Duvidas com o SUDO

Iniciado por Lord_NightMare, 19 de Junho de 2006, 18:23

tópico anterior - próximo tópico

Lord_NightMare

Ja habilitei o root usando : sudo passwd root     criei uma nova senha, contudo sempre a utilizar o comando sudo ele esta pedindo a senha do meu usuário e nao a do root, isso esta certo? Se a resposta for não, como eu posso resolver isso? O mesmo acontece ao acessar o Synaptic, ele nao pede a senha do root e sim a do meu usuário. Desde já agradeço!

Learjet

esta certo a senha do sudo é a do usuario, n a de root, pq um usuario pode fazer sudo sem ter permissao pa fazer tudo.

Lord_NightMare

Acho isso meio errado entao, pois esse usuário pode mudar a senha do root, basta ele digitar sudo passwd root, e ele nao pedira a atual senha do root. Pelo menos é assim que isso acontece aqui. Tem alguma forma de mudar isso para que ele peça a senha do root e nao a do usuário? Ja tentei colocar na Linha Default do etc/sudoers  "rootpw", pq vi isso em algum canto, contudo ao salvar o arquivo ele diz que é impossivel pq é somente para leitura. Alguem pode me ajudar?

H4CKC0D3

Citação de: "Lord_NightMare"Acho isso meio errado entao, pois esse usuário pode mudar a senha do root, basta ele digitar sudo passwd root, e ele nao pedira a atual senha do root. Pelo menos é assim que isso acontece aqui. Tem alguma forma de mudar isso para que ele peça a senha do root e nao a do usuário? Ja tentei colocar na Linha Default do etc/sudoers  "rootpw", pq vi isso em algum canto, contudo ao salvar o arquivo ele diz que é impossivel pq é somente para leitura. Alguem pode me ajudar?

Bem, vamos lá tentar resolver a confusão entre o root e o user com previlegios de root.
1- Na instalação do Ubuntu vc nao criou conta nenhuma de root certo? mas sim usuario com poderes de administrar. Isso faz uma tarefa de cada vez com poderes de administrador. Se quiseres habilitar a conta de root procura aqui no forum como fazer, Se quiseres alterar os poderes de pastas e ficheiros sem seres o root mas sim com usuario com poderes de root abre a consola e digita $ sudo nautilos ou outro browser é so escolheres a pasta ou o ficheiro clica no lado direito do rato escolhe propriedades e seleciona poderespara usuarios pronto já ficas com poderes. A conselho a nao trabalhares como root  no sistema para não ficares vulneravel a enganos.

Lord_NightMare

Eu entidi perfeitamente o que vc disse. So nao entendo como um usuario criado pode mudar a senha do root. Na minha concepção para o usuário comum isso é uma tremenda falha, visto que este nao vai editar o sudoers limitando o que as permissões dos usuários ao utilizarem o sudo. Dessa forma da no mesmo usar o SU, pois a vunerabilidade sera igual. Pior é que o sudo fica ativado por algum tempo depois de utiliza-lo, ou seja, se alguem invadir o seu computador ele poderar da o comando $sudo passwd root    , modificando a senha sem precisar saber qual é a senha atual. E depois disso terá todo o controle sobre o seu sistema. O que acontece é que ao logar como Administrador vc é tão vunerável quanto logar como o Root.  O que eu gostaria de saber é como eu faço para editar sudoers e colocar para pedir a senha do Root e nao a do Administrador. FLW

plynott

Entendo sua dúvida.
É como o filho parir a mãe.
Eu tô vindo do Slackware e também estou estranhando o sudo ...

.;
"Um povo que valoriza seus privilégios acima dos seus princípios, cedo perde os dois."
Dwight D. Eisenhowern (estadista americano)

fenix

Colegas olha tou de cara aqui formetei meu um Ubunut na primeira vez aceitava sudo passwd root para criar root, bem depois tive problemas baxei um pacotes vieram corrompidos de novo formatei pra minha frustção fui criar eu de novo root com o comando sudo passwd root pelo  shell não aceitou, ai conversando com umamigo me falou do comando sudo -i e outras vez nada.
Bem mesmo assim tentei de novo ai dei um CTR+ALT+F2 no modo terminal repeti passmei gente de novo nada o  que  é isso gente tou perplexo não consegui mas criar conta root.
Colegas alguem pode dar uma luz.
A humildade é chave para o conhecimento !