Erro I/O

Iniciado por miguelrmartins, 28 de Maio de 2007, 12:44

tópico anterior - próximo tópico

miguelrmartins

Olá.
Mais uma vez recorro a vocês para uma ajuda.

Sempre que reinicio ou saio do Ubuntu recebo o(s) seguinte(s) erros:

e não passa desta etapa, tendo de ser desligado o pc.
Ao entrar de novo, não dá qualquer erro e carrega tudo bem.

Obrigado

alexmatos

Tem alguma coisa ligada no PC, tipo um pendrive?

miguelrmartins

Não.
A única coisa usb que tenho ligada é o rato, que funciona bem desde o início.
Acabei de reiniciar e deu o mesmo erro.
Desligo o pc / ligo e está tudo bem (até à próxima vez que reiniciar/desligar).
???

greylica

Acontece que o NTFS3G é um serviço que roda sob as credenciais do usuário ou se você quiser, ele até pode rodar como system ou como root, system é mais indicado. A mensagem se refere ao fato de não conseguir desmontar com o comando Umount um drive que roda sob o NTFS3G, e insere um ponto de montagem de dispositivo sob um serviço que é ao mesmo tempo um driver. ( pelo menos eu tive o mesmo problema ). Tente desmontar o drive NTFS e  deletar o ponto de montagem sob o modo root, ou então veja se não há nenhum outro tipo de montagem "falsa" no NTFS3G para os mesmos dispositivos, isso tambem ocorre quando usamos o NTFS3G, criamos um montão de pontos de montagem para drives diferentes, com blocos lógicos diferentes e quando desconectamos não desmontamos ou não deletamos os pontos de montagem anteriores e ele entende por exemplo sdd2 como sdd1.
    Tente evitar desligar pelo botão de liga/desliga do seu computador para não perder o seu HDD.

miguelrmartins

Obrigado greylica.
Mas como faço isso de desmontar o drive NTFS e  deletar o ponto de montagem sob o modo root?

Obrigado

greylica

Faças um favor se possível, em seu computador, dentro da pasta /etc existe um arquivo fstab, e outro chamado mtab,  copie-os e cole para que eu possa vê-los, acredito que está aí a raiz do problema é é o local onde podemos examinar melhor isso, caso contrário, pode ser realmente um problema de I/O caso sua HDD esteja ruim (Bad Block) ou o cabo (má configuração), eu analisei novamente sua tela e percebi que o problema vem desde que o sistema tenta desmontar o sistema de arquivos do root.

fstab- são as tebelas de sistema de arquivos
mtab - são os pontos de montagem relacionados aos dispositivos.

Se houver algum problema, é por aí que poderemos resolver..
Abraço.

miguelrmartins

fstab

# /etc/fstab: static file system information.
#
#  -- This file has been automaticly generated by ntfs-config --
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>

proc /proc proc defaults 0 0
/dev/loop7 / ext3 defaults 0 1
/dev/loop6 /home ext3 defaults 0 2
/dev/loop5 none swap sw 0 0
/dev/loop4 /media/extra auto defaults 0 0
/dev/sda5 /media/Mikeada2 ntfs-3g defaults,locale=pt_PT.UTF-8 0 0
/dev/sda1 /media/Mikeada1 ntfs-3g defaults,locale=pt_PT.UTF-8 0 0

mtab

/dev/loop7 / ext3 rw 0 0
proc /proc proc rw,noexec,nosuid,nodev 0 0
/sys /sys sysfs rw,noexec,nosuid,nodev 0 0
varrun /var/run tmpfs rw,noexec,nosuid,nodev,mode=0755 0 0
varlock /var/lock tmpfs rw,noexec,nosuid,nodev,mode=1777 0 0
procbususb /proc/bus/usb usbfs rw 0 0
udev /dev tmpfs rw,mode=0755 0 0
devshm /dev/shm tmpfs rw 0 0
devpts /dev/pts devpts rw,gid=5,mode=620 0 0
lrm /lib/modules/2.6.20-16-generic/volatile tmpfs rw 0 0
/dev/loop6 /home ext3 rw 0 0
/dev/sda5 /media/Mikeada2 fuseblk rw,nosuid,nodev,noatime,allow_other,blksize=4096 0 0
/dev/sda1 /media/Mikeada1 fuseblk rw,nosuid,nodev,noatime,allow_other,blksize=4096 0 0
binfmt_misc /proc/sys/fs/binfmt_misc binfmt_misc rw 0 0

Obrigado
Abraço

greylica

A HDD que você está usando para o Linux está com blocos defeituosos, com a memória cache estragada e não pode operar em Modo Ultra DMA, o cabo IDE deve ser trocado ou sua controladora está com problema de fluxo de cache ou memória, tente passar um memtest também.

Pelo Visto, como o endereço do bloco não se situa no mesmo plano, eu diria que o problema é de cache de HDD, cabo ou controladora IDE,
Primeira coisa é trocar o cabo e ver se não está usando um cabo de 40 Vias em máquinas que devem operar com cabo de 80 Vias ( cabo com terminador ), depois desligar na sua Bios o modo Ultra DMA ou diminuir ele de 5 para 4 ou de 4 para 3, e terceira opção é verificar por erros no disco rígido.

Se você instalou o Linux em uma HDD mais velha para testar e ver se é bom, a HDD velha está detonada.

Abraços.

miguelrmartins

Tentei correr o memtest mas diz que não está instalado;
Tenho o Ubuntu instalado numa partição do disco:

e o que falas em relação aos cabos, não sei como se verifica isso num laptop.

Não sei que fazer.
Obrigado
Abraço