Maldita ATI, maldita Nvidia, péssima instalação de drivers.

Iniciado por greylica, 23 de Maio de 2007, 01:33

tópico anterior - próximo tópico

greylica

Dessa vez eu realmente perdi a paciência por completo, o Kubuntu 7.04 não deu nenhum problema com os drivers sem aceleração da Nvidia e da ATI, mas quando fui instalar a porcaria da aceleração provida pelos drivers desses fabricantes em duas máquinas, o inferno se tornou real. Para iniciar as duas porcarias não funcionam de fábrica, ou seja, não tem nenhum botão para simplesmente clicar e usar como tem no Windows, e é por completa preguiça da ATI e Nvídia, que são completamente incompetentes, já que a comunidade de software livre já ofereceu a mão, o pé e o braço para ajudar a acabar com essa porcaria desse sofrimento para instalação dos drivers. Quando não é a instalação que está dando problemas, é o suporte a múltiplos monitores, e pior, a arrogância deles em pensar que estão resolvendo os problemas está dando cada vez mais espaço para a Intel, que ao que me parece já tem placas de vídeo com OpenGL 2.0 e drivers livres, que somente com um clique se instalam e funcionam, com um ou mais monitores e o painel é embutido junto com o software.
  Eu ainda me lembro da versão 6.06 do Kubuntu, onde a instalação era totalmente automatizada e a aceleração de hardware era moleza, mas, de lá pra cá, esses dois fabricantes foram colocando barreiras e projetos nojentos para enrolar quem usa Linux.
   Nós não usamos Linux por falta de dinheiro, seus sem vergonhas, nós usamos Linux por que funciona e não dá pau, mas vocês querem causar os problemas para os Linuxers comprarem Windows e financiar vocês com subsídios nojentos não é ?
  Mesmo asism eu não vou ficar comprando Windows para a Microsoft financiar sujeirada pelas costas, o que eu quero saber é quando acaba a atuação sem vergonha de vocês duas...
  OU...
  Por pior que pareça, mudo pra Intel e fim de assunto.

Akuhn

INTEL=NVIDIA
AMD=ATI

Pelo que sei a MS tem parceria com as duas, mas indo ao que interessa, qual o modelo da sua placa?

Eu instalei várias placas da nvidia e da ATI, tanto modelos antigos como placas novas e a grande maioria delas funcionou sem problemas no Ubuntu 6.06 e no 7.04 a instalação foi incrivelmente fácil.

Concordo plenamente com você que as fabricantes não facilitam, mas isso já foi bem pior, havia uma época que nem drivers com aceleração nós era disponibilizados.

Quem sabe a medida que aumentar a fatia de mercado dos Linux Users eles acordem, isso se a Intel já não tiver soberana.
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

greylica

O modelo da minha placa é a 6800DDL, com os 16 pipes de OpenGl habilitados via hardware ( hardmodded quadro 4000). No 6.06 e no 6.10 os drivers são simplérrimos de instalar, inclusive o suporte a dois monitores é simples também, agora no 7.04, mudou coisas demais, e todas as vezes que coloco as informações para habilitar o segundo monitor, ele bixa inteiro e eu tenho que ficar matando o KDM no Init  paar reinicializar o driver pelo xorg anterior e fazer outra tentativa, fora o que, nenhum script de auto instalação funcionou e eu tive de recorrer á compilação pelo bash. Eu lembro muito bem que quando era a 5.10, bastava dar dois cliques e já tinha até um daemon em modo gráfico para instalar e configurar os drivers pela interface do Ubuntu. Mas a porcaria da Nvidia mudou alguma coisa que impediu os programadores de fazer essa coisa simples e que salvou a pele de muitos usuários. Até confesso que mudei do Mandriva para o Ubuntu por causa disso, mas ainda assim, eu só preciso de algo que funcione.
O meu ciclo de trabalho usa bastante 7-zip, blender, inkscape, gimp, krdc, oppen ofice, firefox, gaim, k3b, evolution, qcad ( pouca coisa), kpaint, evince, wine com ultravnc, smb, nmb, superkaramba, vlc, ktorrent, e mais alguns outros, eu migrei toda a minha linha de trabalho para o Linux, e somente compro hardware compatível, e não uso linux por motivo de falta de dinheiro para tentar economizar no hardware, uso linux por questões de ter o prazer de afirmar que, em mais de dois anos, só parei as  máquinas para trocar de S.O. ou fazer manutenção preventiva. Ele é o S.O. que mais me ajudou a trabalhar confiavelmente.
  O problema, é que eu dependo demais de aceleração gráfica por que meu trabalho é guiado para o Blender 3D, e não posso abrir mão. O que eu estou vendo é um completo relaxo da Nvídia e ATI que prometem releases de Open Drivers mas é só falácia pra ver se alguém compra mais por causa dos hoax que eles lançam, e nada de promessas cumpridas, se eles não querem os linuxers, então que declarem de uma vez por todas e deixem que alguma empresa faça hardware exclusivo, agora, saber que tem a ponta do momento e usar isso para ficar brincando com as pessoas, isso é inaceitável.
  A última da ATI  é declarar que vai liberar finalmente os drivers, mas não deu data nem nada, aí a Nvidia reage e diz que vai criar um instalador, e a patifaria continua.
   A Intel não tem a placa gráfica mais rápida do mercado para OpenGl ou para DirectX, mas pelo menos tem uma coisa simples: com dois cliques funciona, e, se o benchmark deles em openGl marcar 1800 pontos no Blender, já dá pra começar a brincar com 100.000 vértices. Claro que a Nvidia marca 8.000 ou 10.000, a 8800 marca 16.000 ou 18.000, mas que é que adianta se os drivers são um martírio para instalar ?
    Eu estou aguardando que os patifes que estão segurando os drivers livres sejam demitidos até que enfim, por que só assim poderemos respeitar a palavra de uma ou outra empresa. Enquanto isso, a Intel pode até montar uma fábrica de VGA, se tiver drivers simples pra Linux, eu compro.

