Impressora na rede Eu - ubuntu / Servidor - Windows

Iniciado por paozinho, 03 de Março de 2007, 19:44

tópico anterior - próximo tópico

paozinho

Eu to com o ubuntu e o PC da minha mãe está com windows. Está compartilhada. Agora como eu enxergo a impressora e ADD ela ??

Obrigado.

solanoalves

se a impressora estiver no windows, talvez resolva compartilhar a impressora na rede configurando no windows. agora se estiver no ubuntu eu não sei pq quando ligo o ubuntu no servidor com a impressora ninguem imprime só o ubuntu.
no meu esquema eh assim:

Impressora : Ubuntu 6.06 / windows xp
Usuario : ubuntu 6.10 / windows xp

quando Impressora usa windows xp o cliente pode usar qualquer distribuição que imprime agora quando Impressora usa Ubuntu ai não funciona.

Mas configure a impressora pelo windows para compartilha-la na rede. aqui deu fazer isso

paozinho

Quando o esquema é assim:

Impressora: Ubuntu
Usuários: Windows

Eu sei compartilhar.

Mas quando é assim:

Impressora: Windows
Usuários: Ubuntu 6.10

E meu caso é esse segundo caso ai.

Alguem tem alguma ideia como eu imprimo ???

solanoalves

paozinho

Cabei de conseguir imprimir na impressora do windows :P

mas vou te ensinar como fazer o negocio ai.

Assim oh

No ubuntu:

[code]
Sistema >> Administração >> Imprimindo

Adicione a impressora tudo certinho.

Ai na opção "Configurações globais" clique em "Compartilhar impresoras" e no aviso sobre a PORTA diga que "sim".

Agora vá até o Windows.

Iniciar >> Configurações >> Impressoras e aparelho de fax

Para adicionar impressora coloque "conectada a outro computador"

Ai coloque "Usar URL para conectar"[/code]

Aqui por exemplo, meu IP de rede é "192.168.0.151"

Então eu fui lah no windows e coloquei no endereço URL: http://192.168.0.151:631/printers/pao

onde "pao" é o nome da minha impressora :P

Tem outro jeito também que é na hora de escolher que tipo de impressora que vai instalar você escolhe "impressora conectada NESTE computador" ai lá você procura a impressora...por exemplo aqui aparecia "http://192.168.0.151:631/printers/pao" certinho !!

Tenta ai e me posta : )

solanoalves

salvei no meu pc ...é que uso mais o PC da sala do que o do quarto, e a impressora ta no quarto...ae nao testei ainda...mas salvei seu tutorial..valeu pela força

pinduvoz

Eu consegui compartilhar a impressora instalada no Ubuntu para que os clientes Windows imprimam. Usei o Samba para fazer isso.

Mas, como o pãozinho disse que conseguiu fazer o contrário (o cliente é o Ubuntu), queria saber como.

Diz aí, pãozinho.

[].
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Mythus

Citação de: pinduvoz online 16 de Junho de 2007, 01:29
Eu consegui compartilhar a impressora instalada no Ubuntu para que os clientes Windows imprimam. Usei o Samba para fazer isso.

Mas, como o pãozinho disse que conseguiu fazer o contrário (o cliente é o Ubuntu), queria saber como.
É com o assistente de impressoras gnome-cups-manager > adcionar impresora > Impressora SMB, e voi lá!
Lembre-se que a impressora deve estar compartilhada no MS OS.
Abraços,

paozinho

Citação de: pinduvoz online 16 de Junho de 2007, 01:29

Diz aí, pãozinho.

[].

Eu consegui fazer como o amigo pinduvoz falou....na hora de adicionar...ele fica muito "lerdo"...mas é só ter paciência que logo logo aparece a impressora. Tem que estar compartilhada no windows e se não me engano precisa tar com o samba no Ubuntu.

PrimoItch

Olá,

Vou aproveitar o tópico e perguntar, eu tenho o ubuntu no PC do meu quarto e o da minha mãe é Windows XP, e eu queria usar a impressora lá no do PC dela. Eu consigo olhar a impressora dela, e até adicionei aqui no meu. Mas quando coloco pra imprimir a impressora não imprime nada!!!

Alguma susgestão??

Obrigado!!!

paozinho

Não sei se fará diferença...mas marque a impressora como padrão...realmente não sei o que é esse "erro" =/