Novo formato do MS WORD (.docx) é cópia do .odf?

Iniciado por cyberlion, 05 de Julho de 2007, 23:04

tópico anterior - próximo tópico

cyberlion

Amigos, essa semana um amigo veio aqui em casa e eu estava (pra variar) mostrando algumas maravilhas do Ubuntu e SL em geral. Então ele perguntou: "e quanto aos periféricos? USB... reconhece?" Eu prontamente pedi o pendrive dele e conectei ao meu CPU, ele ficou entusiasmado com a velocidade de reconhecimento e etc.

Bem, vamos ao ponto: no pendrive dele tinha alguns arquivos do Word 2007 que ele usa na máquina dele. O Ubuntu reconheceu eles como arquivos compactados, e eu resolvi abrir (não custa nada testar :D). Pra minha surpresa ele abriu e fiquei ainda mais surpreso ao ver arquivos .xml acompanhados de pastas com as imagens e outros arquivos .xml dentro. Comentei com meu amigo, abri também um arquivo .odt e mostrei a semelhança. Tentamos abrir um documento .doc, mas o mesmo não aconteceu - o que prova que essa estrutura é nova nos formatos da microsoft.

Fica a questão: a microsoft imitou o .odf e não anunciou?
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

Tota

Infelizmente não copiou. Como tudo da Microsoft, ela criou um padrão próprio.

Mas o caminho é este mesmo. Quem receber um arquivo em .docx e não souber como abri-lo é so renomear para .zip e os xml estarão todos lá para leitura. ( Os .docx utilizam parte do algoritmo de compressão do PKZIP )

Já existem milhares de artigos na Net debatendo o caso. Os .docx são um caso de padrão livre mas proprietário.... Só a Microsoft.....

samuelbh

Citação de: Tota online 05 de Julho de 2007, 23:43
Infelizmente não copiou. Como tudo da Microsoft, ela criou um padrão próprio.

Com certeza copiou de algum lugar. A Microsoft nunca cria nada, só copia. Ela é mestre em fazer isso.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Eunir Augusto

Citação de: Tota online 05 de Julho de 2007, 23:43

Quem receber um arquivo em .docx e não souber como abri-lo é so renomear para .zip e os xml estarão todos lá para leitura. ( Os .docx utilizam parte do algoritmo de compressão do PKZIP )

Opa, tive um probleminha esta semana, por causa de um arquivo *.pptx que um aluno trouxe para a escola, que não abriu no Power Point XP. Provavelmente é isso. Não sabia. Tentei renomeá-lo para *.ppt e não deu certo.

O correto é renomear o arquivo *.pptx para *.zip e descompactá-lo, normalmente?

Grato nomavente a ti, mestre Tota  ;) [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Polaco

Ela pode ter copiado a idéia básica, de estruturação do arquivo compactado, mas com certeza, ODF e DOCX são imcompatíveis entre si.  :(
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Tota

Citação de: Eunir Augusto online 06 de Julho de 2007, 14:12

Opa, tive um probleminha esta semana, por causa de um arquivo *.pptx que um aluno trouxe para a escola, que não abriu no Power Point XP. Provavelmente é isso. Não sabia. Tentei renomeá-lo para *.ppt e não deu certo.

O correto é renomear o arquivo *.pptx para *.zip e descompactá-lo, normalmente?

Grato nomavente a ti, mestre Tota  ;) [ ]s

O pptx eu tentei. Renomeado para zip abre na boa, mas depois é o problema. Não rolou nadinha.

O que é:
http://www.convert-extensions.com/format/PPTX-Power-Point-Microsoft-Office-Open-XML-Format-Presentation.html

Como abrir:
http://listas.interlegis.gov.br/pipermail/gitec/2007-June/009146.html

Diversão:
http://omeublog.net/index.php?title=ha_quem_nao_queira_ou_nao_consiga_ver&more=1&c=1&também=1&pb=1

Abraços a todos os dinos e a todos do Forum

Eunir Augusto

Nossa. Entao esses arquivos *.???x são do MSOffice 2015? rsrs

digo *.???x por citarmos aqui os tipos *.docx e *.pptx

"No problem": rapidinho a equipe do o super competente cria algum "plugin" pra ler isso. Se brincar, os meninos do BR-Office fazem antes, pra causarem inveja e criarem diferencial do o padrao  ;)

O Janelas está apelando, pra variar, e o Tio Bill deixa de ser o homem mais rico do mundo, perdendo para o mexicano da Claro... e ah, é claro, a deslealdade de sistemas fechados é visível, e eu continuo sendo um Linuxista Xiita  ;D (de tao xiita deixei o Kde e uso o Gnome no serviço), e pra ironia total da naçao estou rodando o Janelas98 em casa, pq meu pc jurassico nao regula frequencia vertical e horizontal, e o Tota queria que eu abrisse esse monitor, mas me contou que vou levar um baita choque rsrsrsrs

Bom fds a todos e segunda estou de volta  ;) [ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Mythus

Citação de: Eunir Augusto online 07 de Julho de 2007, 00:23
e eu continuo sendo um Linuxista Xiita  ;D (de tao xiita deixei o Kde e uso o Gnome no serviço), e pra ironia total da naçao estou rodando o Janelas98 em casa, pq meu pc jurassico nao regula frequencia vertical e horizontal, e o Tota queria que eu abrisse esse monitor, mas me contou que vou levar um baita choque rsrsrsrs

Meu caro T-Rex, assim você me decepciona... medo de um choquinho? Faz bem para o coração!

Quanto ao formato, espero que não "pegue". Aliás, grande é a disputa entre oxml e odf.
Abraços,

Tota

Citação de: Mythus online 07 de Julho de 2007, 10:42
Citação de: Eunir Augusto online 07 de Julho de 2007, 00:23
e eu continuo sendo um Linuxista Xiita  ;D (de tao xiita deixei o Kde e uso o Gnome no serviço), e pra ironia total da naçao estou rodando o Janelas98 em casa, pq meu pc jurassico nao regula frequencia vertical e horizontal, e o Tota queria que eu abrisse esse monitor, mas me contou que vou levar um baita choque rsrsrsrs

Meu caro T-Rex, assim você me decepciona... medo de um choquinho? Faz bem para o coração!

Quanto ao formato, espero que não "pegue". Aliás, grande é a disputa entre oxml e odf.

Choquinho? Voce conhece o tranco que um flyback dá? São 400 Volts. Teve um que eu tomei que deixou meu dedinho da mão adormecido um dia inteiro..... ;D

Eunir Augusto

Tomara que esse formato não pegue tbm.

Assim que tiver um tempinho, vou criar um topico sobre "Pérolas dos Dinos" e vou postar a explicação do Tota, sobre o monitor, Mythus. rsrs

No final vou colocar: "alguem se habilita a fazer?" rsrsrsrs

[ ]s pra vcs

Mythus

Gente, eu sei, eu sei... já tomei choques cavalares também. O último que tomei meu braço fez "ondinha" igual a desenho animado" ;D

Só estava brincando com o amigo dino.
Abraços,