[Resolvido] Usar o microfone no Ubuntu 6.06 LTS

Iniciado por Maurício Mendes, 15 de Julho de 2007, 19:21

tópico anterior - próximo tópico

Maurício Mendes

Boa noite pessoal,
Há pouco tempo consegui resolver um problema de som aqui no forum, graças ao Mythus que teve uma paciência de enorme comigo, acontece que tento gravar com o Sound Recorder, abro o mesmo aciono gravar falo frases de teste  e tento ouvir e não tem som , bom fui no terminal e digitei o comando alsamixer e fiz o seguinte:
- Em microfone tirei do mudo e coloquei em 87% da captação.
- Em Capture coloquei em 80% da captação.
Tento gravar e novamente sem som, o que estou fazendo (não fazendo) de errado?
O que estou deixando de fazer?
A configuração do micro é a seguinte:
Dual boot win XP / Ubuntu 6.06 LTS
Pentiun IV, HD Samsung 80GB, Placa Offboard ASUS P5VDC-X, Placa NVIDIA GeFORÇE FX 5200 256 MB, memória RAM 512 DDR, Gravadora DVD/CD LG,
Monitor LCD 15" Samsung

Ubuntu 12.04  Processador Pentiun IV, Dois HD'S Samsung 80GB e 500GB, Placa Mãe Gigabyte G31M-ES2C, memória RAM 3 GB, Gravadora DVD-R LG

hugleo

Instala o programa audacity.

Depois abra ele. Irá aparecer o botão vermelho, verde, etc. Logo abaixo aparece um pequeno ícone de som e microfone, aumente o volume do microfone por ele e faça uma gravação.
Se não funcionar, na hora do boot sellecione o kernel que loga como root e digite startx, depois abra o audacity e faça os mesmos passos e veja se funciona.

;-)

Mythus

Oi Maurício!

Você consegue ouvir você falando mas não consegue gravar? é isso?

Se você não conseguir nem sequer ouvir o som do microfone é bom pelo menos ligar o retorno. Talvez no ambiente gráfico seja mais intuitivo:

Dê dois cliques no alto-falante e habilite o microfone na aba de playback e nas chaves, se não estiver aparecendo esses controles, clique em editar > preferências, e habilite esses controles (e todos os demais que você queira). Em Opções, certifique-se que o microfone está escolhido corretamente e no modo independente.

Boa sorte!
Abraços,

Maurício Mendes

Citação de: Mythus online 15 de Julho de 2007, 23:26
Oi Maurício!

Você consegue ouvir você falando mas não consegue gravar? é isso?

Se você não conseguir nem sequer ouvir o som do microfone é bom pelo menos ligar o retorno. Talvez no ambiente gráfico seja mais intuitivo:

Dê dois cliques no alto-falante e habilite o microfone na aba de playback e nas chaves, se não estiver aparecendo esses controles, clique em editar > preferências, e habilite esses controles (e todos os demais que você queira). Em Opções, certifique-se que o microfone está escolhido corretamente e no modo independente.

Boa sorte!

Não Mestre, eu não ouço nada, o microfone está habilitado mas como é esse modo independente? Me desculpe mestre. Também instalei o Audacity e quando tento gravar algo só o silêncio e depois coloco para reproduzir e fica aquele zumbido de novo, aí tenho que reconfigurar pelo alsamixer para sumir o ruído, e a propósito já desinstalei.

Ubuntu 12.04  Processador Pentiun IV, Dois HD'S Samsung 80GB e 500GB, Placa Mãe Gigabyte G31M-ES2C, memória RAM 3 GB, Gravadora DVD-R LG

Mythus

O Controle do Alsa no ambiente gráfico é feito pelo gnome de forma a "poupar" o usuário com detalhes menores, assim, nem tudo aparece lá, mas se você for em Editar > Preferências vai abrir uma janela e basta batilitar os itens que ele aparecerão junto com os demais controles. Os nomes podem variar porque são lidos diretamente do chipset da sua placa.

