Problemas com o gcc no live cd

Iniciado por eloizio, 27 de Junho de 2007, 01:39

tópico anterior - próximo tópico

eloizio

Caros amigos,
sou novo no fórum e dei uma pesquisada pelos tópicos e não encontrei nada parecido com o meu problema e espero que alguem possa me ajudar.

Recentemente adquiri um notebook toshiba a205 - s4567 (Intel Dual Core T2350, 1gb ram, etc) e ele veio com o windows vista :-\. Tentei instalar o Ubuntu 6.10 em outra particao porem deu problema com o Vista e tive que formatar o HD e comecar tudo de novo.

Como o notebook não é só meu, não posso simplesmente deletar o vista  ;D e deixar so o Ubuntu  :-\. Entao vi a possibilidade de usar o Live Cd para criar programas para trabalhos de faculdade através do gcc. Porém quando tento compilar um programa bobo que utilize uma funçãozinha simples de "printf", sendo que eu inclui o <stdio.h>, o gcc acusa o seguinte erro:

stdio.h no such file or directory

gostaria de saber se consigo resolver esse problema. Já tentei instalar o build-essentials, mas como é no Live CD eu não consigo. Será que se eu baixar o Ubuntu 7.04 e tentar o Live CD eu consigo resolver esse problema? Qual as minhas alternativas? Se é que elas existem....

Muito obrigado a todos que tentarem me ajudar.

boi

Não tem os compiladores no livecd, só instalando mesmo.

eloizio

Consegui resolver meu problema.

Como nao podia desinstalar o windows vista, instalei o VMware Workstation (free) criei uma máquina virtual para o Ubuntu com o VMware (bem facil, tem tutoriais na net) e instalei o ubuntu 6.06 nessa maquina virtual. Estava com os mesmos problemas do LiveCD, o gcc nao compilava quando se incluia um C header, como por exemplo o stdio.h.

Dai eu atualizei o ubuntu pra versao 7.04 pelo proprio ubuntu na maquina virtual, instalei e problema resolvido. Gcc funcionando perfeitamente bem e nao formatei o windows vista.

Se alguem estava com o mesmo problema que o meu e tals, vai essa dica.

Talvez utilizando o livecd do ubuntu versao nova (7.04) pode ser q funcione o GCC, pq pelo que me pareceu o gcc tava com problema por causa do ubuntu versao antiga.

Mas vlw ai quem leu a minha duvida e tentou encontrar uma solucao!!

8) 8) 8) 8)

eloizio

ahh e outra coisa. tem o gcc sim no livecd do ubuntu 6.10, o problema é que ele n encontra os C headers.

Se vc for no terminal com o livecd e digitar gcc ele vai compilar o programa se este n incluir um header por exemplo stdio.h, stdlib.h, etc. Mas como todos os seus programas utilizam um desses .h, se torna inutil o gcc.

Talvez no ubuntu 7.04, no liveCD, eles tenham resolvido esse problema.