Partição NTFS não reconhecida

Iniciado por Irio, 28 de Abril de 2007, 11:37

tópico anterior - próximo tópico

Irio

Tenho certeza que tem vários tópicos com esse assunto, mas já tentei a maioria e não funcionou. Antes de instalar o Ubuntu 7.04 - the Feisty Fawn, eu testei com o Kurumin Linux 7 e consegui perfeitamente acessar a partição NTFS, mas o ruim é que não lembro como eu fiz  ;D. Na instalação, eu selecionei a partição NTFS (/dev/hda2) para ficar em /windows, mas a pasta está vazia. De acordo com alguns tutoriais que li, foi me aconselhado a baixar ntfs-config, habilitei a opção de escrita, mas mesmo como root, o diretório /windows está vazio. Não sei se tem algo a ver, mas no GParted, tem um ponto de exclamação ao lado do /dev/hda2:

Se necessário, aí vai meu /etc/fstab
# /etc/fstab: static file system information.
#
#  -- This file has been automaticly generated by ntfs-config --
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>

proc /proc proc defaults 0 0
# Entry for /dev/hda4 :
/dev/hda4 / ext3 defaults,errors=remount-ro 0 1
# Entry for /dev/hda3 :
/dev/hda3 /home ext3 defaults 0 2
# Entry for /dev/hda2 :
/dev/hda2 /windows ntfs uid=500,umask=0,user,rw,auto 0 0
# Entry for /dev/hda1 :
UUID=2a4ffc35-2b71-4910-8cfb-b9b4a7f251a5 none swap sw 0 0
/dev/hdc /media/cdrom0 udf,iso9660 user,noauto 0 0
/dev/hdd /media/cdrom1 udf,iso9660 user,noauto 0 0
/dev/fd0 /media/floppy0 auto rw,user,noauto 0 0
(PROCESSOR) ADM Sempron(tm) Processor 2600+ 1.6GHz
(MOTHERBOARD) PCChips M861G v1.6a
(GRAPHICS) VIA K8M800 64MB
(MEMORY) SAMSUNG 1GB RAM DDR
(MEMORY) Elixir 256MB RAM DDR
(HD) SAMSUNG SP2514N 250GB PATA
(CD-RW) LG HL-DT-ST GCE-8527B
(DVD-RW) LG HL-DT-ST DVDRAM GSA-4167B
(OS) Ubuntu 7.04

vitor

Não sei se pode ser isso, mas os pontos de montagem de hd, cdrom e usb, geralmente ficam em /media/nomedapasta, tenta desmontar, criar essa diretório windows dentro do diretório /media,
sudo mkdir /media/windows
ae no fstab tu muda essa linha, de:
Citar# Entry for /dev/hda2 :
para:
# Entry for /dev/hda2 :
/dev/hda2 /media/windows ntfs uid=500,umask=0,user,rw,auto 0 0
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

Irio

Citação de: vitor online 28 de Abril de 2007, 11:49
Não sei se pode ser isso, mas os pontos de montagem de hd, cdrom e usb, geralmente ficam em /media/nomedapasta, tenta desmontar, criar essa diretório windows dentro do diretório /media,
sudo mkdir /media/windows
ae no fstab tu muda essa linha, de:
Citar# Entry for /dev/hda2 :
para:
# Entry for /dev/hda2 :
/dev/hda2 /media/windows ntfs uid=500,umask=0,user,rw,auto 0 0

Infelizmente, não funcionou. Fica vazia a pasta.

OBS.: Precisa reiniciar o PC para que as alterações tenham efeito?
(OS) Ubuntu 7.04

vitor

Sim, se tu modificou o fstab é preciso reiniciar..pois esse arquivo é "lido" no boot do computador.

Irio

Citação de: vitor online 28 de Abril de 2007, 12:34
Sim, se tu modificou o fstab é preciso reiniciar..pois esse arquivo é "lido" no boot do computador.
Seguinte, segui esse tutorial, e também fala sobre o que tu me sugeriu. Reiniciei, e vi que foi criado o lançador no Desktop, mas a pasta está vazia.
(OS) Ubuntu 7.04

vitor

Cara eu nunca usei o NTFS-3g, mas tu tá com o windows instalado? será que num formatou sem querer?
da esse comando e posta o resultado:
df

Irio

Citação de: vitor online 28 de Abril de 2007, 12:53
Cara eu nunca usei o NTFS-3g, mas tu tá com o windows instalado? será que num formatou sem querer?
da esse comando e posta o resultado:
df

Tava usando Ruindows Vista, e usei o Partition Magic 8.0 para criar a partição para o novo Ubuntu. Mas na hora que reiniciei, não iniciou nada, somente um "$$". Depois fui descobrir que a versão do particionador que eu usei ainda não era compatível com o Vista, então com certeza foi por isso.

PS.: Uma hora inicia o Micro$oft Vista, outra aparece "$$". Porque será?  ??? :D
(OS) Ubuntu 7.04

vitor

Ainda é problema de compatibilidade em relação ao windows vista, logo logo ajeita. Espera um tempo então, se não tiver muitos arquivos importantes no hd do vista, não tem problema! ubuntu é bem melhor! hehehe

Irio

Citação de: vitor online 28 de Abril de 2007, 13:27
Ainda é problema de compatibilidade em relação ao windows vista, logo logo ajeita. Espera um tempo então, se não tiver muitos arquivos importantes no hd do vista, não tem problema! ubuntu é bem melhor! hehehe
Importantes, não eram, só eram 150GB de filmes  :D Mas eu me conformo com a perda.
(OS) Ubuntu 7.04

vitor

eitcha..A mais você nem perdeu, quem sabe só está omitido temporariamente. Quando aparecer windows  vista (tu disse que aparece de vez em quando) tenta abrir ele..ae tu salva teus filmes! :D Arquivo assim é sempre bom deixar numa partição que não está nenhum sistema, somente de arquivos..

