Sistemas de arquivos Ubuntu/WinXP

Iniciado por dupont, 01 de Agosto de 2007, 17:13

tópico anterior - próximo tópico

dupont

Recentemente eu tive problemas com o WinXP, erro em alguns arquivos e tive que formatar, eu não tinha partições (havia adquirido o micro há alguns anos com o S.O. instalado e nunca havia tido problemas que exigissem formatação) e nenhum disco rígido para backup, perdi todos os arquivos.
Formatei o bendito HD, mas desta vez particionei os 120GB em 85, 30 e 5. E instalei o WinXP na partição de 85GB.
Semestre passado tive uma cadeira de S.O. na faculdade, onde estudei a parte teórica do assunto. Alguns exemplos eram passados para nós com a distro Kurumin. Finalmente acabei me interessando pelo Linux e quero instalar o Ubuntu na minha partição de 30GB para ver como é, se eu gostar mudo de vez de S.O.
Finalmente as minhas dúvidas:

1° - Para instalar o Ubuntu, já vi usuários que tiveram problemas com o reconhecimento de partições e tiveram que formatar o HD inteiro. Isso é realmente necessário?
2° - Depois que eu instalar o Ubuntu eu poderei ver/modificar/utilizar arquivos da partição em que tenho o WinXP instalado? E da partição de 5GB sem S.O.?
3° - Há algum sistema de arquivos específico para que eu possa acessar tanto do Linux quanto do Winxp uma partição com músicas por exemplo?

O meu principal objetivo é: Ler/escrever (tanto com o Ubuntu quanto com o WinXP) numa partição comum, sem S.O.. Para que eu possa ouvir minhas músicas, abrir fotos, editar docs... com os 2 S.O. até que eu me adapte ao Ubuntu e finalmente exclua o win.

Se alguém puder me ajudar agradeço muito.
:)

Lex Luthor

dupont,

1) Nunca tive problemas de instalação em diversas partições. Acabei de instalar em um HD SATA de 250 Gigas, uma minúscula partição de XP e o resto inteiro o Ubuntu, como meu principal.. tudo normal... só tome cuidado para não mandar fazer aquele particionamento assistido, que ele apaga tudo mesmo. Tem que particionar manualmente, que como seu HD já está particionado, é só escolher a partição de 30Gb.

2) Você poderá ver os arquivos do XP, pode configurar para escrever também, mas não é aconselhável, pode dar pepino. Mas ver normalmente. No Ruindows tem um aplicativo também que você pode recuperar qualquer arquivo na partição do Ubuntu, mas é lento pacas, parece download da net... é ext2explorer se não me engano.

3) FAT32. Usando este você perde um pouco de espaço, estabilidade e segurança, mas pode acessar dos dois tranquilamente.

Para ler as músicas e ver fotos, você pode deixar tudo na partição XP mesmo, e acessar normalmente pelo Ubuntu, só não podendo editar. Já edição, pode deixar na partição FAT32, mas tire sempre uma cópia de segurança na partição do Ruindows (desde que esta seja NTFS, é claro).

Abraços...
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

Versuri

Dupont, seja bemvindo. Vamos as suas perguntas.

1° - Para instalar o Ubuntu, já vi usuários que tiveram problemas com o reconhecimento de partições e tiveram que formatar o HD inteiro. Isso é realmente necessário?
É muito raro isso acontecer.
Basta colocar o Live CD do Ubuntu e no momento da instalação escolher Manual, vai abrir o GParted, selecione a partição de 30Gb, altere o mountpoint para "/" e peça para formatar em EXT3.
Nota: O linux necessita de uma partição swap de 2 vezes a sua memória RAM mas no máximo de 1Gb. Crie esta partição com o próprio GParted no final do disco pois a leitura é mais rápida.

2° - Depois que eu instalar o Ubuntu eu poderei ver/modificar/utilizar arquivos da partição em que tenho o WinXP instalado? E da partição de 5GB sem S.O.?
A vizualização é possível e independe do formato da gravação.
Nas partições que forem em FAT32 o linux consegue alterar, gravar sem problemas.
Para as partições em NTFS é necessário a instalação do NTFS-3g para poder gravar e alterar.

3° - Há algum sistema de arquivos específico para que eu possa acessar tanto do Linux quanto do Winxp uma partição com músicas por exemplo?
O WXP não reconhece a partição EXT3 (Linux), então é melhor deixar em FAT32 ou NTFS pois assim tanto o Linux como o WXP conseguirão ler, gravar, editar, etc.

Em caso de dúvidas é só postar

pinduvoz

Se vc. instalar o Ubuntu com o XP já instalado, ele vai reconhecer e montar todas as partições do seu HD e vc. vai poder acessa-las normalmente, só que para NTFS, padrão do XP, o acesso será só leitura.

Para escrever em partições Windows formatadas em NTFS é só usar o Automatix (procure sobre ele aqui no Fórum ou em www.getautomatix.com) para instalar o suporte (o citado NTFS-3G). O processo de instalação pelo Automatix e automatizado, ou seja, vc. não vai precisar da temida "tela preta" (o terminal ou console), sendo certo, também, que o risco citado é pequeno em face do atual estágio de desenvolvimento do NTFS-3G.

O Ubuntu vai reconhecer as partições, como dito acima, mas vc. vai ter que reformatar uma delas para instalar (prefira o formato ext3).

Meu conselho: passe todos os seus arquivos para a partição maior (a de 85), exclua as demais (30) e (5) e crie uma de 10 para o Ubuntu, uma de swap com o tamanho igual ao dobro da sua RAM (no máximo 1GB) e use o espaço restante para criar uma partição de dados para os dois sistemas, que pode ser formatada em FAT32.

Procure ler os tópicos sobre instalação e particionamento para fazer isso.

No mais, bem-vindo ao Linux e ao Ubuntu.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

dupont

Obrigado a todos pela ajuda.
Tenho mais uma pergunta: Há alguma maneira de diminuir a partição de 85GB do WinXP sem ter que formata-la e de modo seguro?

Versuri

Citação de: dupont online 01 de Agosto de 2007, 17:54
Obrigado a todos pela ajuda.
Tenho mais uma pergunta: Há alguma maneira de diminuir a partição de 85GB do WinXP sem ter que formata-la e de modo seguro?

Desfragmente a partição Windows e pelo GParted, no cd do Ubuntu, vc pode diminuir sem problemas.