Qual usar? Ubuntu x86 ou x64 ou server?

Iniciado por angourakis, 18 de Maio de 2007, 18:57

tópico anterior - próximo tópico

angourakis

Olá gente, tudo bom?

Estou querendo expandir meus serviços na minha área, de técnico de PC =P
Um diferencial seria poder ajudar em Linux, dar um suporte pras pessoas em Linux por exemplo, mas quero também aprender, me desenvolver no mundo Free/Open Source

Estou querendo instalar aqui em meu PC o Ubuntu, que será meu sistema base de aprendizado mas agora cai nestas dúvidas
Já usei aqui a versão 6.10, inclusive tenho os CDs e gostaria de usar a versão 7.04 mas não sei qual usar, se uso a versão de 32 bits ou 64 bits.

É aquela velha coisa que a gente pega do Windows.... fico com medo do x64 ter poucos drivers ou ter uma compatibilidade "limitada", mas gostaria de aproveitar todo meu processador, já que ele oferece a possibilidade 64 bits né =P

Ai vem outra questão... sobre o Ubuntu Server....
Todos sabem aqui, que versões voltadas para empresas ou para servidores do Windows são melhores do que voltadas para ambiente doméstico, caso do Windows NT/2000 sobre o 98/ME e o XP Pro que oferece algumas ferramentas mais de gerenciamento do que o XP Home (me desculpem falar de Windows, mas apenas quiz ilustrar minha dúvida =P)
A questão é que me falaram que o Ubuntu Server é linha de comando.... então seria só aquela tela preta sem interface gráfica? Mesmo dando "startx" não tem mesmo?

Qual seriam as diferenças e prós e contras do x86 sobre x64 e de ambos sobre Ubuntu Server?

Por fim, preciso por questões de irmãos chatos e pentelhos, manter o Windows aqui. Há a possibilidade de reinstalar o mesmo sem danificar o Ubuntu nem o Grub?

Desculpem o tanto de perguntas, mas é que estou empenhado em estudar e divulgar :D

Abraçosssss

VB5

#1
Bem-vindo, Angourakis!

Olhe, sou também principiante, então só vou levantar a bola... 

Bom, uso o Edgy, e estou muito satisfeito. Meu processador é AMD 64 bits ( Semprom 2600+) por isso inicialmente instalei a versão x64 do Ubuntu 6.06. Semanas depois, desisti: o problema não é com ela em si, que é até muito rápida, é a falta de drivers e semelhantes: Flash, Java, nada roda direito. Como  o Vista é o primeiro Windows 64 bits ( ou dizem...) e ainda não pegou, ninguém se interessou por lançar esses aplicativos e drivers. Instalei então a versão x86 do Edgy, e pronto: nenhum problema mais... não senti perda de rendimento em aplicações normais e tudo passou a funcionar perfeitamente. Também lamento não poder usar toda a capacidade do processador, mas por enquanto é o jeito.
Quanto à versão Server, não a testei. Concordo que ( no caso do Windows) geralmente são mais completas e seguras, mas são dedicadas; em casa, não tenho necessidade de dispor de servidor de HTTP, FTP ou correio. No Linux, a segurança sempre foi o ponto principal - já não preciso de antivírus, antispyware ou editores de registro, basta a firewall. Quanto a controlar usuários rebeldes... bem, só 'root' instala coisas ou modifica o sistema, então é perfeito.
Sobre a instalação, comece com o Windows e depois instale o Ubuntu para criar o Grub. Se já tem o Ubuntu instalado e não quer mexer, é mais complicado, pois a instalação do Windows vai ferrar o Grub, mas há vários tópicos aqui sobre como consertá-lo: faça uma busca por "recuperar Grub" e  vai resolver.
Bom, por agora chega... boa sorte, e qualque coisa que não encontrar, poste aqui!

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

angourakis

#2
Opa, brigado pela resposta VB5

Meu processador é um P4 517 HT, e estranho que quando usei, não senti muito a falta de drivers, mas é porque não sei usar direito ainda ehehe.
Na épova rodei a 6.04 x64 também ehehee

Sobre o Janelinhas.... XP é primeiro 64 bits, seguido de 2003 e Vista mas não gosto, prefiro os 32.

A segurança do Linux é indiscutível. Ele trabalha através de sistemas de permissões, então é realmente muito legal.

Quanto a controlar usuários rebeldes, hehhe eu sei mas não sei se tudo que meu irmão joga, dá pra emular com o Wine e como ficaria, ai é complicado
Mas bom saber que tem como recuperar o Grup...

Vou mesmo por a versão 7.04 x86 ou 32 bits ehehhe e vou usá-la
Uma pena que não poder usar o Beryl, acho show os efeitos, mas minha placa não dá suporte

Enfim

Abraços e vlwzão pela resposta