Microsoft patenteia um processo para "despiratear" música

Iniciado por RC2006, 17 de Julho de 2007, 10:11

tópico anterior - próximo tópico

RC2006

Por Henrique Cesar Ulbrich

A Microsoft entrou com o pedido de uma patente que se propõe a "despiratear" músicas ilegais em formato digital. O sistema detectaria a condição de "pirata" do arquivo e, depois de três audições, bloquearia acesso a ele. Ao usuário seria oferecida a opção de pagar pela obra, neutralizando o bloqueio e legalizando o arquivo.

Segundo o blog da revista Wired, a técnica usa hardware e software para evitar e mesmo reverter a condição ilegal dos arquivos de música. A Apple também tem anunciado idéias semelhantes. O sistema, baseado em hardware, seria implementado nos novos telefones celulares e tocadores de mídia como o iPod.

A tecnologia em questão, proposta pela Microsoft, permite que as pessoas troquem música entre si livremente, sem nenhuma restrição. O compartilhamento de músicas é um comportamento social já arraigado na cultura ocidental, desde a época dos discos de vinil. Ao compartilhar sua coleção musical - ou, como é chamada hoje, playlist - as pessoas acabam por estreitar laços e revelar um pouco de si à outra pessoa. Com a nova técnica da Microsoft, as pessoas podem mostrar seus gostos musicais aos amigos sem que se crie um ambiente propício à pirataria generalizada. Quanto à taxa paga à Microsoft pelo usuário pirata após a faixa ter sido bloqueada, parte dela iria para o artista. Como descrito no próprio resumo do registro da patente, com essa tecnologia "mesmo a distribuição ilegal de música pirata pode ser benéfica para o detentor do direito autoral".

http://br.tecnologia.yahoo.com/article/070717/7/1m6ha.html
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

fabiovalinhos

Este sistema só funcionaria com usuários de Mac e Win??

Se a resposta for sim, estou vendo um monte de gente correndo para o Linux.

73
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

RC2006

HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Lucas_Panurge

o negócio nem é esse, devemos parar de usar mp3 e adotar mais o ogg vorbis... quase todas as discografias q eu tenho são convertidas em ogg
gtalk: lucas.pan@gmail.com
GNU/Linux User #440333

Madrigal

Citação de: Lucas_Panurge online 17 de Julho de 2007, 12:49
o negócio nem é esse, devemos parar de usar mp3 e adotar mais o ogg vorbis... quase todas as discografias q eu tenho são convertidas em ogg

O problema é que o MP3-player, o aparelho de som e o DVD não reconhecem o ogg...

Já mandei e-mail para os fabricantes de DVD reclamando e não obtive resposta. Creio que o problema seja basicamente político, e não técnico.  :-\

celsofaf

Citação de: Madrigal online 17 de Julho de 2007, 12:56O problema é que o MP3-player, o aparelho de som e o DVD não reconhecem o ogg...

Já mandei e-mail para os fabricantes de DVD reclamando e não obtive resposta. Creio que o problema seja basicamente político, e não técnico.  :-\

Ou mesmo falta de conhecimento. Como é uma tecnologia ainda não tão difundida/conhecida/publicizada (Vorbis), é bem capaz que as pessoas-chave na cadeia de decisão deles não tenham talvez nem ouvido falar nisso. Para adicionar o suporte, bastaria um trabalho ínfimo, todos nós sabemos.

É por isso que acho importantíssimo que manifestemos nosso desejo frente aos fabricantes.
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

fabiovalinhos

Engraçado, pensei também  no ogg como saída.

MAs no artigo ele não fala que o sistema vai verificar apenas mp3. Nem fala de mp3
Pode ser que pegue ogg, mp3 e outras extensões.
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

rjbgbo

Citação de: Madrigal online 17 de Julho de 2007, 12:56
Citação de: Lucas_Panurge online 17 de Julho de 2007, 12:49

O problema é que o MP3-player, o aparelho de som e o DVD não reconhecem o ogg...

Taí um obstáculo a popularização do OGG-Vorbis :'(
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

rodox12

Quais sao as vantagens do OGG ao MP3?

O arvuivo de audio fica menor com o OGG?
Temos que fixar o bug #1.

rjbgbo

Caro, rodox12

Música ñ minha praia, mas já li em artigos que o OGG tem uma melhor qualidade de som

Achei esse site: http://www.img.lx.it.pt/~fp/cav/ano2006_2007/MEEC/Trab_24/Comparativo%20Audio.htm
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469