Kubuntu crasha passado alguns minutos!

Iniciado por Bubbles, 25 de Julho de 2007, 10:20

tópico anterior - próximo tópico

Bubbles

Boa Tarde

Sou um completo leigo no que toca a Linux e desde já peço desculpa se estou a colocar uma questão que já tenha sido discutida!

O meu problema é o seguinte, tudo corre bem durante a instalação do Kubuntu 64Bits mas depois durante a utilização o sistema bloqueia e deixo de ter acesso ao rato e teclado e o mesmo se passa quando uso o Live, uma das vezes ainda consegui fazer as actualizações e instalar o firefox, mas pouco mais porque no máximo depois de 15m o sistema pára. Tenho na primeira partição o Windows XP (contínuo a ter acesso e está tudo normal).

O meu PC:
Processador: Pentuim  D925
MotherBoard: Asrock 775 Dual-Vsta
Ram: 2 GB Dual Channel DDR 667
Gráfica: XFX 7300 LE 256 MB

Como não conseguia usar o Kubuntu instalei o Fedora 7.04 64Bits, e acontece a mesma coisa tudo corre bem durante a instalação mas depois de arrancar o sistema pára com a diferença que no caso do Fedora o sistema para passados poucos segundos.
Como aconteceu nos dois sistemas eu penso que seja por ser a versão 64Bits!!
Hoje á noite vou tentar instalar e versão 32Bits.

Peço mais uma vez desculpa se estou a cometer algum erro ou postar no sítio errado.

Bubbles

Olá Outravez

Instalei a última versão do Kubuntu 32Bits e contínuo com o problema depois de uns minutos o sistema bloqueia e não consigo fazer mais nada. Já não sei o que fazer. Alguém me pode ajudar?? Ou vou ter que ficar pelo XP......

Obrigado

rodox12

Para teu coelho(aqui no Brasil rato eh coelho...=) voltar a funcionar...vc pode entrar no modo texto e reconfigurar teu X da questao...lah vc podera escolher outro modelo de mouse e testar.

aperto ctrl+alt+f1.
Entre com seu usuario e senha...
e rode o comando na consola...sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg e siga las instruciones...

Temos que fixar o bug #1.

Bubbles

Olá

Executei o comando e mudei de Vesa para NV e o problema continua na mesma, então instalei a versão Ubuntu 6.xx, e o problema contínua.... ???

O mais estranho é que aconteceu com o Fedora exactamente o mesmo problema.

No Ubuntu 6.xx mal cliquei nos updates o sistema bloqueou!!

Será de ter o xp??? já pensei apagar o xp e formatar o disco todo para o Ubuntu, mas por agora e perdoem-me disser isto o xp é o único SO de confiança que tenho.....mas de certeza que é algo que eu não estou a fazer bem por isso mais uma vez peço a vossa ajuda

Obrigado!!

VB5

Bubbles,

com certeza há algo bem errado com sua máquina... Como você tem dual-boot com o XP, faça o seguinte: use o Partition Magic ou outro similar ( pode ser até o Fdisk do Win 98, se estiver familiarizado) e remova completamente a partição Linux, devolvendo todo o espaço restante no disco ao XP. Depois rode o LiveCD e mande instalar o Ubuntu nesse espaço restante; reserve uns 10 GB pelo menos para ele. Quando terminar, *tem* que estar funcionando... poste o resultado, ou qualquer dúvida!

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Bubbles

vou tentar e depois mostro os resultados. Já troquei de rato e de teclado, e tenho outro computador em casa onde vou tentar instalar também o Kubuntu 7.XX
amanha por esta hora já devo ter alguma coisa para disser!

VB5

Certo... mas antes de tentar no outro, acho melhor resolver esse primeiro, para evitar uma possível repetição do problema. Estaremos aguardando...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Bubbles

Olá

Formatei o disco todo 160 GB SATA, e criei 1 Partição par o XP NTF, uma com Fat32 para Documentos, e ext3+swap para linux, para testar usei o Ubuntu 7.XX Live, e em "Live" mas quando abri webrowser o computador bloqueou.

