Zip drive iomega porta paralela

Iniciado por Akuhn, 11 de Janeiro de 2007, 17:14

tópico anterior - próximo tópico

Akuhn

Olá, tenho um zip drive externo ligado a porta paralela. Já li alguns dos posts daqui do fórum, e não encontrei a solução para meu problema, talvez seja só algum detalhe de configuração.
PS: Estou usando o Ubuntu 6.06 TLS (Dapper).

Não consigo ejetar (desmontar) o disco zip, quando vou tentar fazê-lo pelo ícone que aparece no Desktop eu recebo a seguinte mensagem:

Não foi possível ejetar a mídia
umount: somente root pode desmontar /dev/sda4 de /media/zip
eject: desmonte de `/media/zip' falhou

Se eu for para o terminal e dar um:
Citarsudo umount /media/zip

Daí ele desmonta e ejeta o disco zip normalmente.

Segue a linha que adicionei no fstab:
Citar/dev/sda4       /media/zip     vfat defaults,iocharset=utf8,umask=007,gid=46 01

A linha que adicionei no /etc/modules:
Citarppa

Também instalei um pacote chamado jazip:
Citarsudo aptitude install jazip

Eu não entendo ainda muito bem como funciona, mas não teria que integrar alguma coisa com o gnome, ou hal ou pmount?

Se alguém tiver alguma dica, porque fica meio chato ter que ejetar o disco toda vez pelo terminal.

Desde já grato por toda ajuda e colaboração, colegas.

[ ]'s.
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

Asterion

Não sei se ainda lhe interessa a resposta, Akuhn, mas tenta adicionar esse código:

/dev/sda4       /media/zip     vfat defaults,iocharset=utf8,users,umask=007,gid=46 01

E vê se funciona. O mesmo acontecia comigo quando tentava ejetar meu CD. Como o dispositivo era montado na inicialização, o unmount só era permitido ao usuário que o tivesse montado, no caso, o root. Com o users, ele permite que qualquer usuário desmonte o dispostivo. Apenas acrescentei o "S" ao meu user e funcionou perfeitamente.

Espero que funcione contigo e com todos que têm o mesmo problema: Somente root pode desmontar /dev/dispositivo
Tire seu sorriso do caminho que eu quero passar com a minha dor.

Reinventando Santa María

Akuhn

Citação de: Asterion online 16 de Maio de 2007, 23:04
Não sei se ainda lhe interessa a resposta, Akuhn, mas tenta adicionar esse código:

/dev/sda4       /media/zip     vfat defaults,iocharset=utf8,users,umask=007,gid=46 01

E vê se funciona. O mesmo acontecia comigo quando tentava ejetar meu CD. Como o dispositivo era montado na inicialização, o unmount só era permitido ao usuário que o tivesse montado, no caso, o root. Com o users, ele permite que qualquer usuário desmonte o dispostivo. Apenas acrescentei o "S" ao meu user e funcionou perfeitamente.

Espero que funcione contigo e com todos que têm o mesmo problema: Somente root pode desmontar /dev/dispositivo

Obrigado, vou testar a dica, o zip está na minha máquina do trabalho, amanhã eu posto o resultado.
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689