Firewall

Iniciado por Tonux, 14 de Junho de 2007, 04:58

tópico anterior - próximo tópico

Tonux

Olá

O ubuntu traz algum firewall incluído?

Obrigado

Fepunk

traz sim...o iptables. Se vc quiser configura-lo de uma maneira mais amigável com intarface gráfica, te aconselho a instalar o firestarter !! ok.... 8)

gabriel0085

Só pra complementar:

-Para instala o "firestarter", vá em:

aplicações > adicionar/remover

---------------

Como colocar na inicialização e como não pedir mais a senha:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,17835.0.html

Tonux

Obrigado. Mas agora estou a ver uma coisa: tenho somente 2 GB livres no disco. Não era altura para parar com as instalações, com excepção do firestarter? Gostaria que me informassem disto, pois no windows é obrigatório ter um espaço mínimo em disco.

Um abraço.

VB5

Tonux,

não sei o tamanho total do seu HD, mas tenho o Ubuntu numa partição de 15 GB e, com vários programs instalados ( inclusive um simulador de vôo), mal atinge 3.7 GB  usados. Os aplicativos do Linux são geralmente pequenos, as atualizações não deixam lixo para trás, de modo que ele precisa bem menos espaço livre. Como uma comparação, o XP consegue ainda rodar bastante bem com 1 GB de espaço livre, especialmente se houver uma quantidade razoável de RAM.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

DouglasCaixeta

Alguém conhece algum bom tutorial para aprender a criar regras no Firestarter?

Não tem como ele bloquear tudo e só deixar trafegar os programas que eu quero, assim como no ZoneAlarm?
The Ubuntu Counter Project - user number #14600

AndyA

Tem sim, não estou no Ubuntu agora, mas sei que há uma opção de deixar todo o tráfego fechado, liberando só as portas que vc especifica (na última aba dele).

VB5

Douglas,

até onde saiba, não é possível liberar  programas na Firestarter como é feito na ZoneAlarm, e sim serviços e portas específicas. Pode parecer mais complicado, mas no fundo é simples, e acho que mais seguro. Você escolhe ( na política de entrada) quais serviços serão permitidos para quais máquinas. Por exemplo, na minha rede de casa, o serviço Samba ( SMB) está liberado para as outras duas máquinas ( que podem ser idenficadas por nome ou IP), já que a impressora está ligada na minha e desejo trocar arquivos com as outras. E sim,  creio que há um tutorial aqui no fórum a respeito.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB