Ubuntu 7.04 não reconheceu a minha RTL8180, que antes era reconhecida no 6.10

Iniciado por obattousai, 23 de Abril de 2007, 10:24

tópico anterior - próximo tópico

obattousai

Formatei meu pc para instalar o novo Ubuntu, mas ele não reconheceu minha placa wireless RTL8180, que antes era reconhecida no 6.10.
O que devo fazer para ele reconhece-lá?

Zeca

Cara, estou com o mesmo problema que você. Utilizo essa placa e antes no 6.06 e 6.10 não havia tido esse problema, porém agora com lançamento do ubuntu 7.04, o mesmo não reconhece de forma alguma. É muito estranho, pois nas versões anteriores o reconhecimento era automático. É complicado isso, pois segundo as notícias essa versão 7.04 daria melhor suporte à placas wirelles, e não reconhe uma placa que antes era reconhecida. Postei o problema no launchpad, porém sem nenhuma resposta até agora.
-------
Um abraço, fico muito agradecido pela ajuda!

Zeca

Pessoa a saída do comando lspci é: 00:0b.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8180L 802.11b MAC (rev 20)

Pelo amor de DEUS, alguém nos ajude. Meu único meio de acesso é por essa placa e gostaria muito de usar a nova versão nova do ubuntu.
-------

Dingo

eu estava achando que era só eu,mas pelo visto o problema é geral! O Ubuntu 7.04 não reconhece minha placa wireless,que é o único meio de acessar a internet!A minha placa é uma planet WL-8303.
A versão anterior(6.10) reconhecia na hora, e pronto era só navegar.Agora,nada!!!!
Caso alguém possa me ajudar,ficarei muito grato.

Zeca

Gente, ninguém sabe como resolver esse problema? Já postei no launchpad, expus p problema no canal IRC da freenode, já tem vários posts aqui no forum e nada??? Será que essa placa é tão ruim assim? Por que o 6.06 e 6.10 reconhecia normal e o 7.04 não?? Que fizeram com o suporte a essa placa?
-------

Alfha

Eu instalei os pacotes ndiswrapper-common_1.38-1ubuntu1_all.deb e ndiswrapper-utils-1.9_1.38-1ubuntu1_i386.deb e segui os procedimentos mostrados em Sistema>Ajuda e Suporte>Conectando à Internet>Placas de Rede Sem Fios. Logo após seguir esses passos a rede sem fio foi reconhecida e consegui acessar a internet.

Luciano88

Digite: irqpoll no script de inicialização,

## ## End Default Options ##

title      Ubuntu, kernel 2.6.20-15-generic
root      (hd1,2)
kernel      /boot/vmlinuz-2.6.20-15-generic r/-/176-2c6e23d798a4 ro quiet splash irqpoll
initrd      /boot/initrd.img-2.6.20-15-generic
quiet
savedefault

Para ver o script Entre no terminal como root.
#gedit /boot/grub/menu.lst

xThiAg0

Eu também tenho esta placa (Realtek RTL8180) e como já citado acima, o Ubuntu detectava automaticamente nas versões 6.06 e 6.10.
Como corrigir este problema?

xThiAg0

Citação de: Alfha online 19 de Maio de 2007, 18:25
Eu instalei os pacotes ndiswrapper-common_1.38-1ubuntu1_all.deb e ndiswrapper-utils-1.9_1.38-1ubuntu1_i386.deb e segui os procedimentos mostrados em Sistema>Ajuda e Suporte>Conectando à Internet>Placas de Rede Sem Fios. Logo após seguir esses passos a rede sem fio foi reconhecida e consegui acessar a internet.

Alfha, como você fez ai?
Tentei seguir o que dizia na Ajuda do Ubuntu, porém não deu certo.
Lá dito que o pacote do ndiswapper vem com o ubuntu, porém aqui não o encontrei (nem no cd, que veio pelo ShipIt).
Veja a imagem a abaixo dos procedimentos que tomei e do erro:

Alguém sabe como resolver este problema?
Existe uma maneira de fazer o download do pacote no Windows(pois no Ubuntu estou sem internet) e instalar no Ubuntu (seja CD, HD ou Disquete) ?

xThiAg0

SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS ENVOLVENDO A RTL8180

Resolvi o problema, tratava-se de um bug não resolvido até este momento relacionado a placa RTL8180, por isto ele foi adicionada a blacklist (lista negra) do Ubuntu 7.04.

Para utilizar a placa basta remover ela da blacklist ou comentar a frente dela (colocar o caractere #).

Faça o seguinte:

Abra o arquivo da blacklist no gedit:
gksu gedit /etc/modprobe.d/blacklist

Encontre onde está escrito isto :
# buggy driver causes kernel BUG on load (Ubuntu: #78255, #88430)

blacklist r818x

blacklist r8187

Agora comente (colocando o caractere # a frente) para que sua placa seja reconhecida no boot. Vai ficar assim:
# buggy driver causes kernel BUG on load (Ubuntu: #78255, #88430)

# blacklist r818x

# blacklist r8187

Salve e reinicie o Ubuntu.

Ao iniciar sua placa já deve ter sido reconhecida, agora basta ir em "Sistema>Administração>Rede" e configurar sua conexão wireless.

Porém vale ressaltar, há um bug quanto ao ESSID da rede wireless, o Ubuntu "some" com a última letra do ESSID.

Para resolver este problema basta colocar um caracter a mais no seu ESSID.

Exemplo:
Se seu ESSID é "CONEXAO", para que funcione você terá que colocar "CONEXAOX" ou "CONEXAO1", pois há um bug onde o "x" ou "1" desaparecerá.

Eu também publiquei a solução no meu blog:
http://www.nerdgames.net/blog/reconhecendo-placa-wireless-com-chipset-rtl8180-da-realtek-no-ubuntu-feisty-faw-704/

Bom pessoal, é isto, espero ter ajudado vocês.

*Descrição do Bug envolvendo RTL8180:
https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/module-init-tools/+bug/88430

Alfha

xThiag0, eu estou testando o Opensuse 10.2 e só hoje acessei o fórum novamente. Fico sastifeito que tenha resolvido o problema. Para aqueles que queiram os pacotes ndiswrapper, o que eu fiz foi copiar o link da mensagem de erro e puxei-os no Windows. Para instalá-los primeiro instale o ndiswrapper-common. Abaixo estão os links:
http://archive.ubuntu.com/ubuntu/pool/main/n/ndiswrapper/ndiswrapper-common_1.38-1ubuntu1_all.deb
http://archive.ubuntu.com/ubuntu/pool/main/n/ndiswrapper/ndiswrapper-utils-1.9_1.38-1ubuntu1_i386.deb