Linux Para Música

Iniciado por ciperlone, 24 de Outubro de 2006, 16:35

tópico anterior - próximo tópico

ciperlone

Olá! Sou um futuro iniciante do Linux, e estou agora a sacar o Ubuntu para o experimentar ;)
Desde já quero dizer um grande obrigado ao forum, porque já esclareci muuuuitas dúvidas sem ter perguntado nada a ninguém!  ;D

Gostava de esquecer de ver o Windows e mudar para Linux. Conheço Windows, conheço Mac, falta-me agora conhecer Linux. É muito atractivo, mas tem um grande MAS... Será que consigo produzir música como consigo com o Windows?? Isto é, com Windows posso usar o SoundForge para editar o som, Reason 3 para umas tantas coisas, Cubase SX3 para fazer tudo o que é possível dentro do mundo da música electronica, incluindo juntar plugins (VSTs - Virtual Studio Tecnology, este é o formato mais padrão, mas também existem RTAS (para Pro Tools), AudioUnits para Logic, DXi...). Plugins para programas de música são, por exemplo: processadores de efeitos (reverb, delay, chorus...), instrumentos (sintetizadores, caixas de ritmos, samplers...), etc.
(como podem ver, estou dentro do assunto,eheh!)

Consegui encontrar estes dois:
http://www.ardour.org/
http://www.rosegardenmusic.com/

...mas ainda não os experimentei, nem sei se são de distribuição gratuita (nem tudo o que é Linux é gratuito, ou é?).

Resumindo e concluindo: O que é que há para Linux que consiga fazer frente a um Logic Audio 7 ou a Um Cubase 4? Alguém sabe?
Vive dependente, ou faz o teu próprio mundo...

greylica

Tem o audacity, tem o rhytmnbass, Hydrogen ( que é excepcional ) , tem muitos outros, não conheço nenhum proprietário.

ares

alguns desses softwares voce vai poder continuar usando via wine...        mas eu aconselho isso so para emergencias...     
eu tenho um primo (ele continua no windows graças ao adobe premiere e mais alguns programas), mas ele no proprio windows ja trocou o soundforge pelo audacity...      embora ele chingou no primeiro dia bastante a falta de uns recursos, como eu enchi um pouco o saco dele e acabou continuando usando, descobriu como fazia o que ele queria com recursos diferentes e atualmente ja ta usando so audacity em audio...
para capituras, programas oficiais de seu hardware dificilmente funcionarão, mas existe boas gambiarras...

que eu conheço de edição de som no linux é só o audacity mesmo, acredito que não tenha muitos outros...   mas quanto a player eu to muito feliz, tem o xmms que é um winamp melhorado, tem o amarok que é um itunes bunitinho, tem o mplayer que faz tudo que o media player faz, alem do fato que depois que voce seguir o tutorial do topico de multimidia no ubuntu, nunca mais falta um codec no seu PC...

ciperlone

Mas isso são apenas leitores de audio ou editores de ficheiros audio. O que eu procuro é mesmo sequenciadores, programas que rodam a música em tempo real, programas para FAZER música...
Andei a fazer uma pesquiza e encontrei este site, que parece ser muito bom.

http://linuxaudio.org/members  ;)
Vive dependente, ou faz o teu próprio mundo...

Blues

Tem o Ubuntu Studio, que é feito especialmente pra quem mexe com as áreas de vídeo, de áudio ou publicação editorial.

Dá pra instalar apenas uma dessas áreas ou as três  :)
Assinatura removida pela Equipe do Fórum