Porque Windows suporta openGL ao chipset SiS e Linux não?

Iniciado por IgorM0L, 21 de Junho de 2007, 15:15

tópico anterior - próximo tópico

IgorM0L

Olá.

Gosto muito, mais muito mesmo do Linux, mas algo me deixou intrigado.
Quem acompanhou minhas últimas mensagens no fórum devem saber que estou tentando ativar o suporte a aceleração 3D em meu computador e então descubro que o Linux não tem tanto suporte para chipsets com a SiS, mas o Windows tem! Sei das parcerias economicas e que a SiS não esta nem aí para os usuários do Software Livre, mas pergunto tecnicamente, porque?!

Polaco

Imagine que você seja o dono da SiS ou responsável pela área de softwares da empresa, é tão somente sua a decisão se será ou não desenvolvido um driver para determinada plataforma, então não é a questão do Windows ou do Linux suportarem o hardware, mas a fabricante do hardware suportar o sistema operacional.

Se o suporte ao chipset SiS é ruim, a culpa é apenas da SiS, o mesmo vale para a ATI/AMD. Linus Torvalds, Bill Gates, Steve Jobs, Richard Stallman, enfim, os desenvolvedores dos sistemas passam longe destas questões.

Agora o por que disso? as empresas devem ter seus motivos. Parcerias estratégicas, má-vontade, falta de capacidade técnica, falta de recursos financeiros, contratos "obscuros", enfim, é pouco provável que eles um dia revelem seus verdadeiros motivos ao público.

E sinceramente, será que vale a pena a aceleração de uma placa SiS? O desempenho delas é pífio para rodar a grande maioria dos jogos, seria muito mais vantagem você juntar uns R$60,00 e comprar uma MX 4000, que por mais ultrapassada que seja, ainda é dezenas de vezes melhor que chip da SiS.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

VB5

Concordo "ipsis literis"com o Polaco... não vale a pena nem a grana esquentar com isso. Uso uma GeForce 4  64 MB mais do que antiga ( herdei dos meus filhos, eheheh...) e ela dá mais que conta do recado. Verdade que praticament não uso jogos, mas consigo rodar o FGear ( simulador de vôo) sem problemas; para o uso normal, nem se fala. Com o Automatix, instalei a aceleração 3D sem problemas, e tudo bem. Troque a placa e não se incomode mais...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB