Mensagem de erro ao abrir arquivos [RESOLVIDO]

Iniciado por Floyd, 03 de Maio de 2007, 20:31

tópico anterior - próximo tópico

Floyd

Olá.

Estou usando Ubuntu 7.04 e Gnome e de repente alguns arquivos passaram a apresentar a seguinte mensagem quando tento abri-los com duplo clique:

Esse erro está acontecendo quando tento abrir tipos diversos de arquivos tais como: PDF, ODT, DOC, JPG, PNG, etc, utilizando o duplo clique. Tais arquivos só abrem normalmente clicando com o botão direito do mouse e escolhendo a opção "Abrir com".
Não é problema de permissão dos arquivos, já verifiquei. Possuo arquivos diferentes em pastas diferentes mas com permissões idênticas (dono e grupo) e alguns apresentam tal problema, outros não.

Alguém tem idéia do que pode ser?

[]s.
Sentir-se bem é o que basta.

pinduvoz

Você baixou os arquivos da NET? Se baixou e ele foi salvo com a extensão .php (usada algumas vezes no meu sistema quando baixo pela opção "salvar link como") a mensagem é um alerta de segurança normal (tem no janelas também). Para não ver mais a mensagem, verifique a extensão do arquivo e renomeie para o padrão (.pdf, por exemplo).
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Floyd

Hmmm... será que está com duas extensões? Por exemplo arquivo.pdf.xxx
Aqui no Nautilus e via linha de comando eu só vejo uma extensão...  ???

pinduvoz

O sistema costuma reconhecer o arquivo pelo tipo, independentemente da extensão.

Para saber com certeza o nome, clique com o direito e escolha propriedades.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

clcampos

Concordo com o pinduvoz. O sistema não funciona como o windows, ele não necessita da extensão para reconhecer o tipo do arquivo. Seu arquivo deveria estar corrompido, apesar de falar que eles abrem usando o Abrir com... Então uma pergunta, estes arquivos por acaso são de pastas montadas? Ou elas são locais?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Floyd

Citação de: clcampos online 05 de Maio de 2007, 22:16
Concordo com o pinduvoz. O sistema não funciona como o windows, ele não necessita da extensão para reconhecer o tipo do arquivo. Seu arquivo deveria estar corrompido, apesar de falar que eles abrem usando o Abrir com... Então uma pergunta, estes arquivos por acaso são de pastas montadas? Ou elas são locais?

São locais.

Esfinge

Eu tive um problema semelhante ao abrir arquivos salvos em cd a partir de um sistema windows... os arquivos estavam nomeados com caracteres especiais ( ~ ' " é è etc.. ) e com espaço entre as palavras ex: arquivo texto.txt isso impedia ambos de serem abertos.

Portanto tente renomear, como ja foi dito.. tirando caracteres especiais e espaços, no seu caso ficaria assim:

progressao_aritmetica.pdf

Boa sorte  :D

Floyd

Citação de: Esfinge online 22 de Agosto de 2007, 13:23
Eu tive um problema semelhante ao abrir arquivos salvos em cd a partir de um sistema windows... os arquivos estavam nomeados com caracteres especiais ( ~ ' " é è etc.. ) e com espaço entre as palavras ex: arquivo texto.txt isso impedia ambos de serem abertos.

Portanto tente renomear, como ja foi dito.. tirando caracteres especiais e espaços, no seu caso ficaria assim:

progressao_aritmetica.pdf

Boa sorte  :D

Obrigado pela dica, Esfinge. Resolvi o problema em parte.
Renomeando os arquivos PDF já existentes no meu diretório passo a conseguir abri-los com duplo clique. Porém, ao criar novos arquivos PDF, mesmo com nomes simples, sem espaços ou caracteres especiais, tenho a mesma mensagem de erro. Para contornar o problema preciso renomear o arquivo depois de salvá-lo pela primeira vez. O mesmo acontece com arquivos baixados da internet.

