Dicionário do Ubuntu em português

Iniciado por JeffersonX, 07 de Agosto de 2006, 09:48

tópico anterior - próximo tópico

JeffersonX

Eu vi que no Ubuntu vem com um dicionário, mas só tem inglês, espanhol e francês nele. Porém, indo em preferências, ele dá opção de adicionar outros dicionários. Alguém sabe se tem como e como fazer pra colocar português?
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

vitor

Será que alguém conseguiu o que o JerffersonX pediu em todo este tempo?
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

rafasnn

Macbook Pro 2,33 4GB 250GB
iPhone 8GB

tfmoraes

Um jeito seria você criar um servidor dict local. Pra isso, instale o dict:

sudo apt-get install dict

E também o dicionário Inglês para português:
Citarsudo apt-get install dict-freedict-eng-por

Depois inicie o servidor dict:
Citarsudo /etc/init.d/dictd start

Abra o programa dicionário. Vá em preferências, adicione um novo servidor. De um nome, em transporte selecione Servidor de Dicionário, preencha o nome da máquina com 127.0.0.1 e a porta deixe do jeito que está.

vitor

Cara na parte de inicializar o servidor dict, dá erro, como se eu não tivesse instalado, mas instalei..
vitor@ubuntu:~$ sudo /etc/init.d/dictd start
sudo: /etc/init.d/dictd: command not found
vitor@ubuntu:~$ sudo /etc/init.d/dict start
sudo: /etc/init.d/dict: command not found

tfmoraes

lueneberg

ele da erro na conexao.... algo assim,,... ele ta ta acessando 127.0.0.1

algum truque?

segui todos os passos....

vitor

Aqui deu..mas não deu..num sei..hehehe, quando eu coloco uma palavra em inglês ele acha e coloca o resultado em português, mas se eu coloco uma palavra em português não aparece seu significado.., pra isso tenho que instalar algum pacote extra? Fora esses que o tfmoraes disse?

lueneberg

Citação de: vitor online 09 de Abril de 2007, 19:32
Aqui deu..mas não deu..num sei..hehehe, quando eu coloco uma palavra em inglês ele acha e coloca o resultado em português, mas se eu coloco uma palavra em português não aparece seu significado.., pra isso tenho que instalar algum pacote extra? Fora esses que o tfmoraes disse?

hoje ele  achou algo, mais como vitor disse, ele faz a tradução?

se colocara palavra em português ele da erro:

Erro ao consultar a definição

Nenhuma definição encontrada para 'amor'

tfmoraes

Pessoal, se você querem fazer a tradução de pt para en, instalem o dicionário correspondente:
sudo apt-get install dict-freedict-por-eng

Depois reiniciem o servidor dictd:
sudo /etc/init.d/dictd restart

Agora vocês irão conseguir. Eu não sei dizer se existe um dicionário de língua portuguesa.

Legendario

Segui todas as instruções acima e agora, deixe-me ver se eu entendi:

quando eu quiser procurar uma palavra do eng para o port, eu devo ir em preferências e trocar o dicionário padrão para o dicionário criado por mim?

Sim, porque só consigo fazer traduções do inglês para o português e mesmo assim, apenas mudando o dicionário em preferências... Estou certo?

Existe alguma forma de implantar um dicionário português-português, assim como foi feito com o inglês-português?

Abraços,

Legendário

tfmoraes

Sugiro que instalem o stardict. Aqui http://www.guiadohardware.net/dicas/convertendo-bgl-stardict.html tem um tutorial de como usar os dicionários do Babylon no stardict. Pode ser que exista um dicionário de português do babylon.