Shuttleworth e Ubuntu na Revista Época!

Iniciado por CGaldino, 06 de Junho de 2007, 09:25

tópico anterior - próximo tópico

CGaldino

Quem tem acesso a revista época poderá ler no exemplar do dia 4 de junho a matéria A fronteira final?.
Nesta matéria a reporter faz um breve histórico sobre M.  Shuttleworth, da origem da Canonical e do Ubuntu.
Contudo, achei um tanto quanto estranho sua parte final que diz: "... Existem outros obstáculos no caminho do software livre. Um deles é a falta de um responsável pela assistência técnica e pela qualidade do produto.   .. "quando preciso resolver um problema quero falar com uma pessoa não com uma comunidade". Se um usuário ubuntu tem uma dúvida, em vez de ligar para o telefone de uma assistência técnica, ele precisa entrar na internet e recorrer a comunidades de outros usuários. Isso gera insegurança no consumidor, especialmente na áea de tecnologia. Afinal, será que Shuttleworth teria coragem de voar em uma nave construída por uma comunidade de pessoas trabalhando colaborativamente em vários cantos do mundo?"
Fonte: VASCONCELOS, L. A fronteira final.  Época, São Paulo, No. 472, p. 74, 04 de junho 2007.
----------------------------------------------------------------------------------------------------
O interessante é que nunca vi nenhum de meus conhecidos ligar para a M$ para pedir suporte, principalmente porque grande parte usa a edição pirata! Geralmente se chama um técnico para resolver os problemas encontrados, mesmo em versões OEM é isso que acontece! Outra coiasa que acho importante considerar é se o número de S.O. pirata for muito grande esse "suporte" não servirá para muita coisa!

Estou até pensando em mandar um mail pra sessão de carta de leitores!

Se alguem assina essa revista pode-se acessar a matéria pelo atalho: http://revistaepoca.globo.com/EditoraGlobo/Artigo/exibir.ssp?artigoId=77587&secaoId=6010&edicao=472



Abraços
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

RC2006

#1
Caro CGaldino, infelizmente existe um fundo de verdade nesta reportagem.
Acompanhe o drama de quem compra um micro com Linux (Computador para Todos)
e necessita de suporte. Na M$ tem uma central para orientação. Se é pouco usado,
é porque qualquer pessoa entende de windows o que não acontece com o Linux fazendo com que
a necessidade de suporte seja maior neste.
Mas, a finalização da matéria, realmente é estranha!
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

arqueiro

Estranhíssima a finalização da matéria.  Demonstra total falta de compreensão com o software livre e seu alcance.  No mundo futuro o aspecto de colaboração será muito mais relevante do que o de propriedade.  Eu diria até que a visão do repórter é ingênua.
compra por catálogos

http://www.ecatalogos.com.br

agente100gelo

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

CGaldino

#4
Citação de: RC2006 online 06 de Junho de 2007, 09:53
Caro CGaldino, infelizmente existe um fundo de verdade nesta reportagem.
Acompanhe o drama de quem compra um micro com Linux (Computador para Todos)
e necessita de suporte. Na M$ tem uma central para orientação. Se é pouco usado,
é porque qualquer pessoa entende de windows o que não acontece com o Linux fazendo com que
a necessidade de suporte seja maior neste.

RC2006, você de certo modo tem razão, mas vou ilustrar com um exemplo caseiro, meu pai não saca nada de informática de um modo geral, a ponto de abrir o word para tudo o que vai fazer (ex: tentar abrir  arquivos de música! :-\ ). Quando eu era um mero usuário (não que eu seja hoje um expert!), qualquer pane no windows ele chamava um técnico ao invés de ligar para a M$! Mas tudo bem, a falta de centrais de suporte até podem ser vista como uma barreira à popularização do software livre,  mas não creio que isso chegue a gerar insegurança em usuários.

De repente, para os mais capacitados isso é um bom ramo para se investir; uma empresa especializada em suporte técnico de algumas distros Linux! :'( Terceirização de suporte técnico, ai quem sabe essas empresas incluídas no PC para todos não criam juízo e coloquem distros com sobrenome em suas máquinas!

PS: Ao mesmo tempo a matéria funciona como anti-marketing para o software livre!

(Divaguei de mais....)
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Citação de: agente100gelo online 06 de Junho de 2007, 10:20
Eu respondi a matéria no meu blog.
A quem interessar:
http://navegantes.org/index.php?title=como_nao_fazer_uma_materia_de_tecnologia&more=1&c=1&também=1&pb=1
Agente100gelo, você resume com tamanha clareza em seu blog tudo aquilo que eu queria comunicar aqui neste tópico ! Sugiro a todos a leitura do mesmo! Assino em baixo. Vamos mandar um mail pra sessão "Caixa Postal" da revista?

Abraços!
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

arqueiro

Agente100gelo,
é por estas e por outras que temos que ficar espertos com relação a mídia de massa.  Tem muita gente que já prefere os blogs e os canais alternativos para ficar informado.
compra por catálogos

http://www.ecatalogos.com.br

adriano_mao

Quero deixar minha contribuição. Sou usuário iniciante e minha maior dificuldade é justamente conseguir ajuda dentro de uma comunidade e ou fora dela. Muitas pessoas (diga-se de passagem que são pessoas que detêm conhecimento mais profundo em um ou outra distribuição) se fecham e não ajudam em nada. Muitos tratam os iniciantes como eu com certa indiferença. Isso contribui em muito para dizerem não ao Software Livre. As muitas informações e literaturas não respondem algumas peculiaridades dos sistemas e geralmente falta pouca coisa para ser espondido que só quem já passou pode responder. Portanto deixo aqui também meu apelo "Tenham mais paciência com os iniciantes. Vocês um dia já estiveram na mesma situação".

Abraços.

dan_trash

Caro CGaldino vejo que você tem toda a razão. Gostei muito da sua concluzão. Por favor envie uma cara para a revista. Geralmente quem usa Microsoft original são empresas. E geralmente elas não pedem ajuda à MS. REcolhem informações em foruns ou contratam consultores. Faça isso envie a carta. Eu não assino essa revista.

celsofaf

CitarSe um usuário ubuntu tem uma dúvida, em vez de ligar para o telefone de uma assistência técnica, ele precisa entrar na internet e recorrer a comunidades de outros usuários. Isso gera insegurança no consumidor, especialmente na áea de tecnologia.

Pessoalmente, interpreto isso nada mais como o começo de uma mudança na cultura de suporte, ou algo do tipo. Afinal, você não precisa ligar para um número de telefone. Tá bom, talvez seja ponto negativo. Por outro lado, a dedicação das pessoas que freqüentam fórums relacionados a software livre quanto a ajudar outras pessoas costuma ser até mais "profissional" (no sentido de realmente ajudar a resolver problemas) do que uma ajuda de serviço de suporte técnico via telefone. Afinal, quase sempre tem alguém que passou por problema parecido e resolveu, outros valhem-se da experiência e tal.

Sei lá, acho bastante eficiente. Seria até, talvez, interessante que as empresas que realmente precisem de suporte técnico paguem um funcionário para ficar correndo atrás das soluções dos problemas sem precisar pagar talvez até mais caro (não, não faço idéia de valores) para "suporte especializado".

Não sei se consegui falar o que eu queria. Provavelmente, não. Mas queimem-me. Sei que devo ter falado inconsistências; apontem-nas para que eu aprenda com elas. :)
Rio de Janeiro, RJ, Brasil