Fiz um teste aqui: criei outro usuário no sistema, fiz login com esse usuário e observei o comportamento dos arquivos PDF. Tudo perfeito. Consigo abrir todos os arquivos com duplo clique normalmente.
Creio que seja alguma configuração no Nautilus ou do Gnome. Ando pesquisando na internet sobre o assunto mas até agora nenhuma resposta. E estou sem saber como consertar isso.  ???
Acreditem. Esse maldito problema surgiu depois que instalei o VMware Player. Vá entender...
Já o desinstalei aqui com dpkg --purge e não deu jeito.

Mais idéias?

[]s.

Versuri

Tente instalar pelo synaptic o pacote acroread

Floyd

Citação de: Versuri online 22 de Agosto de 2007, 21:14
Tente instalar pelo synaptic o pacote acroread

Já fiz isso também.
E o erro aparece tanto se eu configurar os arquivos PDF para abrir com o Evince (visualizador de documentos do Gnome) quanto pelo Acrobat Reader.
:(

Esfinge

CitarFiz um teste aqui: criei outro usuário no sistema, fiz login com esse usuário e observei o comportamento dos arquivos PDF. Tudo perfeito. Consigo abrir todos os arquivos com duplo clique normalmente.
Creio que seja alguma configuração no Nautilus ou do Gnome. Ando pesquisando na internet sobre o assunto mas até agora nenhuma resposta. E estou sem saber como

Isso provavelmente é erro nas permissões de usuário... verifica em Sistema > Administração > Usuários e Grupos

explora um pouco.. é um erro estranho... se não tiver nada errado em usuário e grupos tenta fazer uma coisa meio "trash" que eu fazia quando usava o 6.06.. vai na tua pasta de usuario e CTRL + H.. agora vai selecionando as pastas de configuração do sistema ex: .gconf .gconf2 .nautilus .gnome .gnome2 .. etc..
agora manda para lixeira.. ou recorte e cole em outro diretorio ( o importante é tirar-los do lugar e guardar em algum lugar como back-up ) agora reinicia o pc.. você vai notar... que tudo vai ser restaurado ao padrão do ubuntu.. papel de parede, paineis, nautilus, menu etc .. agora tenta abrir, se funcionar normal então era isso.. seja feliz, caso não seja.. restaure as pastas originais ao seu lugar..

boa sorte.

Floyd

Citação de: Esfinge online 23 de Agosto de 2007, 10:20
[...]
explora um pouco.. é um erro estranho... se não tiver nada errado em usuário e grupos tenta fazer uma coisa meio "trash" que eu fazia quando usava o 6.06.. vai na tua pasta de usuario e CTRL + H.. agora vai selecionando as pastas de configuração do sistema ex: .gconf .gconf2 .nautilus .gnome .gnome2 .. etc..
[...]

Sua solução "meio trash" surtiu efeito, Esfinge. Parece que está tudo normal novamente.
Eu já havia feito isto antes e não havia dado resultado: acessei meu diretório pessoal e renomeei as pastas .gnome, .gnome2 e .nautilus todas para .gnome_backup, .gnome2_backup e .nautilus_backup. Reiniciei a máquina e o problema persistia.
Depois de ter lido seu último post resolvi tentar a mesma coisa, mas de um modo um pouco diferente e abrangendo um número maior de pastas: desliguei Beryl, Emerald e tudo que é "perfumaria" pra enfeitar desktop que tenho aqui, removi do meu diretório pessoal todas as pastas citadas anteriormente mais as pastas .gnome_private e .local, salvando-as em outro diretório. Daí reinicie a máquina, fiz os testes e os arquivos PDF voltaram a se comportar "educadamente".  ;)

Uma coisa que percebi foi que o sistema recriou no meu diretório pessoal todas as pastas que eu havia removido, menos a pasta .local. Por isso creio que se havia algo de errado nas configurações esse algo estava dentro dessa pasta.

Agradeço a você e a todos que se interessaram em me ajudar.

[]s.