Wine, e agora?

Iniciado por Eunir Augusto, 21 de Julho de 2007, 11:28

tópico anterior - próximo tópico

Eunir Augusto

Bom dia, nobres colegas do forum

Sei que existem vários tutoriais falando sobre o Wine no Forum. Li vários deles e tentei varias formas, mas não obtive exito.

Serei breve: Tem um jogo do Fifa, versão 99 (antigo, mas é o que roda no meu PIII 500  ;)) que gostaria de jogar no Ubuntu.

Fui em Aplicações -> Adicionar/Remover e instalei o Wine. Depois, fui no Terminal e alterei, de Ntfs, para Win98, que é o SO para o qual o Fifa 99 foi projetado.

Tentei instalar e deu erro, tanto no terminal, quanto pelo File Manegement do Wine.

Minha pergunta a vcs é: e agora?  :-\

Muito obrigado, amigos, e desculpem-me a criação de mais um tópico sobre o assunto, mas acho que dessa forma ajuda os "iniciantes em Wine", como eu  ;)

[ ]s a todos
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Fernando Rodrigues

Cara,
eu venho tentando utilizar o wine, mas também encaro vários desafios....
Por exemplo: Eu tenho o Autocad 2002 e to tentando instalar no linux, através do wine, mas utilizando os tutoriais padrões (Frank Corner, winehd,etc...) não consigo de jeito nenhum.
Consegui rodar o Autocad2002 copiando toda a pasta windows que está na partição do windows e substitui a pasta que vem no diretório /.wine/drive_c/
Faz o seguinte, instala o wine, depois instala o fifa99 e depois roda pelo terminal o fifa99 (wine .fifa99.exe)
Com isso, você consegue ver quais as .dlls que o fifa99 pede e copia pra pasta /windows/system32/ do /.wine!

Ao meu ver o wine ainda está muito cru. Mas, na medida em que utilizamos os softwares e vamos dando o "jeitinho" pra fazer funcionar, e dando esse feedback para os desenvolvedores, o wine tem tudo pra dar certo!
sds

arlei

Amigos,

não uso o wine, mais como sou colunista e sempre acompanho as publicações do nosso Planeta Ubuntu Brasil vi este post do CypherBIOS que espero lhes ser útil.

http://planeta.ubuntubrasil.org/post/2102

T+
Arlei

Eunir Augusto

Mestre Arlei! Tudo bem?

O Wine-doors, pelo que li, já possui os aplicativos pré-selecionados para ele  :-\

De qualquer forma, vlw pela dica (fiz algumas alterações na documentação, na guia aplicativos, e vou fazer nas demais, menos na escritorio, que está completissima - depois da uma olhada la ;))

Citação de: Fernando Rodrigues online 21 de Julho de 2007, 11:39

Faz o seguinte, instala o wine, depois instala o fifa99 e depois roda pelo terminal o fifa99 (wine .fifa99.exe)

Fernando, obrigado pela dica. A questão é: o Fifa 99 inicia a instalação por um arquivo autorun.exe, que joga pra outro arquivo dentro do cd que não se chama setup.exe (e eu ainda nao sei qual é), entendeu? Nesse ponto que ocorre o erro. Com relação ao Wine, eu já consegui executar o Picasa do Google redondinho e atualizado, emulado pelo Wine. O Fifa 99 que tá "dando zebra".

Conseguindo superar esta etapa, seguirei tuas dicas ;) Obrigado pela tua atenção.

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Eunir Augusto

Consegui um avanço  ;)

Agora ele apenas diz para colocar o cd  :-\

Não deu pra ver as dlls O que eu faço agora?

Obrigado. [ ]s

Eunir Augusto

Enqto não surgiram respostas, e eu queria jogar meu Fifa 99, acabei voltando pro Dual Boot. Rodei ele certinho pelo Wine, no Big Linux, mas ficou dando lag. No Janelas XP roda igual a uma bala.

Obrigado pela boa vontade de vcs, amigos. [ ]s

Walkir

Mmm... amigo, você jah tentou fazer uma máquina virtual com o virtual box e tentar rodar o jogo? Eu sei que é chato e você acaba instalando o windows de qulaquer forma, mas foi uma forma que encontrei de rodar o age of empires II redondinho^^
Isso se vc tiver memória claro, pois é um recurso que pede^^
Vê aí se funcina pra você^^

Um abraço^^
E eis que bem no fim finalmente haverá o final^^

Eunir Augusto

Citação de: Walkir online 23 de Julho de 2007, 21:39

Isso se vc tiver memória claro

obrigado Walkir, mas meu pc nao tem memoria... tem apenas uma "vaga lembrança"   ;D

vlw pela dica

[ ]s

samuelbh

Eunir, entra no meu blog que está na minha assinatura (freesamuelbh) e olha lá um post que eu pus sobre configurar o Wine para rodar melhor programas Windows. Nao copio e colo aqui pois onde trabalho tá bloqueado meu blog. Pra mim melhorou.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Eunir Augusto

Grande Samuel. Bom tutorial este que vc colocou em teu blog, hein?

Qdo chegar em casa testo  ;)

Muito obrigado. Saudações jurassicas. [ ]s

----------------------------
Editado: Segui os passos do tutorial no blog e não deu certo, grande SamuelBH. Não sei o que pode ser. Obrigado, amigo.

Fernando Rodrigues

Só estou na espectativa de funcionar pra você, Eunir!! eheheh
To querendo muito fazer o AutoCad2002 funcionar aqui e, talvez a sua solução seja a minha também! :-)
Grande abraço

Eunir Augusto

Salve, Fernando! Saudações, amigo!

Tenta o tutorial do nosso colega Samuel_BH, que está muito bem explicado:

O melhor tutorial que eu já li sobre Wine

Muito bem explicado, e o Samuel_BH está de parabens pela postagem

Eu particularmente não estou com tempo nessas semanas para me dedicar à descoberta da solução, pois estou até o pescoço no serviço e na facul, e estou batalhando com uma placa Trident Blade 3D que, pra quem acompanha minhas postagens, está ficando tao classica qto as Nvidias, de tanto que estou pedindo socorro pra ela  ;D

Resolvendo minha "placa-barbante" de video, vou batalhar com o Wine de novo, afinal, temos que ir "por partes", de acordo com o Jack (back to 80 hehe)

Boa sorte, garoto! Qquer coisa pode contar comigo.

[ ]s