chown + fat32

Iniciado por makall, 06 de Junho de 2007, 10:20

tópico anterior - próximo tópico

makall

Bom dia,

meu computador está com WinXP e Ubuntu. No WinXp eu uso o Turbo Delphi(FREE) e o MPLAB(IDE para microcontroladores PIC, tbm FREE), já no Ubuntu passo a maior parte do tempo, com ferramentas de edição de imagens e criação de sites.

"Entre eles" eu tenho uma partição fat32 onde deixo meus arquivos, inclusive os e-mails do thunderbird, que compartilho entre os dois sistemas, assim posso ver e mandar e-mails tanto do XP quanto do Ubuntu entre outras coisas.

Acontece que estou tentando fazer o mesmo com um sistema em Delphi que utiliza o Firebird. Instalei o Firebird2.0.1 no Ubuntu testei em arquivos FDB na partição LINUX e está funcionando ok, mas ele não acessa tais arquivos na partição fat32, isso porque o arquivo tem que ter o grupo e usuário como FIREBIRD e ele está como ROOT com escrita e leitura liberados para 'plugdev'.

Ao tentar mudar a propriedade do arquivo com "sudo chown firebird:firebird arquivo.fdb" tive uma mensagem de "Operação não permitida".

Assim gostaria de saber se há alguma forma de mudar a permissão de um arquivo em uma partição fat32.

Obrigado,

Makall.
"Quem é é... quem não é o cabelo voa!"