Ubuntu em Notebook conectado a rede na empresa e em casa

Iniciado por AquaMan, 29 de Agosto de 2007, 16:03

tópico anterior - próximo tópico

AquaMan

Trabalho num cliente que tem uma rede Win NT. Estou pensando em comprar um notebook (Amazon PC, que já vi aqui ser totalmente compatível com Ubuntu) e passar a usá-lo tanto no cliente como em casa (em casa eu o conectaria no Velox, ou ainda, numa rede caseira cujo desktop é a ponte para o Velox).

Já estive pesquisando aqui no cliente e os caras que conectam os notebooks dos consultores na rede não entendem de Linux. A rede na empresa não seria wireless (apesar até de existir, mas pretendo usar o cabo, é mais rápido).

Minhas dúvidas são:

1. É trivial num notebook com Ubuntu (7.04) configurá-lo e conectá-lo à uma rede coorporativa Windows? Não quero criar impecilhos aqui e gostaria de já abordar a equipe técnica com algumas diretivas no Ubuntu para criar esta conexão.

2. Posso ter este mesmo notebook com 2 usuários que se conectam em redes diferentes (um usuário do cliente que se conecta na rede Windows NT; outro usuário em casa, conectado ao Velox ou à rede caseira)?

3. Caso a pergunta 2 tenha resposta positiva, bastaria eu alternar o usuário na hora do login, que um teria um perfil e outro, automaticamente, o outro perfil de rede (e consequentemente, configurações diferentes de desktop, etc)?

4. Pode acontecer de a rede Windows do cliente não reconhecer um notebook com Ubuntu? Teria que fazer algum setup na rede Windows pra isso? (isso seria chato, pois a idéia não é mexer na rede da empresa em uma particularidade só por minha causa)

Desculpem a total ignorância, mas entendo pouco ou quase nada de rede como vocês podem ver, e pra piorar, ainda sou novato no Ubuntu. Já fiz uma pesquisa aqui no forum sobre "rede empresa notebook" e não encontrei respostas para estas dúvidas.

Qualquer ajuda é bem-vinda, obrigado.

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

pinduvoz

Se vc. estiver usando DHCP (fornecido pela rede, obviamente), pode conectar com cabo onde vc. quiser. Ao contrário do Windows (que exige configuração) o Linux conecta via DHCP "out of the box". Basta, portanto, plugar o cabo  :D. E eu disse Linux e não Ubuntu porque isso ocorreu com todas as distros que eu testei (Mandriva, Open Suse, Fedora, Kurumin, *buntu (U,K e X), Debian 3 e 4, DebianBR-CDD, Elive, Linux Mint, DreamLinux, Big Linux, Resulinux, AntiX Mepis, Ark Linux, Knoppix, Slax, Puppy Linux e DSL, se é que eu não esqueci de alguma).

Em suma, com o DHCP habilitado na rede, a conexão é a maior moleza. Já o acesso à intranet do seu cliente vai depender da configuração do samba, o que também não é nenhum bicho-de-sete-cabeças.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

AquaMan

pinduvoz,
sim, é DHCP. Então parece bem simples. E entedi que isso responde às minhas perguntas 1 e 4. Agora, quanto ao Samba, acredito que ele mostre caixas de diálogo que sejam de entendimento "universais" para quem mexe com redes (o que não é o meu caso).

Mas e quanto ao fato de se ter que ter 2 usuários, com 2 configurações de rede diferentes? Pelo menos é assim que acontece no XP atualmente: existe um usuário específico para a rede do cliente e outro para a rede do escritório da minha empresa.

Valeu pela ajuda!
Aquele abraço.

pinduvoz

Vc. pode usar apenas um usuário Ubuntu (para a Internet, via DHCP, nas duas redes) e mais de um usuário Samba (para as intranets, ou seja, a sua rede e a da empresa). E isso só é necessário para o controle de acesso via "user" (com senha), não sendo necessário para o controle de acesso via "share" (sem senha, padrão do XP).

Em suma, um mesmo usuário Ubuntu acessa as pastas compartilhadas pelo Samba como usuários distintos, adicionado ao sistema (sem login nele e sem pasta home) e escolhido no login para cada pasta compartilhada (e o "user" e a senha podem ser "salvos" para cada pasta, tipo "remember me").

Procure no site do Morimoto e vc. vai encontrar tutoriais bem completos sobre o Samba.

[]s.

AquaMan

pinduvoz,
acho que sambei nessa... Brincadeira.
:)

Eu acho que entendi sua explicação, mas nem tanto. Por força do hábito, acho que erradamente estou tentando fazer uma comparação com o Windows, onde ao ligar o notebook tenho uma tela de login que informo um usuário ou outro dependendo da rede a qual estou conectado.

Aqui no cliente tenho que entrar com o login que o cliente definiu pra mim, do domínio também pré-definido. Quando estou no escritório da minha empresa, como mesmo notebook, ao receber a tela de login tenho que escolher um outro usuário/domínio para entrar na rede de lá.

Pelo que entendi que você disse, no Ubuntu eu teria apenas 1 usuário, e no Samba eu definiria, dependendo do ambiente em que eu estivesse, qual usuário de rede eu estou querendo usar no momento. É isso? Então, além o usuário do notebook, pelo Samba eu vou ter 2 configurações de usuários de rede.

Me parece lógico, apesar de eu não entender de rede, e muito menos do Samba. E dessa forma, é realmente diferente da abordagem do Windows.

Meu entendimento está correto?

Valeu pela ajuda!
Abs!

pinduvoz

Achei nos meus favoritos este:

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/configurando-servidor-samba/

Ele é bem completo.

Ah, e a explicação tem mais a ver com o cadastro do usuário na rede (servidor) e não com o acesso (cliente), já que o último pode ser definido no prompt de login do compartilhamento.

Em suma, subindo o cliente Samba, se vc. tiver os dados para o login (usuário e senha) pode acessar diretamente os compartilhamentos.