Configuração Servidor

Iniciado por derekbsb, 10 de Abril de 2008, 17:55

tópico anterior - próximo tópico

derekbsb

Olá pesoal,estou com um problema fiz a instalação de um servidor web,já está quase tudo configurado falta o compartilhamento com o windows,pois tenho um hd que foi separado dentro deste servidor para ser de teste.Pois bem quero fazer um compartilhamento para que toda a rede (windows)acesse ele e faça as modificações nos arquivos que iremos criar nele.Quando tento modificar como root o dono deste compartilhamento que se encontra em /media/hd ele não da nenhuma opção de escrita.Já fiz muitos tipos de configurações no samba,mas até agora nada alguém pode me ajudar?
O sistema é ubuntu server.
Valeu

ricardofantin

System > Administration > Shared Folders
ou digite shares-admin no terminal.É uma interface gráfica bem fácil de usar.

Para configurar alguma partição para escrita você tem que editar o arquivo /etc/fstab
Eu tenho uma partição em fat32 que esta configurada assim no meu fstab

# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>

# /dev/sda6
UUID=46D9-A084  /media/sda6     vfat    defaults,utf8,umask=007,gid=46 0       1

Veja o tipo de sistema de arquivos que você esta utilizando e poste aqui. (deve ser ext2,ext3,reserfs,fat32 ou ntfs)

Para dar o problema de não vir abilitado a possibilidade de escrita deve ser o ntfs que é padrão do windows, se for esse, pesquise no fórum que existem diversos tutoriais.