vetorial.. eu também sou fan de anime e pra mim foi um choque quando li em algum lugar sobre o uso de animação vetorial na maioria dos animes de hoje em dia.. dos quais cito, one piece e death note... são os mais notáveis em que se percebe a olho nú o uso de vetores ... eu sonho em ser programador, mexer e criar programas mas a edição vetorial realmente me fascina, acho que vou chamar isso de hobby hahaha

continuem mandando esses tutorias como os do versuri kernel e eunir.. to papando tudo!!!!

kErNeL_sCrIpT

Caraca Esfinge! Você tem que ver uma abertura anterior a atual do Naruto Shippuuden... na hora que a câmera da um 180 na Akatsuki... meu deus que lindo... vetores... haaaaaaaaa, é de arrepiar heheheh

Galera, nosso tópico já tem quase 500 visitas!!!! Quero chegar nas 2000 mil heim! heheheheh

Meu objetivo final é ter o tópico fixado! Vamo espalhar os vetores que nem praga em lavoura hehehehehhehahahahhahhaha

EDIT: Eunir, já peguei os ícones do DreamLinux, mas a maioria tá em formato .png ou .xpm (não lembro que programa faz .xpm...XD) e só umas raras tão em .svg, mas é legal pra ter umas idéias.

Esfinge

aee.. como falei, to começando a fazer meu avatar no inkscape.. vejam a preview...

http://farm2.static.flickr.com/1376/1197931097_77653185f4_o.png

queria mostrar pra verem o poder do bezier : ]

isso mesmo, fiz esse desenho usando somente o bezier na mão livre, exceto a pupila do olhos onde usei o circulo e modifiquei com a ferramenta de edição de nós. 7 minutos para desenhar, e 2 pra dar retoques.

claro que ta tosco por enquanto, agora vem a parte difícil, e divertida G_G, fazer um cabelo embaralhado e depois colorir com gradientes se sobrepondo.. pois é, tenho muito trabalho, então vou deixar pra amanhã que estou com sono.

Cheers amigos!
:P

Eunir Augusto

Citação de: kErNeL_sCrIpT online 20 de Agosto de 2007, 12:46
EDIT: Eunir, já peguei os ícones do DreamLinux, (...) mas é legal pra ter umas idéias.

Salve, kErNeL_sCrIpT!

Como tenho pouco tempo pra me dedicar a isso, preciso me focar nisso daí  ;)

Conseguindo reproduzir ícones semelhantes a esses já atende minha necessidade primordial  :D

Vcs achando algum tutorial massa pra explicar isso ficarei muito agradecido!  :D  :D

[ ]s galera
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

kErNeL_sCrIpT

Bacana Esfinge! É isso aí! Keep the scene ilive!!!! hehehehhehe

Eunir, se você quiser, passa um e-mail pra minha mensagem pessoal que eu tento te mandar os ícones por e-mail. Ou se você quiser, falo como fiz para consegui-los aqui mesmo.

Mudei a cor do meu avatar  ;D  Agora tá 100% Ubuntu!  ;D

Eunir Augusto

Citação de: kErNeL_sCrIpT online 21 de Agosto de 2007, 23:04
Ou se você quiser, falo como fiz para consegui-los aqui mesmo.

acho que é melhor por aqui, já que a gente vai fazer de tudo pra afixar esse topico, neh?  :D  :D  :D

Citação de: kErNeL_sCrIpT online 21 de Agosto de 2007, 23:04
Mudei a cor do meu avatar  ;D  Agora tá 100% Ubuntu!  ;D

ah, nao gostei, cara! eu uso Xubuntu, e o azul claro que vc usava nele era igual ao do Xubuntu!!!! hehehehe brincadeira, ficou massa  :D  :D  :D

