Como criar uma rede e utilizar internet compartilhada no Ubuntu 7.04

Iniciado por Ezequiel, 03 de Julho de 2007, 16:16

tópico anterior - próximo tópico

Ezequiel

Oi pessoal !

sou usuário novo do Ubuntu ..nunca usei linux ..como ouvi que era um sistema de interface mais amigável ..optei por começar minha experiência com ele ..

na empresa que trabalho existem 10 micros usando windows Xp Profissional Service Pack 2, todos ligado em rede em um hub/switch, onde existe um modem D-link 500G que foi roteado e ligado ao Hub também , com um ip fixo 10.1.1.1 e todos os micros ligados usam as seguintes configurações 10.1.1.2 por diante
Mask de sub rede  255.0.0.0, gateway 10.1.1.1 DNS primário 200.204.0.10 secundário 200.204.0.138
tudo funciona perfeitamente..baixei o Ubuntu instalei em micro que tinha Windows ai dividiu o hd para o Ubuntu ...só que os micro não enxergam ele na rede e ele não navega coloquei o ip, mask, gateway e dns como nos outros micros ..mas não navega nem aparece na rede .

Ficarei muito grato se alguém poder me orientar como configuro para navegar e aparecer na rede

clcampos

Qual foi exatamente a configuração que você colocou, e como/onde fez isto? Qual a configuração do seu PC ai?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Ezequiel

Oi meu micro é um pentium IV 3.0GhZ, 512MB DDR, placa mãe Asus P5S800-VM rede,som onboard, vídeo FX 5500 256MB, DVDRW LG 4167, HD seagate 80GB 7200 RPM, Drive 1.44MB, chipset da placa mãe sis, placa de rede realtek 8139
para colocar essa configuração fui em Sistema=Administração=Rede=Configurações de redes...na guia conexões fui na conexão da placa já instalada cliquei em propriedades, mudei para ip estático ..colocoquei um ip livre na rede 10.1.1.30 , gateway 10.1.1.1, Máscara de rede
255.0.0.0 , depois fui na guia DNS e coloquei 200.204.0.10 ..200.204.0.138.....observações já mudei para Configuração automática(DHCP)..não deu certo, mudei o número de ip não deu certo, essa mesma máquina funciona perfeitamnete com windows xp..navega reconhece a rede tudo normal..estou buscando soluções na net mas como sou novato no sistema tá dificil se tiver alguma dica em cima do que já passei fico grato 

clcampos

Citação de: Ezequiel online 05 de Julho de 2007, 10:32
Oi meu micro é um pentium IV 3.0GhZ, 512MB DDR, placa mãe Asus P5S800-VM rede,som onboard, vídeo FX 5500 256MB, DVDRW LG 4167, HD seagate 80GB 7200 RPM, Drive 1.44MB, chipset da placa mãe sis, placa de rede realtek 8139
para colocar essa configuração fui em Sistema=Administração=Rede=Configurações de redes...na guia conexões fui na conexão da placa já instalada cliquei em propriedades, mudei para ip estático ..colocoquei um ip livre na rede 10.1.1.30 , gateway 10.1.1.1, Máscara de rede
255.0.0.0 , depois fui na guia DNS e coloquei 200.204.0.10 ..200.204.0.138.....observações já mudei para Configuração automática(DHCP)..não deu certo, mudei o número de ip não deu certo, essa mesma máquina funciona perfeitamnete com windows xp..navega reconhece a rede tudo normal..estou buscando soluções na net mas como sou novato no sistema tá dificil se tiver alguma dica em cima do que já passei fico grato 

Para deixar seu PC como DHCP o modem tinha que estar com esta opção habilitada.

Neste momento não estou em casa (já que lá tenho a mesma configuração que você, então quando chegar lá dou uma checada, pois estou em dúvida se você tem que deixar como DNS o IP do modem.

No mais sua configuração parece estar perfeita. IP do PC na mesma faixa da rede, mesma mascara de rede. Você já tentou pingar outro IP para ver se a rede ao menos esta configurada?

$ ping 10.1.1.1
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

Ezequiel

Poxa Carlos já agradeço pela ajuda ..olha fui no terminal e dei o comando ping 10.1.1.1 ....mas o retorno é Network is unreachable (rede inacessível)

clcampos

Faça o seguinte por favor. Coloque aqui a resposta para o comando:

ifconfig eth0

Proceda o seguinte teste também:

$ sudo ifconfig eth0 up
$ ping 10.1.1.1

Tenha em mente que se a interface de rede não for a eth0 você deve trocar pela correta.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

elfarra

??? aew galera blza to com esse mesmo problema recebi os cds do Ubuntu 7.04 ai formatei uma maquina que tinha ruindows e instalei o Ubuntu so que qdo fui conectar na Net..... qdo dou ping no modem 10.1.1.1 ele diz host unreachable o resultado do png ele envia os pacotes mas não recebe. Obs: Não mexi em configurações da rede pois sou novato no linux não sei bem onde mexer. Do jeito que eu instalei o linux eu conectei o cabo de rede sem configs adicionais e ele nã conectou aqui eu uso dois pcs um com ruindows e outro com o Ubuntu o modem eh um dlink 500G configurado como router que eh conectado a uma hub a qual os 2 pcs se conectam Uso GVT....  E la no icone da conexão no canto superior direito aparece uma mensagem conexãoo estabelecida, conectado a rede com fios mas qdo vou acessar algum site " SERVER NOT FOUND"o Se tiver algum iluminado ai ... Vlws .. ;)

Ezequiel

Carlos mais uma vez agradeço
olha apliquei os comandos que você passou no primeiro o retorno foiethO erro obtendo informações da interface; dispositivo não encontrado
já no segundo o retorno foi erro ao obter marcadores da interface : não há tal dispositivo
...até aonde pude entender é como se o sistema não reconhecesse uma placa de rede ..mas em sistema= informações de hardware existe a placa ...mas como sou no assunto fica difil..pensei em reinstalar a placa ..mas o que acontece é que não sei como rssss e fui no fabricante da placa-mãe baixar o driver só para linux só tem red hat,slackware nada mais ...será que a placa não tá instalada ou tem erro de driver

clcampos

Citação de: Ezequiel online 06 de Julho de 2007, 09:41
Carlos mais uma vez agradeço
olha apliquei os comandos que você passou no primeiro o retorno foiethO erro obtendo informações da interface; dispositivo não encontrado
já no segundo o retorno foi erro ao obter marcadores da interface : não há tal dispositivo
...até aonde pude entender é como se o sistema não reconhecesse uma placa de rede ..mas em sistema= informações de hardware existe a placa ...mas como sou no assunto fica difil..pensei em reinstalar a placa ..mas o que acontece é que não sei como rssss e fui no fabricante da placa-mãe baixar o driver só para linux só tem red hat,slackware nada mais ...será que a placa não tá instalada ou tem erro de driver

O dispositivo é o eht0 (eth ZERO), foi isto que usou?

Tire um printscreen da tela Sistema > Administração > Rede e coloca aqui pra gente.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!