Rede ponto a ponto Win XP - Ubuntu 7.04

Iniciado por alexrodrigues43, 31 de Julho de 2007, 19:28

tópico anterior - próximo tópico

alexrodrigues43

Bom dia a todos.

Antes de colocar a minha dúvida queria dar os parabéns a todos do Fórum, excelente trabalho.
Eu segui todas as dicas antes de postar essa dúvida e realmente não consegui achar o que fazer.
Meu caso é o seguinte:
Eu tenho um pc com Win XP SP2 ligado no Net Vírtua com o modem Motorola. A internet é partilhada por esse pc com um PC com Ubuntu 7.04. Até aí eu não tive problemas. Mas tenho um problema de partilhar arquivos e uma impressora Epson CX 4700. O meu problema, para resumir, é partilhar um HD no Ubuntu formatado em NTFS na rede Windows ligada com cabo crossover, partilhando algumas pastas nessa rede e acessar a impressora multifuncional através do Win XP com o Ubuntu.
Preciso que o Windows veja e acesse os arquivos no disco do Ubuntu e que o Ubuntu consiga imprimir na impressora, pela rede.

Se alguém poder me ajudar eu agradeço demais.

Eu tenho um blog, chamado Olá Ubuntu, que é feito para ajudar da melhor maneira os iniciantes em Ubuntu e gostaria de postar a solução para esse caso lá, pois muitas pessoas me perguntam isso e eu realmente nunca consegui resolver e nem achar nada que fosse de fácil assimilação para pessoas como eu e meus leitores: iniciantes em Ubuntu e Linux, com conhecimento de Windows e nenhum conhecimento de rede.

Muito Obrigado a todos.

Alex Rodrigues

VB5

Alex, vejamos se entendi bem:

O meu problema, para resumir, é partilhar um HD no Ubuntu formatado em NTFS na rede Windows ligada com cabo crossover, partilhando algumas pastas nessa rede e acessar a impressora multifuncional através do Win XP com o Ubuntu.
Preciso que o Windows veja e acesse os arquivos no disco do Ubuntu e que o Ubuntu consiga imprimir na impressora, pela rede.

Não entendi a parte do "HD no Ubuntu formatado em NTFS"... ???  Já montei redes onde a impressora está numa máquina Ubuntu e outras , numa máquina Ubuntu.  Fazer com que máquinas Windows "enxerguem" pastas em máquinas Ubuntu também é possível, assim como o contrário.

Você poderia esclarecer melhor a sua rede e qual é o problema que encontra?

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

alexrodrigues43

Deixa eu me explicar melhor...
Eu tenho na máquina Ubuntu dois HDs.. um partilhado com o XP e um segundo hd grande (160gb) que eu guardo arquivos, esse segundo hd está formatado em ntfs, nele tenho os arquivos que os dois pcs compartilhariam. Tenho nele meus arquivos de trabalho e etc.
E nesse disco que tenho as pastas que precisam ser enxergadas na rede, pelo pc que usa Windows e que tem a impressora instalada nele.

Consegui ser claro??

Alex Rodrigues

ps: obrigado pelo seu tempo e ajuda.

VB5

Vejamos... na máquina 2 ( vou chamar assim) há um HD que contém o XP e o Ubuntu, e outro maior que não tem sistema, apenas arquivos, formatado em NTFS, certo?
Se é isso, a máquina 1 ( que recebe a conexão Virtua), e que roda XP em NTFS, deve enxergar sem problema algum a partição XP no HD menor da máquina 2, bem como todo o HD maior dessa máquina. Por definição, a máquna 1 não "veria" a partição Ubuntu na máquina 2.
Já a impressora está conectada na máquina 1 e deve poder ser utilizada pela máquina 2, tanto pelo XP quanto pelo Ubuntu, correto?...

Se estou acompanhando certo, confirme por favor; aí vamos poder definir melhor o problema.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

alexrodrigues43

Exatamente. Mas tem um detalhe. A máquina 1 não enxerga nada da máquina 2 quando estou no Ubuntu, nem o disco menor com o sistema e nem o disco maior com os arquivos. E aí é que eu não entendo.
Mas o resto está correto, é exatamente isso.

Alex

VB5

Citação de: alexrodrigues43 online 31 de Julho de 2007, 21:01
Exatamente. Mas tem um detalhe. A máquina 1 não enxerga nada da máquina 2 quando estou no Ubuntu, nem o disco menor com o sistema e nem o disco maior com os arquivos. E aí é que eu não entendo.
Mas o resto está correto, é exatamente isso.

Alex

Se a máquina 1 roda apenas XP, ela *tem* que enxergar na máquina 2 a partição XP desta - estou supondo que esta última tem pastas compartilhadas, e que o compartilhamento em Windows está ativado em ambas. Da mesma forma, já que o disco maior está também em NTFS, se ele tem pastas compartilhadas deve ser visto pelo XP da máquina 1 - * DESDE* que esta última esteja rodando XP...

Entretanto, pelo que li acima a máquina 1 também tem o Ubuntu, e é este que não consegue "ver"as partições XP e de arquivos da máquina 2. Isto é normal, se estas partições não houverem sido montadas no Ubuntu. se este é ocaso, a solução é muito fácil. Antes de continuarmos, por favor confirme: não quero passar indicações erradas que piorem o problema!...  ;)

VB5

alexrodrigues43

A máquina 1 tem Ubuntu também mas ele está normal, lê e grava nos dois discos. O meu problema é quando a máquina 1 (que tem XP e está com o virtua e a impressora) está no Windows.
O meu problema todo é fazer a máquina 1 ver, ler e gravar nas pastas da máquina 2 (quando está no Ubuntu, ou seja, 99% do tempo). Se a máquina 1 está no WinXP e a 2 no Ubuntu só a conexão a internet funciona. A rede não aparece quando procuro por ela em rede no Ubuntu e nem a máquina 2 aparece para a maquina 1.

alexrodrigues43

Eu tive uma idéia..
Vou fazer um diagrama da rede como está e posto aqui.
Fica mais fácil para eu explicar. Acho que estou mais te confundindo do que esclarecendo.

VB5

Boa idéia, Alex!... mas desde já, acho que o caso é que você tem que compartilhar as pastas que deseja na partição Ubuntu da máquina 2 e certificar-se que o Ubuntu desta está configurado de modo a poder ser "visto" pelo Windows. Da impressora, falamos em seguida... fico aguardando!

VB5