Wireless ubuntu 7.10 wpa não funciona

Iniciado por umbral, 19 de Outubro de 2007, 01:01

tópico anterior - próximo tópico

umbral

Blz ?
Se alguém puder me ajudar, configuro o wifi tudo corretamente, o sistema entra na internet navego normal ,mas ao reiniciar eu tenho que reconfigurar tudo de novo.
Parece que o sistema "esquece" a configuração anterior.
Esclarecendo melhor: notebook dell latitude d620
                                   placa de rede intel/pro
                                   protocolo usado wpa 2 personal
                                   roteador d-link 524
                                   ubuntu 7.10 "gusty gibbon"
Desde já obrigado.

csat

Olá

Este site abaixo te fornecerá uma boa ajuda para configuração de seu wireless.  Ele se baseia no chip de wi-fi broadcom que pode não ser o mesmo seu mas os fundamentos servirão para você encontrar o caminho.

http://www.guiadohardware.net/dicas/ativando-placas-wireless-chip-broadcom-linux.html

Boa sorte.

Csat
:D
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

umbral

Muito obrigado pela ajuda, como esta versão do ubuntu é recente poucos estão sabendo como proceder em algumas situações e eu não sou nenhum expert em linux.....
Por isso mais uma vez obrigado! ;D

csat

Eu tenho um notebook Dell 131 L e fiz da seguinte forma para funcionar meu wireless com um D-Link DI 624.  O notebook Dell 131 L usa a placa de rede wireless da Broadcom.

Incluí a instrução abaixo  no arquivo  /etc/modprobe.d/blacklist

blacklist bcm43xx

Havia feito o download anteriormente do driver da placa Broadcom que tem o nome de bcmwl5.inf

Comandei, em uma janela console terminal:

ndiswrapper -i bcmwl5.inf

Depois:

modprobe ndiswrapper  ## ativa a interface wifi no Dell ##

ndiswrapper -m

Digitei iwconfig para verificar qual a interface ativada.  Esperava wlan0 mas aparece eth1.

Em seguida editei o arquivo /etc/network/interfaces
e inclui as linhas abaixo, a partir de ### inclusao ###

auto lo
iface lo inet loopback

### inclusao ###

auto eth1  ## engraçado, ele não configura wlan0 como informado nos tutorials ##
iface eth1 inet static
address 192.168.x.xx   ## varia de 0 ate 254 no meu caso ##
netmask 255.255.255.0
wpa-driver wext
wpa-ssid minharede  ##  o nome que esta configurado no D-LINK ##
wpa-ap-scan 2
wpa-proto WPA
wpa-pairwise TKIP
wpa-group TKIP
wpa-key-mgmt WPA-PSK
wpa-psk  ## colocar aqui a chave hexadecimal gerada com o comando wpa_passphrase ##

Salvar.

O comando wpa_passphrase é:

sudo wpa_passphrase minharede chave_texto_que_será_usada_para_encriptar

Nota:  minharede é o SSID do D-link e a chave_texto  é aquela que foi usada quando configurei o uso de WPA-PSK no D-Link.  Outros roteadores wi-fi devem usar algo parecido.

A chave hexadecimal gerada foi copiada e colada no arquivo /etc/network/interfaces conforme acima explicitado.

Agora a fase que interessa para manter a placa Broadcom ativada conforme o site GuiadoHardware informa no link acima:

Criei um arquivo texto e o coloquei em /etc/rc5.d  com o nome de S99ping
Editei com os seguinte comandos, conforme a explicação do GuiadoHardware:

echo 'ping -i 15 google.com &'   ## teoricamente mantém a placa wifi ativa ##

Salvei o arquivo e mudei o atributo.

sudo chmod +x /etc/rc5.d/S99ping

Para manter a rede sempre operativa quando desligava e ligava novamente o Dell 131 L eu alterei o arquivo /etc/rc.local  com a seguinte inclusão:

modprobe ndiswrapper  ## inicializa o wifi no Dell ##
sleep 10
/etc/init.d/networking stop  ## para a rede se é que estava ativa no boot ##
sleep 5
/etc/init.d/networking start  ## re-inicializa a rede ##
sleep 5
exit 0

Pode ser que haja forma diferente e melhor, mais otimizada, mas esse caminho deu certo para o meu conjunto instalado.

Ubuntu 7.10, Dell 131 L, D-Link Di-624 funcionando a contento com wireless.

Csat (Ubuntu 8.04)

csat

Ops...

Melhor dizendo, no lugar de:

echo 'ping -i 15 google.com &'   ## teoricamente mantém a placa wifi ativa ##

fica melhor:

ping -i  5 google.com &   ## teoricamente mantém a placa wifi ativa ##

NOTAS:

O arquivo salvo não tem o comando "echo" e muito menos os plics "´";

Diminui o tempo de ping de 15 para 5 porque estava muito alto o intervalo e o "bug" da placa fazia com que a rede ficasse inoperante.  Com o número 5 acabou o problema de vez até que saia um "fix" alternativo.
Csat (Ubuntu 8.04)

umbral

Realizando a configuração "na mão" como vc explicou  eu tenho que ativar a rede e pedir para procurar... esperar e ela fica ativa depois de uns 2 minutos, mas fica lenta, se eu manter tudo como estava na hora da instalação, eu somente redigito a senha em rede e conecta com velocidade (desculpe mas eu esqueci, a minha placa de rede foi ativada pelo gerenciador de drivers restritos)

Muito bem a placa fica ativa e funciona perfeitamente, mas a configuração da senha em protocolo wpa 2 personal não se fixa na configuração, ou seja a senha deve ser  colocada toda vez que reinicia o notebook .

Resumo, configurando na mão fica lento e eu preciso reativar a rede manualmente, deixando como antes eu somente preciso por a senha toda vez que eu quero me conectar.... talvez precisamos esperar por um "fix" deste bug mesmo.

Obrigado de novo e abraço

csat

Cá para nós, em outra partição com o openSUSE 10.3 também tenho que selecionar qual rede wi-fi que quero conectar toda vez que dou boot no notebook.  O esperado seria que o notebook entrasse automaticamente na rede wi-fi de maior sinal ou então aquela previamente configurada.  Na minha localidade aparecem cerca de 15 sinais de wi-fi além do meu SSID...  ;D

Cada versão de Linux tem seus particulares, ainda.  ???
Csat (Ubuntu 8.04)