Estou quase a desistir.... :'(

VB5

Bubbles,

Não entregue os pontos ainda...  ;) Vamos ver se estou entendendo: você particionou e formatou o disco criando uma partição NTFS para o XP, uma FAT32 para Documentos, mais as partições para o Ubuntu. Depois usou o LiveCD para executar  o Ubuntu, mas ao abrir o navegador (pelo LiveCD) o micro travou, certo?...
Bem, isso não devia acontecer de forma alguma...  Você já instalou o XP? Se sim, nele tudo funciona bem? Precisamos de algo mais específico para determinar a causa, e uma comparação com o XP pode ajudar.

boi

Acredito que seja algo relacionado com o vídeo. Se não me engano essa aí é uma placa que tem slots AGP e PCIe-4X, não é isso? Sua placa é AGP ou PCIe? Já vi relatos de que essas motherboards tem problemas de compatibilidade com algumas placas PCIe, não sei se é o caso. E o driver de vídeo, você está usando o default ou instalou o da Nvidia?

Bubbles

Obrigado pela força!!

O xp funciona normalmente, a motherboard pode ter AGP ou PCI, a placa que tenho é PCIe, o que acho mais estranho é acontecer a  a mesma coisa tanto com o Fedora como com Kubuntu 7.xx como Ubuntu 6.xx, Windows tudo Trabalha bem tanto a jogar com audio e Video e nunca "Trava" mas Linux nada...

E o que eu quero é linux não é windows ou então ter os dois mas Linux como principal...

VB5

Então deve ser problema de driver... Já esgotou as possibilidades ( Gerenciador de drivers restritos, Automatix, EasyUbuntu, etc?)...

VB5

boi

Precisa dar uma pesquisada no fórum internacional do Ubuntu ou mesmo via Google para ver se essa placa não tem algum problema com o Linux. O caso da incompatibilidade com placas PCIe é sério, mas deveria aparecer também no Windows, pelo menos na hora de executar jogos 3D.
Você já tentou usar aquelas opções de boot, por exemplo, aquela que desabilita o ACPI? Caso não tenha usado, dá uma olhada nesse tópico:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,1236.0.html

gaules

Citação de: Bubbles online 25 de Julho de 2007, 19:08
Olá

Executei o comando e mudei de Vesa para NV e o problema continua na mesma, então instalei a versão Ubuntu 6.xx, e o problema contínua.... ???

O mais estranho é que aconteceu com o Fedora exactamente o mesmo problema.

No Ubuntu 6.xx mal cliquei nos updates o sistema bloqueou!!

Será de ter o xp??? já pensei apagar o xp e formatar o disco todo para o Ubuntu, mas por agora e perdoem-me disser isto o xp é o único SO de confiança que tenho.....mas de certeza que é algo que eu não estou a fazer bem por isso mais uma vez peço a vossa ajuda

Obrigado!!

apesar de o meu pc ser de 32bits, eu tenho o xp e não aconteceu nada disso...

eu acho q vc tá fazendo alguma coisa errada na hora de reconfigurar o xorg, deixa eu tirar uma dúvidas:

quando vc fala q o sistema bloqueia, vc quer dizer que o sistema continua funcionando ou ele congela?

seu mouse e o seu teclado são usb?

Bubbles

Citação de: boi online 27 de Julho de 2007, 20:17
Precisa dar uma pesquisada no fórum internacional do Ubuntu ou mesmo via Google para ver se essa placa não tem algum problema com o Linux. O caso da incompatibilidade com placas PCIe é sério, mas deveria aparecer também no Windows, pelo menos na hora de executar jogos 3D.
Você já tentou usar aquelas opções de boot, por exemplo, aquela que desabilita o ACPI? Caso não tenha usado, dá uma olhada nesse tópico:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,1236.0.html

Mais uma vez obrigado pela ajuda
Usei todos os comandos que estão no tópico aconselhado e o sistema ficou estável mas com um problema, USB pen e a Camara Digital não funcionam, o sistema detecta que estão ligados mas não os consegue ler.

Gaules: o sistema congela mesmo só dá para desbloquear carregando no reset, ( agora com os comandos já não) o rato e o teclado são usb e agora estão a funcionar a camara e pen é que não.

Mais uma nota, uso neste pc o Windows XP á mais de 1/2 ano e nunca tive nenhum problema e mesmo agora em dual boot o xp continua sem dar problemas e em Linux Fedora; Kubuntu; e Ubuntu, estou a ter demasiados problemas, mas se conseguir colocar a funcionar como deve ser (só falta o USB) vou ficar só pelo Kubuntu. A versão que tenho agora é 32Bits.