Rede: Como permitir acesso do Windows no Ubuntu?

Iniciado por Madrigal, 28 de Junho de 2007, 15:52

tópico anterior - próximo tópico

Madrigal

E ó seguinte:

PC com Ubuntu 7.04 (APADAPOWER-X): consegue entrar nos arquivos do PC com Windows (LINAIR-X).

PC com Windows XP (LINAIR-X): não consegue entrar nos arquivos do PC com Ubuntu, quando estou em "Meus locais de rede", e clico na pasta do PC com Windows (d em Apadapower-x), dá a mensagem que talvez eu não tenha a permissão para entrar.

O que seria d: no Windows, é o hda2.

A questão é a seguinte, como faço para acessar o Apadapower-x?

Outra coisa, como fazer com que a impressora instalada no PC com Ubuntu possa imprimir a partir do PC com Windows? ???

paozinho

Fala cara, beleza ?

Então, acontece o seguinte, você já foi no menu "Sistema" > "Administração" > "Pastas compartilhadas" ?? Após clicar ele pedira que instale o NFS e o SAMBA. Você já fez isso ???

Caso você já tenha feito, você precisará criar um usuário para o Windows entrar.

Basta ir ao terminar e colocar:
"sudo smbpasswd -a" e na frente do "-a" o nome do SEU usuário. Logo após ele pedirá a senha do super usuário, insira ela e logo após insira a senha desejada.

pinduvoz

Também estou interessado na parte da impressora, pois só consegui o contrário (WinXP imprimindo na impressora do Ubuntu).

Eu até consigo instalar a impressora de rede via samba, mas o WinXP não imprime embora acuse o recebimento do "printjob" da máquina Ubuntu.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

paozinho

Citação de: pinduvoz online 28 de Junho de 2007, 20:05
Também estou interessado na parte da impressora, pois só consegui o contrário (WinXP imprimindo na impressora do Ubuntu).

Eu até consigo instalar a impressora de rede via samba, mas o WinXP não imprime embora acuse o recebimento do "printjob" da máquina Ubuntu.

Vá na máquina do Ubuntu, e descubra seu IP de rede pelo "ifconfig". Após isso vá no gerenciador de impressoras do Ubuntu e compartilhe a impresora. Após isso, vá no Windows e coloque "Adicionar nova impressora" ai você escolhe a opção "internet" ou algo assim...eu não lembro pois não tenho windows aqui. Ai supondo que o IP do Ubuntu seja 192.168.0.131 e o NOME da impressora que você escolheu seja "oi", você coloca no Windows assim:
http://192.168.0.131/printers/oi:631

Outro jeito mais fácil de se fazer é comparilhar a impressora no Ubuntu e ir no windows e colocar "Adicionar impressora" ai quando ele perguntar...se a impressora está no computador ou na rede...você coloca "Impressora conectada NESTE computador"...ai você procura na lista e com certeza vai ter o Ubuntu lá.

Abraços.

pinduvoz

Valeu pela resposta, pãozinho.

Só que instalar a impressora do Ubuntu no WinXP eu consegui e ela imprime na boa. É o contrário (Ubuntu imprimindo no WinXP) que não deu certo.

paozinho

Citação de: pinduvoz online 28 de Junho de 2007, 20:49
Valeu pela resposta, pãozinho.

Só que instalar a impressora do Ubuntu no WinXP eu consegui e ela imprime na boa. É o contrário (Ubuntu imprimindo no WinXP) que não deu certo.

Dede.. ¬¬ aehuaehuaehuahe desculpa !!!

Então, aqui em casa eu imprimo no Windows XP...o servidor de impressora é minha mãe...e eu uso apenas ubuntu. Qual a sua impressora ?

pinduvoz

paozinho

pinduvoz

No XP, pelo CD de instalação (é uma PSC - impressora, copiadora e scanner). No Ubuntu, pelo adicionar impressora, impressora de rede samba, driver sugerido (hpijs).

Madrigal

Valeu pessoal, pena que vou ter que esperar duas semanas para poder conferir se vai dar certo, pois entrei de recesso, só voltarei a trabalhar dia 16...

Quando eu voltar vejo se vou conseguir...