Irio

Citação de: vitor online 28 de Abril de 2007, 13:50
eitcha..A mais você nem perdeu, quem sabe só está omitido temporariamente. Quando aparecer windows  vista (tu disse que aparece de vez em quando) tenta abrir ele..ae tu salva teus filmes! :D Arquivo assim é sempre bom deixar numa partição que não está nenhum sistema, somente de arquivos..
Hoje eu aprendi isso  ;D
(OS) Ubuntu 7.04

nandoviski

eu estou tendo o mesmo problema Irio...
dai eu dei uma olhada /etc/fstab e percebi que tem umas coisas ali meio estranhas.. heheh
vou postar aqui.. se alguem puder ajudar...

Citar# /etc/fstab: static file system information.
#
#  -- This file has been automaticly generated by ntfs-config --
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>

proc /proc proc defaults 0 0
# Entry for /dev/hdb2 :
UUID=944e896f-90bc-4cfe-a0f9-104551882e35 / ext3 defaults,errors=remount-ro 0 1
# Entry for /dev/hda1 :
UUID=3248D03448CFF49F /media/hda1 ntfs-3g defaults,nls=utf8,umask=007,gid=46 0 1
# Entry for /dev/hdb5 :
UUID=EAA4D00CA4CFD8E9 /media/hdb5 ntfs-3g defaults,nls=utf8,umask=007,gid=46 0 1
# Entry for /dev/hdb3 :
UUID=874362ab-a3f2-4206-ae4f-7b322fcefce8 none swap sw 0 0
/dev/hdc /media/cdrom0 udf,iso9660 user,noauto 0 0
/dev/fd0 /media/floppy0 auto rw,user,noauto 0 0

eu soh queria saber se o problema pode ser nesse arquivo ou eh outra coisa?!??!
as minhas duas partições ntfs estao aparecendo fazias aqui...

Tota

Seguinte:

Eu tenho um HD externo particionado em NTFS.

No windows XP roda legal. Tira e põe numa maquina com Linux e roda legal.

No Vista roda legal. Tira e põe no Linux e já era. ( mesma mensagem do post do Irio )

Acredito que o NTFS2 do Vista é mal comportado. A cada vez que eu conecto o HD externo no Vista, tenho que voltar para uma maquina com XP, dar scandisk completo (demora ) para poder voltar a montar no Linux.

Imaginem meus 250 Gigas no HD externo tendo que dar scandisk. É muita adrenalina.....
Assim que eu encontrar um modo de fazer uma copia do meu HD ( eu não tenho aonde por 250 gb ) eu vou reparticionar em FAT 32.

Mythus

Juro a vocês que quero ajudar, mas não estou entendendo em nada o problema de vocês.
vou colocar um passo a passo para montar partições com NTFS com suporte a leitura e escrita aqui. Você pode fazer todos os comandos pelo ambiente gráfico, mas receita de bolo é mais fácil ser dada pelo terminal.

1º Instale o pacote ntfs-3g
sudo apt-get update ; sudo apt-get -y install ntfs-3g

2º Crie o diretório (se já não existir) onde a partição será montada dentro da pasta /media (no exemplo vai se chamar "Filmes_e_Series"):
sudo mkdir /media/Filmes_e_Series

3º Edite o arquivo /etc/fstab para o seguinte (no exemplo, vou colocar como sendo o /dev/hda2):
/dev/hda2     /media/Filmes_e_Series     ntfs-3g defaults,nls=utf8,umask=007,gid=46 0       0

4º Apage linha que houver referência à partição que será montada ou coloque o símbolo # na frente de cada linha que houver uma referência, depois salve o arquivo

5º A partição será montada na próxima inicialização, mas para que você monde desde já, basta digitar o comando:
sudo mount /media/Filmes_e_Series

Algumas observações:
1º O Ubuntu indexa as partições dando "apelidos" então é comum ver numa linha de fstab algo do gênero:
# Entry for /dev/hda2 :
UUID=FEDCBA987654321 /media/Filmes_e_Series ntfs-3g defaults,nls=utf8,umask=007,gid=46 0 1

2º Partições com mais de 80Gb não deve ser particionadas com FAT32, prefira NTFS ou ext3, a perda pelo tamanho do cluster é absurda. Existem programas para Linux e para Windows lerem ambos os sistemas de arquivos.

Para o linux temos:
Somente Leitura: NTFS (ntfs)
Leitura e Escrita: Fuse (ntfs-3g)

Para o windows temos:
Somente Leitura: EXT2 IFS for Windows http://uranus.it.swin.edu.au/~jn/linux/ext2ifs.htm
Leitura e escrita: Ext2 Installable File System For Windows http://www.fs-driver.org

3º Por padrão o Ubuntu scaneia todas as partições antes de montar, isso se refere aos dois dígitos no final da linha do fstab. Mude para 0 0 se você não quer que isso ocorra. Contudo é ALTAMENTE desaconselhável alterar as configurações das linhas  do sistema, faça essas modificações nas linhas de partições do outro sistema operacional que são montadas dentro de /media
Abraços,