Vunerabilidade muito grave e simples. ( Resolvido )

Iniciado por cadiles, 13 de Maio de 2007, 13:36

tópico anterior - próximo tópico

cadiles

Olá pessoal. Li um artigo no http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=6275&pagina=1 e vi que existe uma vunerabilidade ridícula em muitas distribuições Linux. Duvidando da veracidade do artigo resolvi executar o comando :(){ :|:& };:  como um usuário comun em meu Ubuntu 7.04. E não é que esse "comandinho" travou meu sistema. Pois aí então fui aplicar a solução para o problema, resultado, a solução apontada no artigo não funcionou, pelo menos para min.

Gostaria que mais de vocês pudessem relatar a experiência de testar o BUG e a solução deste problema.
E se alguém conseguir resolver esse erro nos conte como conseguiu.

Muito Obrigado

Cláudio Novais

eu diria que isto não é um bug. eu diria que isto é como se alguem pegasse no carro, e acelerasse ao maximo com ele desengatado, como é obvio, ele estourava, e isso não um bug do carro....

cadiles

Esse problema que citou do carro, também considero um BUG do carro. Pois deveria haver meios de que em vez de estourar ele desligasse. Mas como isso não é um fórum de carro e não perguntei sobre conceito de palavras, gostaria que repondessem algo que enrriqueça nosso conhecimento sobre a questão. O problema do travamento. Obrigado

tenchi

Ao que parece, isto é um problema na arquitetura dos SOs.
Não acontece somente no Linux. Mas em todos os SOs (alguém aí já testou no OSX?).
Também não tem relação com  o bash e o pam, com diz no artigo que vc leu (participei da discussão).
O comando (na verdade uma função, que tem a seguinte cara:

function bomba()
{
bomba | bomba
}
bomba

) funciona em todos os interpretadores de comando. Testei no bash, csh, zsh, ash, ksh. Todos travaram.

O melhor jeito é limitar o número de processos de cada usuário.
--

"Quem pensa por si mesmo é livre
E ser livre é coisa muito séria"

Legião Urbana

tenchi

vish, travou antes de eu terminar.... só deu tempo de apertar o botão.

Então, num dos comentários, é citado um comando que limita os processos do usuário. Teste aí e veja se funciona.
--

"Quem pensa por si mesmo é livre
E ser livre é coisa muito séria"

Legião Urbana

cadiles

Bom pessoal eu testei a solução porém o sistema ainda continuou travando...   :o :o :o :-[ :-[

protetor

para resolver edite o "/etc/pam.d/login"

e procure pela linha:

session    required   pam_limits.so

se ela estiver comentada descomente-a

depois edite o "/etc/security/limits.conf"
e adicione a seguinte linha ao final do arquivo, antes da linha "# End of file":

*                hard    nproc           100

na dica do site o problema continuava porque o autor esqueceu de colocar esse "*" no começo da linha

JotaEle

Trouxeram à vida este tema novamente. Há alguns meses esse tema foi tratado e foi visto que esse problema afeta vários SOs, inclusive o Windows. Pedi para um colega meu pra executar um arquivo Batch no Windows 2000 e o mesmo travou, de modo que ele ficou surpreso. Após isso expliquei pra ele o princípio do fork bomb. Um artigo mais detalhado pode ser encontrado em http://en.wikipedia.org/wiki/Fork_bomb .

Saudações!
AMD Sempron(TM) 2200+, placa-mãe ASUS A7V8X-X ACPI BIOS Revision 1013, memória RAM DDR 512 MB,  HD SAMSUNG SP0802N 80GB particionado com LVM, gravador de DVD LG HL-DT-ST DVDRAM GSA-4167B, placa de vídeo NVidia FX6200 128MB, impressora jato de tinta Epson C65 e webcam A4Tech PK635.
Ubuntu 6.06

cadiles

Citação de: protetor online 19 de Maio de 2007, 22:28
para resolver edite o "/etc/pam.d/login"

e procure pela linha:

session    required   pam_limits.so

se ela estiver comentada descomente-a

depois edite o "/etc/security/limits.conf"
e adicione a seguinte linha ao final do arquivo, antes da linha "# End of file":

*                hard    nproc           100

na dica do site o problema continuava porque o autor esqueceu de colocar esse "*" no começo da linha
É isso aí amigo. Agora funcionou. Obrigado.