Sem Som

Iniciado por Nelson Quintanilha, 20 de Julho de 2007, 16:08

tópico anterior - próximo tópico

Nelson Quintanilha

Intalei o UBUNTU e estou sem som, só toca a musica de abertura e encerramento.
Minha placa é Asus.
já li bastante no fórum e não entendi nadica de nada.  O que devo fazer?
Só não vale mandar eu retornar para o windows, he,he,he...

Darcamo

Muito estranho, já que você escuta som na inicialização.

Tenta digitar em um terminal
sudo adduser seu_usuario audio

velox256

Vai em Sistema/Preferências/Som, escolha OSS pra tudo e em cada um deles clique no botão Testar. Se tiver som, mantenha essa configuração e clique em OK; se não tiver, teste as outras opções como Alsa, ESD e tal, sempre clicando em Testar para ver se tem som. Depois vá em Seletor de Sistemas Multimídia e coloque em Áudio o mesmo que vc encontrou nas Preferências de Som, ou seja, se estava tudo em OSS, coloque aqui também em OSS e reinicie a máquina.
Não esqueça de também colocar nos programas de som e vídeo a mesma saída que vc escolheu (ou funcionou) para o seu sistema. Tive esse mesmo problema e resolvi assim.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Nelson Quintanilha

Olá Darcamo, obrigado pelo apoio.
A resposta que obtive no terminal foi...
adduser: O usuário `seu_usuario' não existe.

Nelson Quintanilha

Olá /velox256, obrigado pelo apoio.
Entrei nas preferências do som, resolvi testar o som como estava. Obtive resultados sonoros em todos eles, não havia mudado nada e estava funcionando, coloquei então uma mp3 para rodar e ele começou a rodar baixo, quando aumentei o volume o som parou, do nada, como havia voltado.
Voltei para as preferências do som mudei conforme orientação e não obtive mais nenhum resultado sonoro.

Darcamo

"seu_usuario" na verdade deveria ser substituído pelo nome de usuário com o qual você loga no Ubuntu.

Mas se você escutou som alguma vez depois de logar então não precisa usar essa solução que eu disse.

Explicação:
Para ter permissão para acessar a placa de som é necessário que seu usuário faça parte do grupo audio. Normalmente isso já é o padrão no ubuntu, mas já presenciei casos em que por algum um usuário não fazia parte do grupo audio e portanto não podia usar a placa de som. Esse comando que passei serve para adicionar um usuário no grupo audio. No sentanto se você já escutou som alguma vez com o seu usuário então o problema deve ser outra coisa.