iPod Vídeo (5G) no Ubuntu Edgy Eft?

Iniciado por marcoscm, 14 de Janeiro de 2007, 22:12

tópico anterior - próximo tópico

marcoscm

Boa noite a todos!

Tenho um iPod 5G (vídeo) de 60Gb e sempre fiz todas minhas operações normais pelo Windows (com o iTunes é bico). Quando comecei a usar o Dapper Drake (6.06) no trabalho, me empolguei com a distro - já faziam uns 3 anos que não usava Linux efetivamente, em casa - e resolvi instalar o Edgy Eft no meu micro, esperando que o suporte para o iPod fosse, ao menos, satisfatório, como já havia pesquisado na Internet (até há um tutorial sobre conversão de vídeos para o iPod no Linux). Ledo engano!

Parece que qualquer distro Linux (das que testei: Mandriva, openSuSE 10.1 e 10.2) é feita para o iPod Nano ou iPod 4G, já que vídeo nem pensar!

Não há cristo (subentenda aplicativo) que leia meus vídeos feitos pelo próprio iTunes (gtkpod-aac é um deles) de forma decente e coloque-os no iPod. É praticamente impossível, ao que parece. Criar vídeos então, pode esquecer... Só a MUITO custo, e ainda assim compilando o ffmpeg novamente, como mostra o tutorial (não curto ficar compilando as coisas, pois sempre fica um lixo ou outro e desinstalar é um INFERNO). Com o pacote ffmpeg disponível nos repositórios não há possibilidade de usar o H264 + AAC codec (padrão para o iPod).

Não há o quê reclamar do Ubuntu: estável, rápido, faz tudo com a maior leveza possível e da forma mais simples (3 vivas ao apt-get!). Mas para quem tem iPod vídeo, Linux é o INFERNO na Terra. Um outro detalhe é com o Motorola V3, mas isso já foge do escopo do post (o moto4lin não funciona adequadamente). Estou vendo que, mesmo funcionando perfeitamente na minha máquina, precisarei voltar para o Windows, já que o suporte para vídeos no iPod ainda é parco e pouco desenvolvido. Sorte de quem tem um Nano.

Minha pergunta é: alguém tem iPod vídeo (seja de 30, 60 ou 80Gb) e consegue operá-lo normalmente no Ubuntu? Se não for em Ubuntu, qual distro costuma usar?

carlosfrancoba

Eu não possuo Ipod
mas sei da existência de um programa chamado YamiPod 1.0.1
(página do desenvolvedor aqui)
Não sei se tem a finalidade que você deseja, mas tente usá-lo.

Download da Última Versão desse programa clicando aqui.

arlei

marcoscm,

na questão do iPod não poderei lhe ajudar pois não tenho esse tipo de player, mais li que esta com problema tbem com o moto4lin. Eu tinha um V3 e hoje tenho um K1, e tanto acessava como continuo acessando este fone com o moto4lin sem nenhum problema.
Qual dificuldade vc esta tendo, talvez possa ajuda-lo.

T+
Arlei

marcoscm

Carlos, obrigado pelo Link. Realmente havia me esquecido do Yamipod. Estou para fazer o download em casa, mas vivo me esquecendo (de ir até a máquina ou de chegar ao link). Hoje prometo que farei o download e reportarei no post.

Arlei, obrigado pela resposta. Quanto ao moto4lin, o meu maior problema (e pelo qual sempre fui aficcionado pelo programa MPT) é que faço backup de todos meus SMSs. Sei que o Moto4lin não possui esse recurso (se possui, não o encontrei). O que sei é que ele age como se fosse uma P2K Application (falando em modo windows, me desculpem por isso - é o hábito). Infelizmente, por alguma maluquice que não sei dizer qual é, a cada momento em que conecto a USB na máquina o celular assume uma configuração de device. Hora funciona em 4902, hora funciona em 4901, e muitas das vezes simplesmente não funciona. Tenho de conectar e desconectar inúmeras vezes, até conseguir estabelecer conexão.

Encontrei o Wammu, que parece ser ótimo, mas infelizmente não lê exatamente o que eu preciso (ando com um azar danado, vou lhes contar!), que são os SMSs. Já desisti da idéia de fazer ambos os dispositivos funcionarem, e estou totalmente propenso a manter um Dual Boot. Não quero deixar o Linux de lado, porque me habituei rápido de volta a ele, mas não posso (infelizmente) deixar a opção do Windows para lá... :(

vitor

Pessoal esse moto4lin, serve para que modelos da motorola?
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

marcoscm

Vitor, segue uma lista completa dos modelos suportados pelo programa.

carlosfrancoba: instalei o Yamipod e, confesso ser a melhor interface que já usei para acesso ao iPod (comparando com gtkpod-aac que destina-se unicamente a isso). Mas continuo com o problema da não distinção dos vídeos; para qualquer programa, os vídeos são puramente arquivos de áudio. :(

mrbin

Eu venho tendo o mesmo problema.
Até consigo colocar videos no iPod em formato mp4. Mas quem disse que eu consigo converter os meus atuais wmv ou avi pra mp4?
E eu não consegui compilar o ffmpeg. Que inferno, realmente!
Ubuntu user nº 4141
Since 2004