Instalar programas usando LiveCD???

Iniciado por Sarinha, 10 de Julho de 2007, 13:17

tópico anterior - próximo tópico

Sarinha

Olá pessoal!  :D
Sou totalmente leiga em Linux, então peço a paciência d vcs pras minhas perguntas, q podem ser (na maioria das vezes) idiotas...  :P
Certo, o q eu queria perguntar é o seguinte... usando apenas o LiveCD (sem instalar o Ubuntu no pc), é possível usar os programas "q vêm nele"? Por exemplo, usar o programa equivalente ao Word (não me recordo o nome), ou ainda usar a internet, ou ainda instalar algum programa, tipo o Wine... sl c deu pra entender...

Desde já agradeço pela atenção!  ;)

arlei

Olá Sarinha, seja bem vinda. Legal outra menina ai no meio dos barbado.  ;)

Como vc deve saber, usando o Linux pelo Live CD não será possível gravar nada neste CD, mais a técnica empregada é de criar na memória um chamado disco virtual, que se faz necessário porque muitos arquivos do sistema precisam ser gravados durante seu uso, assim também é possível vc gravar outros tipos de arquivos neste disco virtual, bem como também instalar outros programas. Porém, isso será limitado pela sua quantidade de RAM e, lógico, quando desligar ou reiniciar o micro como a memória é volátil se perderá.

É possível vc mesmo usando o live CD gravar informações em um disco que tenha na sua maquina, ou mesmo num pendrive, ou outra mídia de armazenamento qualquer, sendo que para tal será necessário vc montar estas unidades no sistema.

Mais fora isso, vc pode navegar na internet, editar seus texto e planilhas (observando as informações acima) e usar os demais programas constantes no live CD.

T+
Arlei

Sarinha

Mto obrigada pelas boas-vindas, hehe... e pela explicação tbm... ajudou mto msm... agora entendi melhor como funciona o LiveCD...  :D

Só mais umas coisinhas, hehe... é normal demorar (ficar lento) o pc usando o LiveCD?
Como eu faço para configurar a bios pra q ela "faça rodar" o Ubuntu através do LiveCD? É q eu até fiz uma "coisa louca" lá q funcionou, mas não sei se é normal tr q apertar F1 toda vez q for ligar o pc no modo WinXP... acho q fiz alguma coisa errada...  :P

Tbm, se pudesse me explicar como funcionaria usar a internet através do LiveCD... hehe...

Vlw!

galactus

Citação de: Sarinha online 11 de Julho de 2007, 08:06
Mto obrigada pelas boas-vindas, hehe... e pela explicação tbm... ajudou mto msm... agora entendi melhor como funciona o LiveCD...  :D

Só mais umas coisinhas, hehe... é normal demorar (ficar lento) o pc usando o LiveCD?
Como eu faço para configurar a bios pra q ela "faça rodar" o Ubuntu através do LiveCD? É q eu até fiz uma "coisa louca" lá q funcionou, mas não sei se é normal tr q apertar F1 toda vez q for ligar o pc no modo WinXP... acho q fiz alguma coisa errada...  :P

Tbm, se pudesse me explicar como funcionaria usar a internet através do LiveCD... hehe...

Vlw!

Sim é normal o PC ficar Lento usando o Live CD, afinal ele está rodando tudo direto na memória. Ele não está usando o seu HD. Se você tiver menos de 256MB a tendência é ficar muito lento. Vai depender também da configuração da sua máquina.

Para entrar na BIOS do seu sistema vai depender do fabricante da sua placa mãe. Geralmente apertando DEL durante o Boot faz com que você entre na BIOS. Em placas da Intel você pode apertar F2 ou F8. Dá uma lida no manual da sua placa mãe. No caso da minha palca mãe da Gigabyte eu só tenho que apertar uma vez a tecla DEL.

Se você tem um Modem Roteador já configurado, o Live CD vai tentar configurar tudo sozinho durante o Boot (provavelmente via DHCP). Se for ADSL com autenticação, será necessário ir até o terminal e executar o seguinte comando:

Citarsudo pppoeconf

E colocar o seu login e senha. Se ele encontrar a sua placa de rede fica super fácil.  Se for Internet discada.... Depois você avisa a gente.

Té+

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Sarinha

Citação de: galactus online 11 de Julho de 2007, 08:28

Para entrar na BIOS do seu sistema vai depender do fabricante da sua placa mãe. Geralmente apertando DEL durante o Boot faz com que você entre na BIOS. Em placas da Intel você pode apertar F2 ou F8. Dá uma lida no manual da sua placa mãe. No caso da minha palca mãe da Gigabyte eu só tenho que apertar uma vez a tecla DEL.

Tá, entrar na BIOS eu já consegui (só apertar DEL), mas eu gostaria de saber os passos q preciso fazr para "ativar" essa opção de iniciar com o LiveCD...

Se você tem um Modem Roteador já configurado, o Live CD vai tentar configurar tudo sozinho durante o Boot (provavelmente via DHCP).
Se for Internet discada.... Depois você avisam a gente.

Tá, a minha internet é discada  :-\, eu tenho q fazr o q? tenho q colocar o discador ali? como? sl...  ???

Mais uma vez obrigada pela paciência e atenção!

[/quote]

arlei

Citação de: Sarinha online 11 de Julho de 2007, 13:12
Tá, entrar na BIOS eu já consegui (só apertar DEL), mas eu gostaria de saber os passos q preciso fazr para "ativar" essa opção de iniciar com o LiveCD...

Provavelmente deve ter no seu BIOS uma opção chamada "boot", acesse ele e defina em suas opções a ordem de inicialização do seu sistema.

Citação de: Sarinha online 11 de Julho de 2007, 13:12
Tá, a minha internet é discada  :-\, eu tenho q fazr o q? tenho q colocar o discador ali? como? sl...  ???

Para isso, esse link abaixo deve ajudar.
http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=17139.0

T+
Arlei