brigadão, [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Esfinge

Eunir, como você deve estar sabendo to atolado em atividades ate o pescoço, estudando para o vestibular, estudando algoritmo, trabalhando e to envolvido num projeto para um novo portal ( que vai ser joomla graças aquela dica que você me deu lembra? ) ... mas cara, vou me esforçar para tentar fazer um tutorial completo de como fazer aqueles botões bonitinhos, que vai te ajudar e ao mesmo tempo vou me aprofundar no ink que ainda tenho pouca experiência se comparado e 3 anos com o corel ( comecei aos 15 anos nele ).. como você falou antes uma mão lava a outra e as duas lavam o focinho neh? haha

mas olha continua buscando ai enquanto num termino o tutorial ( vai demorar um pouco devido minha saturação de atividades ), talvez leve um més, espero que menos.. assim que terminar boto aqui ( keep the scene alive!!! ) completinho, com imagens, talvez até vídeo ( se eu conseguir gravar haha ), passo a passo..

Kernel seu novo avatar ficou ótimo com esse símbolo da canonical na barriga haha.. já viu a teoria que tem dizendo no wiki sobre o mascote do linux?

ele teria sido uma idéia do Linus após receber uma mordida de um pinguin no zoológico, e ele pensou se esse pequeno animal gorduxo consegue me ferir assim, talvez meu pequeno OS ...

HAHAHAH! agora.. acho que meu avatar vai ficar pra depois..  :P

Abraço.

kErNeL_sCrIpT

Não tinha ouvido essa não Esfinge. Teoria legal. Cara, vou dar as dicas pro Eunir já ir vendo os ícones e tal, mas também tô no aguardo do seu Tuto, se precisar de ajuda, tamo aí heim, só não sou tão experiente como você em vetores mas quebro o galho hehehehe

Eunir, seguinte:

Você tem o DreamLinux? E Pen Drive?

Esfinge

Então confira Kernel:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Linus_Torvalds

em Curiosidades...

* O nome do mascote Tux (o pinguim do Linux), foi escolhido por votação, pelo próprio Linus. Segundo ele "gostaria de um pinguim cheio, satisfeito por ter comido muitos peixes". Diz a lenda que o motivo por trás da escolha do Tux como mascote foi uma mordidela que Linus levou de um pinguim num jardim zoológico.
    * Ainda a cerca da mordidela, eis a lenda:

Linus estava em um Zoológico, parece que alimentando os pingüins, e eis que toma uma mordida em um dedo, que havia doído bastante. Ao perceber a dor que sentiu de um animal de pequeno porte como um pingüim, Linus pensa: "Se um animal tão pequeno consegue me machucar assim, porque meu pequeno S.O. não pode 'machucar' um maior?"

Vou tentar caprichar ao máximo o tutorial, assim será mais fácil termos o seu artigo fixado : ]

Seria bom pensarmos também em excluir aquele assunto sobre o VirtualBox e o DreamLinux, conforme o Versuri alertou estar em des-conformidade com o contexto, qualquer coisa so falar ^_^

agora vou que amanhã o batente não perdoa [ Frase roubada do Eunir! minha nossa!! já foram varias so hoje hahah ]

Eunir Augusto

Citação de: Esfinge online 21 de Agosto de 2007, 23:23
to envolvido num projeto para um novo portal ( que vai ser joomla graças aquela dica que você me deu lembra? )

lembro sim! que bom que deu certo! quem me passou as coordenadas do Joomla foi o Solano, aqui do forum, antes de eu repassar pra ti  ;) Eu tinha me sucateado no Mamboo bem antes, pois o Joomla é um fork do Mamboo  ;)

vou me esforçar para tentar fazer um tutorial completo de como fazer aqueles botões bonitinhos

nossa, isso seria lindo pra mim e pra muita gente, acredito  :D  :D  :D
se precisar de local para armazenar eu tenho servidor dedicado!  :D  :D

talvez até vídeo ( se eu conseguir gravar haha ), passo a passo..

Pro video, faz o seguinte:

Depois usa o ffmpeg, que já está no sistema pré-instalado  ;)

Citação de: kErNeL_sCrIpT online 21 de Agosto de 2007, 23:38
Eunir, seguinte: Você tem o DreamLinux? E Pen Drive?