Aqui são:
Surround Jack Mode (deve ser colocado como "independent" e não como "shared")
Mic Select (no meu caso o 1)
Microphone Capture (marcado)
Mic Boost (+20 dB) (marcado se precisar)
[Reproduzir] Microfone: (habilitado com controle de volume suficientemente alto - comece com 100%, depois você abaixa o volume se estiver distorcendo)

Se você habilitar todos os itens ele ficará quase tão completo quando o alsamixer (são são tem controle numérico), mas como o seu problema é de chaves (alguma deve estar desabilitada) vai servi-lo perfeitamente.
Abraços,

Maurício Mendes

Citação de: Mythus online 16 de Julho de 2007, 09:23
O Controle do Alsa no ambiente gráfico é feito pelo gnome de forma a "poupar" o usuário com detalhes menores, assim, nem tudo aparece lá, mas se você for em Editar > Preferências vai abrir uma janela e basta batilitar os itens que ele aparecerão junto com os demais controles. Os nomes podem variar porque são lidos diretamente do chipset da sua placa.

Aqui são:
Surround Jack Mode (deve ser colocado como "independent" e não como "shared")
Mic Select (no meu caso o 1)
Microphone Capture (marcado)
Mic Boost (+20 dB) (marcado se precisar)
[Reproduzir] Microfone: (habilitado com controle de volume suficientemente alto - comece com 100%, depois você abaixa o volume se estiver distorcendo)

Se você habilitar todos os itens ele ficará quase tão completo quando o alsamixer (são são tem controle numérico), mas como o seu problema é de chaves (alguma deve estar desabilitada) vai servi-lo perfeitamente.

Boa noite Mythus,

Lá em aplicações>som & vídeo > possui dois aplicativos o Alsamixegui e o GNOME ALSA Mixer, qual deles eu uso? Desculpe a infantilidade, mas novato é assim mesmo? (ou não?) ;D  :o. Porque no Alsamixegui não achei os comandos que me postaste, e nem no GNOME ALSA Mixer, é outro aplicativo que não estou encontrando em Aplicações?

Maurício Mendes

Ah propósito, quando me postaste falando do controle do alsa, fui no Synaptic e procurei por todos os pacotes Alsa e instalei-os todos. Depois fui em PCM no Alsamixergui e coloquei o canal que estava mudo e o som continuou funcionando perfeitamente. Só falta agora fazer o microfone funcionar, já verifiquei o plugue e está conectado no seu respectivo lugar. Qual é o comando Alsa mesmo? ;D

Mythus

gnome-volume-control é o programinha. ou você clica duas vezes no alto-falante, ou executa-o no terminal.
Abraços,

andre.rodrigues

meu microfone também nao funcionava
só que depois de mto sufoco eu consegui arrumar aqui no meu pc:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,21279.0.html

bom, aparentemente só aqui resolveu
mas andei notando que isso acontece nas placas ASUS
Ubuntu 7.10 - the Gutsy Gibbon
[ ASUS A8V-X | Atlhon64 3700+ | 1gb DDR 400mhz | Radeon 9600XT | Samsung 80gb | Maxtor 30gb ]

Maurício Mendes

Boa noite andre.rodrigues,

Segui suas dicas e consegui resolver o problema, muito obrigado, e mestre Mythus, mais uma vez valeu men!! Como sempre voce é mesmo um nobre, gastando sua paciência com este ignorante. Muito obrigado e andre.rodrigues mais uma vez valeu!!

andre.rodrigues

Ubuntu 7.10 - the Gutsy Gibbon
[ ASUS A8V-X | Atlhon64 3700+ | 1gb DDR 400mhz | Radeon 9600XT | Samsung 80gb | Maxtor 30gb ]

Marcopolo

options snd-hda-intel position_fix=1 model=3stack

Aonde está escrito Intel se relaciona à placa intel?
O  chipset de áudio de minha placa (ASUS P5RD1-VM) é ULi M5461.

Será que tenho que colocar isso no lugar de intel?

Abs,

Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win11 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1
Ubuntu 24.04 LTS em um SSD Sata III com 240GB.