galactus

greylica o problema não seria apenas os Drivers da ATI ou Nvidia, mas também o Xorg 7.2 não?

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

greylica

Citação de: galactus online 23 de Maio de 2007, 08:34
greylica o problema não seria apenas os Drivers da ATI ou Nvidia, mas também o Xorg 7.2 não?

Na realidade o que acontece claramente é que, dois cegos não encontram o caminho de casa quando estão perdidos. Alguém tem de saber a diferença entre a luz e a escuridão.
    Se a Nvidia muda os drivers e a instalação muda, e se funcionalidades providas tem peculiaridades não bem informadas aos desenvolvedores do Xorg, como é que o Xorg vai se integrar direito com o driver da Nvidia ?
    Tem muita coisa que deveria estar avançada para o Linux como os jogos, mas como os drivers são fechados,   a estagnação está para a versão OpenGL 1.4 assim como a ignorância das possibilidades da parte dos fornecedores de hardware. Observe bem , pouca coisa é desenvolvida em Linux com OpenGl 2.0 simplesmente por que as funcionalidades e suas relações específicas não foram passados para as engines dos games no Linux.     
   É óbvio que quem tem esse acesso com o Windows consegue programar para Linux ( Vide Unreal ) e obtém essa vantagem competitiva, mas isso só acontece por que além das instruções, são passadas também as peculiaridades de se trabalhar com um ou outro driver e a configuração do mesmo.
   É terrível que os dois maiores fabricantes ainda pensem em 30 milhões de consumidores como se não fizesse a menor diferença. Digo isso por que somos 30 milhões de Linuxers ao redor do planeta.
   E tem mais ainda, como é que se vai fazer testes de segurança para assegurar que o driver deles não tem vulnerabilidades específicas, será que a Microsoft não se gaba disso afirmando que existe alguma coisa ainda que não foi tapada e que só eles sabem ?
   Pior, tem um monte de coisas que não pode fazer, composição com GLX não funciona, mas por que ?
  R: Porque funções de composição que deveriam ser feitas no hardware são feitas no software e se tentar integrar tudo, o X quebra, mas todos estão ás cegas por que a porcaria ainda é proprietária e fechada, não pode ser auditada nem testada.
   Uma distribuição não pode por exemplo se fixar por anos á fio com suporte para certos tipos de placas de vídeo a nível de software por que não pode garantir nada, e uma empresa acaba não comprando o serviço dessa empresa de Linux por que não pode ter nenhuma garantia.
Sei, você pode até dizer que o Linux não oferece garantias, mas alguém, tem de manter softwares para que as empresas trabalhem, ou seja, para a Oracle funcionar com determinado Linux, deve ter consolidação para prestar um bom suporte, e a nível de placas de vídeo, isso não existye por causa das duas belezinhas, ATI e Nvidia, que estão com o reina barriga enquanto a Intel corre por fora e vai ganhando experiência para detonar as duas. Pois eu quero que detone mesmo, elas merecem, por que pelo software em si, não há como fazer a engenharia reversa dos algoritmos de renderização. Isso é óbvio por que as placas usam comandos parecidos, mas o resultado do hardware é um pouco diferente, mas quem se importa com isso, se precisamos na verdade que as placas simplesmente mostrem as coisas ?
    Renderizadores padrão ( não de tempo real ) mostram claramente que os algoritmos precisam ser perfeitos ( No Blender você pode escolher qualquer máquina para renderizar que o resultado será sempre o mesmo, por que o software é o mesmo ), mas no caso de placas de vídeo e se tratando de Real Time Rendering, quem vai se importar se a gama do pixel Z288 desviou 0.02 do valor RGB passando a 30 FPS no joguinho ?
    Então, não tem desculpas mais pra Nvidia e ATI acordarem pra vida e liberarem logo os drivers para  a responsabilidade das distribuições pela integração com o X.

tfmoraes