Tenho os dois (baixei o DL tem 3 dias, mas rodei só uma vez ainda), mas não consegui montar o Pen Drive pelo DL ainda (na verdade rodei só o LiveCD e conectei o pen drive na usb... dai nao apareceu na area de trabalho montado, nem em "My Computer", e eu tava com sono e fui dormir, pra deixar pra ler como fazer isso no proximo fds  ;)) Na verdade confesso que eu ia procurar o Versuri pra ele me contar isso  :D

Vlw, gente! [ ]s pra vcs! até amanha

kErNeL_sCrIpT

Eunir, acho que sei como resolver, mas amanhã eu respondo, pois tenho que mimi agora  ;D  hehehehe

É isso aí Esfinge! Keed the scene alive!!!! (depois agente vê a parada de retirar o assunto do VirtualBox, tenho que mimi agora hehehehe ;D )

Boa noite a todos!

EDIT: Bom dia a todos! Eunir, seguinte:

- Inicie o DreamLinux em LiveCD
- Pluga o seu Pen Drive, não se preocupe, ele não é montado na área de trabalho
- Vá em Computador, o seu Pen Drive vai ser montado em dois locais, o primeiro leva o nome dele dentro do sistema, ou seja, no meu caso é sd1, mas pode ser outro no seu caso, não sei. O outro local acho que é só um atalho do ponto de montagem.
- Vá em /usr/share/icons e copie tudo, mas tem que ser selecionar>copiar ou Ctrl+C
- Agora vá em Computador e entre no sd1 (ou outro) e copie ou Ctrl+V, tem que ser dessa forma se não não funciona, pelo menos foi assim comigo.

Testa aí e me fala  ;)

Esfinge, posso localisar e postar as menssagens aqui (em número) que eu acho que devam ser deletadas do tópico devido ou assunto do VirtualBox, daí se todos estiverem de acordo eu as deleto. Eu falei com o Versuri e ele disse que eu posso deixar assim... mas acho que podemos dar uma "enxugada" no tópico heheheh
O que acham? 

Esfinge

Nah... dexa do jeito que tá mesmo hahaha...

eu to com uma dúvida... tava tentando me situar 100% no inkscape antes de começar a escrever o tutorial.. e comecei a tentar reproduzir os ícones do site do dreamlinux...ta indo bem fiz alguns e ficou satisfatório.. agora tem um .. o "Beryl & AIGLX?" em baixo do ícone "LIVE Remaster .." esse ta difícil de fazer igual... primeiro o cubo .. so consigo fazer um todo torto ~RS.. e depois aquela sobreposição de gradientes brancos que da aquele lindo efeito "plástico" .. ainda não consegui fazer igual

alguma dica de quantos layers precisa? so olhando tenho impressão que são so dois mesmo.. mas não ta ficando igual  >:(

http://www.dreamlinux.com.br/portugues/index.html

kErNeL_sCrIpT

Cubo: 6 Layers contando com a sombra

Botão de plástico: 2 Layers, cara, esse é simples! ??? Você fez o cubo que é muito mais difícil :o Já tentou os dois tipos de gradientes?
O Layer "mais fino" parece estar sem gradiente, apenas um defcite de opacidade, já o "Layer 2" parece usar 1 dos dois efeitos de gradiente, tenta os dois e tenta manipula-los de várias formas.

Esfinge

É .. são 2 layers apenas com um gradiente simples... foi uma ilusão causada pelo canal vermelho do cubo... deu esse efeito de mais claro no meio ( eu to usando cores mais fortes no cubo )..

e o cubo que tinha feito .. ta muito feio haha... todo torto

veja:

http://farm2.static.flickr.com/1286/1214881244_364473fe43_o.png

não sei to muito ruim ainda... note que ta tudo torto... bem diferente do original ( mas as cores tão diferentes de propósito, pra ajudar a distinguir cada lado )... ainda tem muito trabalho, falta as sombras, gradientes bem acabados e tudo alinhado..

vo treinar mais quando chegar do trabalho... muito legal o ink.. ainda num tinha pegado serio nele  ;D